14 coisas que você está fazendo errado com a sua pele

PODE IR PARANDO DE PASSAR LIMÃO NO ROSTO.

Shutterstock

1. Usar suco de limão para limpar ou clarear a pele.

-101PHOTO-

"Remédios naturais" viraram uma febre no Pinterest, e todos somos culpados por compartilhá-los. Mas tome cuidado, porque nem todos eles não funcionam nos diversos tipos de pele.

Um ingrediente que já deu muito pano para manga é o suco de limão. Apresentando um pH próximo a 2, frutas cítricas como o limão e a toranja podem prejudicar a sua pele, a curto e longo prazo. Com sintomas imediatos incluindo queimaduras e irritações cutâneas, o limão resseca o seu rosto (dificultando a retenção de umidade) e pode quebrar o manto ácido da pele, que a protege contra bactérias.

O mesmo vale para o bicarbonato de sódio.

Fonte: Reddit

Publicidade

2. Esquecer de usar protetor solar.

De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (EUA), o melanoma, o tipo mais perigoso de câncer de pele, é um dos cânceres mais diagnosticados nos Estados Unidos. O uso diário de no mínimo FPS 15 pode reduzir suas chances de desenvolver câncer de pele em 40 a 50%. Embora as pessoas de pigmentação clara estejam sob maior risco, TODO MUNDO deve se proteger contra os raios UV.

Se tudo isso não é o bastante para lhe assustar, saiba que os danos solares lhe ENVELHECEM prematuramente. Veja só o que aconteceu com este cara.

A FDA (agência americana de regulação de alimentos e medicamentos) recomenda a quantidade efetiva de 2mg - o que significa que você provavelmente precisa de uma proteção solar adicional, em vez simplesmente confiar na quantidade existente em seu hidratante ou base.

Fonte: MakeupAlley

3. Acumular um excesso de produtos novos de uma só vez.

Quem não gosta de sair comprando um monte de produtos de beleza? Porém, experimentar todos eles ao mesmo tempo é um exagero para a sua pele.

Curiosidade: os AHAs (alfa-hidroxiácidos como os ácidos lático e glicólico) desestabilizam os seus retinoides, tornando-os ineficazes. Portanto, aquela loção antienvelhecimento bem cara pode estar sendo desperdiçada se você a estiver combinando com muitos outros produtos para pele.

Além disso, erupções e reações alérgicas inesperadas podem resultar do uso indiscriminado de novas fórmulas. Por isso, experimente fazer testes localizados na pele para ver como ela reage a diferentes produtos. Aqui está um guia ótimo e simples para testes localizados na pele.

Fonte: Reddit

Publicidade

4. Usar produtos de ponta só porque são de ponta.

Embora os produtos de ponta costumem estar associados a ótima qualidade, no caso de cuidado com a pele e maquiagem os resultados podem variar.

Especialistas da indústria cosmética afirmam que, na verdade, as marcas populares têm muito mais dinheiro para investir em pesquisa e desenvolvimento. Por isso, talvez você deva cogitar a troca do seu La Mer por algum óleo da Olay.

5. Comprar produtos "100% naturais" ou "orgânicos" sem conferir os ingredientes primeiro.

Os proponentes da "falácia do 100% natural" contestam a suposição de que qualquer coisa rotulada como natural, ou com ingredientes em sua forma bruta, é automaticamente boa para a pele.

No entanto, alguns produtos que incluem coisas "naturais" como coco ou karité fervem esses ingredientes a tal ponto que não resta muita coisa. Por outro lado, como já vimos com o problema do limão, as pessoas tendem a usar produtos em estado bruto que podem ser muito agressivos para a pele.

Além disso, lembre-se de sempre conferir os ingredientes. Mesmo as linhas caras e "naturais" de cuidado com a pele, como a Aesop, contêm sulfatos nocivos (ver #11).

Fonte

Publicidade

6. Evitar oleosidade na sua pele oleosa.

Em quantidades normais, o sebo, a substância que é secretada pelas glândulas sebáceas, é saudável para nutrir a pele. Mas uma superprodução de sebo deixa a pele oleosa, o que produz quantidades variadas de acne. Ainda que vá contra a intuição colocar óleo sobre óleo, na verdade há alguns benefícios por trás dessa ideia.

Num esforço para combater as espinhas, as pessoas tendem a ressecar demais a pele com ácidos e excesso de lavagens, o que só leva a pele a superproduzir oleosidade (até mais que o normal para uma pele oleosa) e a ficar desequilibrada. Alguns hidratantes podem ajudar a alcançar um equilíbrio.

Uma técnica, O Método de Limpeza Oleosa, chega a usar ingredientes como óleo mineral - a ciência por trás disso é que os óleos na verdade dissolvem outros óleos, num esforço para manter a pele limpa e hidratada. Pessoas com outros tipos de pele também podem explorar este processo.

Fonte: Reddit

7. Ignorar o seu tipo de pele.

É importante que você descubra qual é o seu tipo de pele, especialmente para saber qual produto usar ou evitar. Provavelmente não é uma boa ideia, por exemplo, usar fórmulas com ácido salicílico em peles secas, pois ele irrita a superfície já desidratada.

Se você não sabe ao certo qual o seu tipo de pele, pode consultar um esteticista, um dermatologista ou fazer um autoexame.

Publicidade

8. Usar o seu Clarisonic de maneira errada.

Aleluia aos deuses do Clarisonic, certo? Sim, mas não muito.

Em vez de usar esfoliantes ásperos com o aparelho, você deve usar produtos de limpeza suaves enquanto a escova cuida da esfoliação. Evite usar duas vezes ao dia (2 ou 3 vezes por semana provavelmente é o suficiente), porque a esfoliação pode ressecar e ferir a pele. Se você perceber que a sua pele ficou reluzente demais, é porque ela está trabalhando em modo acelerado para se recuperar de ter sido despojada.

Por fim, mantenha o pincel limpo e evite pressionar o Clarisonic contra a pele - suas cerdas já geram pressão suficiente por si mesmas.

Fonte: Reddit

9. Escolher esfoliação física em vez de esfoliação química.

Por causa da falácia naturalista, o adjetivo "químico" pode ser uma coisa medonha de se ouvir. Mas só porque algo é "químico", não significa que seja ruim.

Na verdade, os produtos químicos podem fazer a diferença para o rosto, pois são capazes de remover gentilmente a pele morta e a oleosidade, assim como uma esfoliação física, mas de um jeito muito mais suave.

Dependendo do seu tipo de pele, que também varia de pH, há uma variedade de esfoliações que usam alfa-hidroxiácidos (AHAs) e beta-hidroxiácidos (HABs) para remover de forma eficaz o lixo do seu rosto. Um tipo de peeling inclui ácido láctico, que é à base de leite, e que gentilmente ajuda aquelas pessoas com pele sensível ou iniciantes no tratamento. Mas não se esqueça: faça um teste primeiro!

Além disso, existem compressas de limpeza que também esfoliam a pele usando produtos químicos.

Fonte: Reddit

Publicidade

10. Esfoliação em excesso.

As pessoas tendem a esfregar seus rostos com produtos nocivos como o St. Apricot Scrub (as partículas irregulares causam microcortes na pele), que são ásperos demais. Embora ele passe uma "sensação" de que está funcionando, pode estar causando diversos danos.

Dependendo do seu tipo de pele, você pode ir do suave ao áspero com apenas uma toalha de rosto e outros produtos como um Clarisonic. No entanto, esfregar muito forte ou demais pode perturbar profundamente o equilíbrio da sua pele. Ressecar sua pele dessa maneira pode inclusive provocar uma sobreprodução de oleosidade, o que é uma má notícia em termos de acne. Contudo, o restante do seu corpo pode resistir à pressão, pois a pele é mais grossa.

Fonte: Reddit

11. Usar produtos com lauril sulfato de sódio e/ou lauril éter sulfato de sódio.

Se o produto que você usa para lavar o rosto forma espuma, ele provavelmente contém lauril sulfato de sódio. A espuma é muitas vezes associada a uma finalização absolutamente limpa, mas ela também pode causar irritação cutânea. Outros produtos, como xampu e pasta de dente, também contêm sulfato, que pode ser a razão para aquele seu ressecamento no queixo e na linha entre o cabelo e o rosto. Entretanto, enquanto algumas pessoas conseguem suportá-lo, outras não conseguem.

Se você tem um problema de pele como eczema, dermatite seborreica ou psoríase, precisará tomar cuidados especiais com os sulfatos.

Confira isto para ver alguns produtos livres de SLS.

Fonte: Reddit

Publicidade

12. Usar pincéis de maquiagem sujos.

Depois de inúmeras aplicações de maquiagem, seus pincéis devem estar empastados de corretivo e sombra. Mas também pode haver um acúmulo de bactérias provenientes do contato com seus olhos e boca, e também do banheiro.

Invista num spray e xampu para pincel, ou use produtos delicados de limpeza para remover todo o resíduo entranhado em seus pincéis.

Fonte: Reddit

13. Recorrer a lenços de remoção de maquiagem para limpar o seu rosto.

Lenços descartáveis para remoção de maquiagem são incríveis, especialmente para noites de preguiça e agendas agitadas. Mas seu uso pode ser um tanto danoso para sua pele.

Como eles não têm um componente de enxágue, os lenços acabam deixando produtos químicos e irritantes na sua pele. Alguns lenços podem não ser compatíveis com o seu tipo de pele, especialmente se eles são perfumados e você tem pele seca ou sensível.

Mesmo que eles sejam de fato incríveis, tome o cuidado de fazer uma rápida lavagem e hidratação após o seu uso.

Fonte

Publicidade

14. Usar as mãos.

Pode até ajudar manter suas mãos e seu telefone limpos, mas depois de alguns dias tocando o próprio rosto ou descansando sua bochecha na mão, sua pele pode estar mais suja do que parece.

Também é aconselhável que você sempre esteja com as mãos bem limpas antes de qualquer procedimento de cuidado com a pele, e tenha cuidado com os produtos enlatados. Ou evite mantê-los juntos ou use uma espátula para colher seu produto.

Fonte: Reddit

Veja também