14 histórias de quem resolveu mudar de vida depois dos 30 anos

"Até os 29 anos era empregada doméstica, hoje, aos 35, estou no último semestre do mestrado em História".

Depois que publicamos o post "10 histórias inspiradoras de quem mudou de vida aos 30 anos", recebemos muitos comentários de pessoas que mudaram os rumos de suas vidas depois dos 30 anos e resolvemos contar novas experiências para inspirar ainda mais gente. Alguns textos foram editados por questão de tamanho e/ou clareza.

1. Ester mudou completamente de vida aos 38 anos.

Maxsattana / Getty Images

"Larguei do marido, abandonei a vida de simples dona de casa e mãe de quatro filhos e fui ser web designer e editora de conteúdo. Mudei de cidade e de vida com 38 anos e estou muito feliz com tudo isso", Ester Kogler.

Publicidade

2. Marcella deixou a profissão do jeito que queria.

Phototechno / Getty Images

"Não abandonei por completo a minha profissão, mas deixei do jeito que eu queria, com a minha cara, de um jeito que quase ninguém faz. Eu era veterinária e fazia somente clínica médica. Hoje também sou terapeuta holística e juntei com a função de veterinária. Abandonei meu antigo emprego por não me encaixar nesse padrão, criei a minha marca, faço meus horários e trabalho como eu quero", Marcella Vianna.

3. Jonas terminou o ensino fundamental aos 29 anos e virou professor de geografia aos 37.

Chaliya / Getty Images

"Eu terminei meu ensino fundamental aos 29, o médio aos 30 e aos 31 passei para universidade pública do outro lado do país. De Rondônia pra o Rio de Janeiro. Não conhecia ninguém, tranquei a faculdade várias vezes porque trabalhava de garçom à noite. Com 37 me formei como professor de geografia, passei em 3 concursos e estou de mudança para o interior de Minas, onde farei meu mestrado na universidade pública de novo. Já estou pensando no doutorado aos 40", Jonas Filho.

Publicidade

4. Camila recuperou o brilho no olhar aos 31 anos.

Boonyachoat / Getty Images

"Aos 31 anos resolvi me divorciar e mudar de país completamente sozinha. Foi um medo sem explicação, mas agora, quase um ano depois, minha vida tem um novo sentido. Vou começar a estudar (fazer uma pós), tenho um novo relacionamento que me faz superbem, estou fazendo novas amizades, e O MELHOR DE TUDO, recuperei o brilho no olhar!", Camila Franco.

5. Debora largou a empresa da família para fazer Letras.

Z_wei / Getty Images

"Formada em publicidade há 10 anos e trabalhando na empresa da família há 9, me sentia parada, sem perspectivas de nada. Com 31 anos e um filho pequeno de 2, resolvi voltar pra facul pro curso da minha vida: Letras. Hoje, às vésperas de me formar, faço iniciação-científica, residência pedagógica, estudo com muita alegria e certa de que meu caminho é esse. Todos reparam como eu encho a boca pra falar do meu curso e desta carreira que amo de paixão!", Debora Thais.

Publicidade

6. Com ajuda da família, o pai da Verena se tornou juiz aos 35 anos.

Francescoch / Getty Images

"Meu pai com 35 anos, já casado e com três filhos, terminou a faculdade de Direito (depois de ter começado uns seis cursos diferentes e largado, todos em faculdade pública), passou no concurso público e hoje é juiz no estado do Amapá! Meu orgulho 💖 Minha mãe vendia lanche em uma academia pra ajudar na renda de casa até conseguir um emprego. Quando eu passo por momentos difíceis na minha vida, lembro da história deles e agradeço muito a Deus por ter nascido em uma família tão abençoada e guerreira 😍", Verena Funfas.

7. Carol tinha quase 30 anos quando realizou o sonho de ter uma marca.

Joztar / Getty Images

"Comecei minha marca em 2014 com 300 reais, tinha 27 anos na época, hoje tenho 31. Meu sonho sempre foi fazer Moda, mas nunca tive condições de pagar o curso. Até que um dia, fuçando o site de uma universidade, vi que teria uma prova para conseguir bolsas, me inscrevi, fiz a prova, passei em 1° lugar e consegui uma bolsa integral. Hoje, me sinto realizada, apesar da luta que é ser empreendedora. Após os 30, percebi uma clara mudança em algumas opiniões e visões sobre meu negócio. Vejo que se tivesse feito o curso antes, não teria a mesma maturidade que tenho agora. Acredito que a partir de agora as coisas só melhorem. Ah! Com 31 ainda não casei, não tenho filhos, moro com os pais e não vejo problema nisso, td acontece no tempo certo. :)", Carol Skripes.

Publicidade

8. Marco Antonio deixou emprego no banco para ser publicitário aos 30 anos.

Qvasimodo / Getty Images

"Com 30 anos eu trabalhava na Bradesco, tinha um salário bem maneiro para a época, todos os benefícios possíveis e não era feliz. Larguei tudo, fiquei desempregado um ano e pouco e mudei para publicidade. Meu primeiro emprego nessa fase nova foi ganhando 400 reais e fui subindo de pouquinho em pouquinho (400 - 1.000 - 1.500) e hoje, seis anos depois, voltei a me estabelecer com salário e carreira. MELHOR COISA QUE FIZ NA VIDA", Marco Antonio Bonatto.

9. Com 31 anos, Thais deixou uma carreira como sargento para trabalhar em supermercado.

Phototechno / Getty Images

"Aos 31 larguei minha carreira na FAB (Força Aérea Brasileira) depois de nove anos como sargento. No mesmo ano, terminei meu relacionamento de quase uma década. Larguei tudo e vim morar em Melbourne (Austrália) em 2015. Hoje, aos 34, sou gerente de uma rede de supermercados daqui. Não sinto que construí solidez ainda, quero mudar de ramo e estabelecer uma carreira aqui. Mas com toda a certeza desse planeta penso que não poderia ter feito escolha melhor 😘", Thais Fernandes.

Publicidade

10. Débora mudou com o marido e os filhos para o Senegal.

Eoneren / Getty Images

"Aos 32 saí do emprego como gerente de relacionamento em um banco público, meu marido vendeu a empresa de TI que tinha fundado sozinho do zero fazia dez anos e nos mudamos com os nossos filhos de 9 e 14 anos (na época) para o Senegal, África, para iniciar um projeto de inclusão social. Estamos aqui há quatro anos, enfrentamos muitas dificuldades, mas hoje somos mais felizes e realizados do que nunca. Filhos felizes, adaptados, e todos nós com uma visão de mundo e experiências que dinheiro nenhum poderia comprar", Débora Pessoa de Melo.

11. Marcela deixou a carreira de enfermeira para vender doces.

Phototechno / Getty Images

"Eu mudei de profissão aos 32 anos. Era enfermeira e hoje faço doces e sobremesas por encomenda. Não tenho grana pra abrir meu negócio, mas cada cliente que encomenda já me faz ganhar o dia ou a semana. Esse era um sonho de tantos anos que eu nem acredito que to correndo atrás dele ♥️", Marcela Costa Isack Corrêa.

Publicidade

12. Aurélio deixou o direito para virar chef de cozinha.

Mediaphotos / Getty Images

"Era advogado com nove anos de carreira, um casamento de quatro anos e uma vida bem estabilizada! Larguei tudo, emprego, carreira, marido, apartamento e amigos, fui morar num templo, estudei yoga e trabalhei como chef num restaurante vegano. Voltei a morar com meus pais, montei com a minha mãe uma loja de roupas plus size (fabricação própria) agora estou juntando dinheiro pra abrir meu próprio restaurante vegan!!! Tenho 33 anos", Aurelio Pereira.

13. Alaides era empregada doméstica até os 29 anos e hoje faz mestrado em história.

Wildpixel / Getty Images

"Até os 29 anos era empregada doméstica, fiz ENEM e aos 33 conquistei meu diploma de licenciatura em história. Hoje, aos 35, estou no último semestre do mestrado em História. Foi um período de enormes mudanças que me enchem de alegria", Alaides Costa.

Publicidade

14. A mãe da Thayrine se tornou cuidadora de idosos aos 52 anos.

Ognjeno / Getty Images

"Minha mãe começou do 0 sem essas coisas de poupança e gente financiando. Com 52 anos, recém-separada do meu pai e dona de casa a vida inteira, fez bicos até juntar dinheiro pra poder pagar um curso de cuidadora de idosos de dois fins de semana. Pegou o diplominha dela, dois meses depois estava fazendo concurso pra cuidadora de idosos pela prefeitura, passou de primeira e hoje está lá trabalhando há dois anos. É ótima funcionária e a mais velha da equipe", Thayrine Mota Sabrina Mars.

Veja também:

10 histórias inspiradoras de quem mudou de vida aos 30 anos

Quantos % você está pronto para a vida?

Você já tem o app do BuzzFeed Brasil no seu celular? Baixe gratuitamente no Android e no iOS para ver todos os nossos testes, vídeos, notícias e muito buzz.

Veja também