14 dicas fáceis que irão ajudar você a ser mais feliz na sua casa

A especialista em Feng Shui, Anjie Cho ensina a como fazer seu apartamento funcionar para você.

Jenny Chang / BuzzFeed

O que é o Feng Shui e por que ele é importante?

O Feng Shui observa como a energia (também chamada de chi) se move pela sua casa. Se houver uma área onde o chi esteja se movendo muito rapidamente ou estiver parado, isso pode representar uma área em que você está parado na vida ou coisas que você precisa melhorar.

Existem duas formas de olhar para o seu apartamento. Você pode pensar: É só o meu apartamento – ou você pode enxergá-lo como um ecossistema, um ambiente que afeta você. Se você escolher enxergar da segunda forma, o Feng Shui pode ajudar você a alcançar boa energia e obter um espaço que permita a você superar o temor da sua energia – e é mais fácil do que você pensa. Nós pedimos à especialista em Feng Shui, Anjie Cho, para nos mostrar.

Publicidade

1. Certifique-se de que a sua porta de entrada reflita quem você é – é assim que a energia entra na sua casa.

"Sua porta representa a forma como as oportunidades vêm até você. É através de onde a energia entra na sua casa", Cho conta ao BuzzFeed Life. "É por isso que é tão importante que ela reflita você". Também é importante que você tenha um número ou nome claro escrito em algum lugar. "Se você não tem nada na sua porta, isso pode impedir que as pessoas encontrem você", diz Cho. Se possível, tente não lotar a porta. "Dê uma boa aparência à sua entrada, porque ela é a sua face para o mundo. Tenha um tapete limpo e positivo para obter uma energia limpa e positiva".

2. Coloque uma cabeceira na base da sua cama, pois isso representa estabilidade e suporte.

Cho recomenda que ele seja firme e esteja preso diretamente na sua cama. "O material não importa tanto. Mas, em geral, evite cabeceiras com barras ou vazados, pois eles podem fazer você se sentir aprisionado".

Publicidade

3. Crie equilíbrio ao redor da cama.

Sua cama deve ser aberta em ambos os lados, para permitir uma espaço equilibrado para ambas as pessoas dormirem, diz Cho. Dessa forma, ninguém se sente preso contra a parede. Também é importante ter criados-mudos do mesmo tamanho, para que ambos vocês tenham espaço para seus pertences. "Se você dorme sozinho, isto é importante da mesma forma, porque se você amontoa sua cama, você está dizendo ao mundo que 'não tem espaço para nada de novo'".

4. E não coloque nada embaixo da cama, pois isso pode causar bloqueios subconscientes.

Lauren Zaser / BuzzFeed

"É bom ter espaço para o ar fluir debaixo de onde você dorme", diz Cho. "Se você precisa armazenar algo, é bom ter coisas leves. Não ponha nada emocionalmente pesado sob a cama". Então, que tal esconder aquela caixa com as caixas do seu ex no armário ou no lixo?

Publicidade

5. Você pode expulsar seu animal de estimação da cama.

Lauren Zaser / BuzzFeed

Alguns especialistas em Feng Shui dizem que o seu animal de estimação não deve dormir na sua cama". Se você compartilha sua cama, então é possível que o animal esteja ficando fisicamente entre você e quem você ama", diz Cho. Se o seu animal é quem você ama, pode ser ainda mais importante. "Se o seu animal está pegando a energia da cama, ele tirou o lugar de um parceiro para você". Mas, é claro, se estiver funcionando bem para você e você ama o seu bichinho, deixe ele lá.

6. Coloque suas obras de arte mais altas na parede para níveis de energia mais altos.

Tente, também, empilhar livros verticalmente nas suas prateleiras se você tiver espaço. "Se eles estão na horizontal, então você provavelmente não os está lendo. E, se você não está lendo, talvez possa liberar o espaço?"

Publicidade

7. Esteja atento com a direção para a qual sua mobília está virada.

Lauren Zaser / BuzzFeed

Se o seu sofá está em uma posição em que você fica de costas para a porta, seu subconsciente será naturalmente temeroso, diz Cho. Se você fica virado para a porta, você fica mais tranquilo. E, se possível, tente deixar sua sala o mais aberta possível. Isso a deixará mais atraente, e as pessoas irão querer ficar mais tempo. Cho rearrumou a mobília da sala de estar da editora de fotos do BuzzFeed, Lauren Zaser, acima, para refletir esses princípios.

8. Mova sua mesa para longe das paredes e não a posicione alinhada com a porta.

"Quando você fica alinhado com a porta, você tem uma onda de energia apressada vindo direto para você", diz Cho – o que significa que, se o fluxo de qualquer coisa que vier da porta estiver alinhado com a sua mesa, isso pode desgastar você ao longo do tempo, pois seu subconsciente está constantemente tenso. Cho também recomenda não ficar virado para a parede, se possível. "É melhor poder ficar de frente para um cômodo ou para fora da janela. Se você precisar ficar virado para a parede, tente pendurar grandes fotos para ajudar você a sentir que tem mais espaço".

Publicidade

9. Mantenha todos os fios longe da sua cama.

Cho recomenda não manter fios de eletrônicos a menos de 1,5 m da sua cama – mesmo um despertador. Em vez disso, escolha um despertador a bateria para o seu criado-mudo, ou simplesmente nada. "As ondas do seu celular e outros eletrônicos não são boas para você, e podem atrapalhar seu sono. Então é melhor que eles não fiquem perto de você", diz ela.

10. Certifique-se de que a sua porta possa ser completamente aberta para deixar a oportunidade entrar.

Lauren Zaser / BuzzFeed

Quando sua porta não pode abrir completamente – ou pelo menos abrir 90 graus – isto significa que você está impedindo a quantidade de energia que entra no seu espaço, como mostrado abaixo pela Cho. "Quanto à porta da frente, é importante permitir que todas as oportunidades consigam encontrar você".

Publicidade

11. Deixe a bagunça se ela não incomoda você, mas organize se ela incomoda.

Lauren Zaser / BuzzFeed

Às vezes, a bagunça representa energia bloqueada, então, dessa forma, ela pode ser prejudicial. Fisicamente, a bagunça dá uma sensação de energia grudenta e pode atrair ainda mais. Se ela está causando culpa e vergonha, arrume-a. "Quando você começa a criar espaço, o universo começa a querer preencher o vácuo e você vai conseguir algo muito melhor". Mas se você estiver OK com a bagunça, deixe-a. "Às vezes, o que parece uma bagunça para os outros não é uma bagunça para você".

12. Não seja minimalista demais.

Quando não há objetos, significa que não há vida no lugar. Pode parecer mais limpo a princípio, mas se você tentar consertar e se livrar de tudo, você tira a vida do seu apartamento. "É como se ninguém vivesse no lugar", diz Cho.

Publicidade

13. Mantenha seu fogão limpo, porque, no Feng Shui, o fogão representa sua riqueza e sua carreira.

Lauren Zaser / BuzzFeed

No Feng Shui, o fogão representa sua riqueza e sua carreira, portanto, é importante mantê-lo sempre limpo. Você também deve trocar as bocas que você usa. "Assim como na vida, não é bom ficar fazendo a mesma coisa de novo e de novo. Se você decidir misturar as coisas e tentar algo de novo, isso abre novas oportunidades".

14. Se você tiver mais tempo, pinte suas paredes com uma cor que irá causar um impacto positivo.

Pinte sua sala com alguma cor que funcione para você – verde é curativo, relativo ao crescimento. Amarelo pode ser um pouco depressivo, especialmente no quarto, porque é forte para os olhos. Azul, por outro lado, é mais calmante: "Nós evoluímos para ficarmos naturalmente mais relaxados com cores da natureza", diz Cho. O branco, por sua vez, é bom para a cozinha, pois equilibra a comida melhor do que outras cores.

Publicidade

Veja também