14 história bizarras de atletas que perderam suas medalhas olímpicas

Eles mentiram a idade, batizaram a comida e até usaram sangue de outro.

Não é incomum para atletas olímpicos perderem as medalhas que ganharam assim que as ganham ou anos depois da competição. Aqui estão alguns esportistas que viram suas vitórias virarem grandes derrotas.

1. 2012: Nadzeya Ostapchuk, de Belarus

Clive Brunskill / Getty Images

Nadzeya Ostapchuk é uma arremessadora de peso de Belarus que competiu na Olimpíada de 2012, em Londres. Aparentemente, seu técnico admitiu que batizou sua comida com uma substância proibida porque ele achou que ela não seria detectada até a hora em que testes de doping seriam realizados.

Ela ganhou uma medalha de ouro, mas foi reprovada no teste. Sendo assim, acabou desqualificada dos jogos e ainda ficou banida do esporte por um ano, além de perder a medalha que havia ganhado também em 2008.

Publicidade

2. 2008: Ara Abrahamian, da Suécia

Ara Abrahamian putting his medal down on the wrestling mat
Ara Abrahamian putting his medal down on the wrestling mat

Peter Parks / AFP / Getty Images

Ara Abrahamian é um lutador sueco-armênio que competiu em 2008, nos jogos de Beijing. Depois de contestar os jurados na semifinal, ele ganhou uma medalha de bronze, mas durante a cerimônia de entrega, tirou do pescoço, colocou no tatame e foi embora.

O comitê olímpico então lhe tirou a medalha de vez o baniu do esporte pela vida toda.

3. 2004: Time masculino de revezamento 4x400 dos Estados Unidos

Jerome Young, Michael Johnson, Antonio Pettigrew, Angelo Taylor, Alvin Harrison, and Calvin Harrison posing with their medals on the track
Jerome Young, Michael Johnson, Antonio Pettigrew, Angelo Taylor, Alvin Harrison, and Calvin Harrison posing with their medals on the track

David Madison / Getty Images

Jerome Young, Michael Johnson, Antonio Pettigrew, Angelo Taylor, Alvin Harrison e Calvin Harrison competiram na Olimpíada de Atenas, em 2004, e perderam suas medalhas, ganharam de volta e depois perderam de novo.

Jerome Young foi pego no doping, então todo o time perdeu suas medalhas, mas como ele não correu com os companheiros na final, o grupo as ganhou de volta. Mais tarde, em 2008, Antonio Pettigrew admitiu que usou melhoradores de performance, então todo o time foi desqualificado de novo.

Publicidade

4. 2004: Tyler Hamilton, dos Estados Unidos

Tyler Hamilton holding his gold medal at the 2004 olympics
Tyler Hamilton holding his gold medal at the 2004 olympics

Doug Pensinger / Getty Images

Tyler Hamilton é um ex-ciclista que competiu nos jogos de Atenas, em 2004. Ele ganhou a medalha de ouro, mas um teste de drogas encontrou - pasmem - o sangue de outra pessoa em sua corrente sanguínea. Isso é considerada uma forma de doping por sangue.

Mais tarde, ele confessou ter usado várias formas de doping e ainda entregou o colega de equipe Lance Armstrong. Em 2012, sua medalha foi confiscada.

5. 2000: Dong Fangxiao, da China

Dong Fangxio during her gymnastics routine at the Sydney Olympics
Dong Fangxio during her gymnastics routine at the Sydney Olympics

Kazuhiro Nogi / AFP / Getty Images

Dong Fangxiao competiu na Olimpíada de Sydney, em 2000, e levou a medalha de bronze para a China. Entretanto, foi revelado depois que ela só tinha 14 anos quando competiu, o que era abaixo do permitido na época. Por causa disso, foi desqualificada dos jogos.

Publicidade

6. 2000: Izabela Dragneva, da Bulgária

Clive Brunskill / Getty Images

Izabela Dragneva é uma levantadora de peso aposentada da Bulgária que competiu na Olimpíada de 2000. Ela ganhou a medalha de ouro e foi a primeira mulher a ganhar uma competição de levantamento de peso da história.

Mas depois que ela e seus companheiros de equipe foram reprovados nos testes de drogas, o time inteiro foi desqualificado e suspenso por um ano.

7. 2000: Andreea Răducan, da Romênia

Andreea Răducan jumping mid air in her gymnastics routine at the 2000 olympics
Andreea Răducan jumping mid air in her gymnastics routine at the 2000 olympics

Ross Kinnaird / Getty Images

Andreea Răducan é uma ginasta que representou a Romênia com apenas 16 anos nos jogos de 2000. Ela testou positivo para uma substância proibida que foi dada a ela pelo médico da equipe, que lhe ofereceu um remédio para resfriado.

Ainda que ela tenha sido depois considerada inocente do doping e seu médico tenha sido banido de participação nas Olimpíadas de 2004 e 2008, sua medalha nunca foi devolvida.

Publicidade

8. 1998: Ross Rebagliati, do Canadá

Nathan Bilow / Getty Images

Ross Rebagliati competiu na Olimpíada de Inverno de Nagano, em 1998, e ganhou medalha de ouro para o Canadá no slalom. Ele, no entanto, testou positivo para THC e foi desqualificado, ainda que THC não fosse considerada uma substância proibida.

Por causa disso, a Associação Olímpica do Canadá decidiu que essa medalha não poderia ter sido confiscada e o prêmio acabou devolvido. Mas, dois meses depois, eles incluíram a cannabis na lista de substâncias banidas.

9. 1992: Ibragim Samadov, da União Soviética

Ibragim Samadov é um levantador de peso da Chechênia que representou a União Soviética na Olimpíada de Barcelona, em 1992. A medalha de ouro estava tão perto que eles precisaram de dois tiebreakers, ele acabou com o bronze.

Na cerimônia, ele se recusou a se curvar para receber a medalha e ainda a derrubou no chão. Acabou desqualificado e foi banido de competir pela vida toda.

Publicidade

10. 1972: Rick DeMont, dos Estados Unidos

Rick DeMont smiling with his arm up in the pool
Rick DeMont smiling with his arm up in the pool

Alamy

Rick DeMont é um nadador americano que competiu nos jogos de 1972, em Munique. Com apenas 16 anos, ele ganhou a medalha de ouro pelos 400 metros, mas seu remédio de asma, chamado Marax, tinha uma substância proibida. O comitê americano sabia de tudo e não deixou as coisas claras. Ele foi desqualificado e proibido de competir em outros eventos.

11. 1968: Hans-Gunnar Liljenwall, da Suécia

Two pints of beer
Two pints of beer

Adermark Media / Getty Images

Hans-Gunnar Liljenwall competiu na parte de tiro do pentatlo em 1968, no México. Embora seu time tenha ganhado a medalha de bronze, ele bebeu antes da competição. O time foi forçado a devolver as medalhas, embora o álcool não fosse uma substância banida na época.

Os jovens de 1968 foram os primeiros a introduzir teste de drogas, e Liljenwall foi o primeiro a ser punido por isso.

Publicidade

12. 1964: Marika Kilius e Hans-Jürgen Bäumler, da Alemanha

Marika Kilius and Hans-Jürgen Bäumler skating on ice
Marika Kilius and Hans-Jürgen Bäumler skating on ice

ullstein bild / Getty Images

Kilius e Bäumler competiu na Olimpíada de Inverno da Áustria em 1964 na patinação em dupla. Ele ganharam a medalha de prata, mas por terem participado dos do "Holiday On Ice" antes dos jogos, eles violaram a regra que exigia amadorismo. Apesar de terem perdido suas medalhas, eles voltaram a competir em 1987.

13. 1952: Ingemar Johansson, da Suécia

Ingemar Johansson in a closeup pose, waist-up and he has his boxing gloves and trunks on
Ingemar Johansson in a closeup pose, waist-up and he has his boxing gloves and trunks on

Bettmann / Bettmann Archive / Getty Images

Ingemar Johansson foi um boxer sueco que competiu nos jogos de Helsinki, em 1952, com apenas 19 anos e foi até a disputa pela medalha de ouro, mas foi desqualificado por "passividade" (basicamente, ele estava mais se defendendo que atacando com a finalidade de cansar seu oponente). Sua medalha de prata foi devolvida em 1982, trinta anos depois.

Publicidade

14. 1912: Jim Thorpe, dos Estados Unidos

Jim Thorpe finishing a race
Jim Thorpe finishing a race

Topical Press Agency / Getty Images

Jim Thorpe era um nativo americano que competiu no pentatlo e no decatlo em Estocolmo, nos jogos de 1912. Embora tenha ganhado a medalha de ouro nas duas categorias, ele havia jogado esportes profissionais antes da Olimpíada, o que era contra as regras na época. Trinta anos depois de ele ter morrido, lhe devolveram suas medalhas, mas eles ainda assim o registraram como co-campeão, ainda que ele tenha sido o primeiro colocado.

Esse post foi traduzido do inglês.

Publicidade

Veja também