14 coisas que maquiadores profissionais gostariam que você soubesse

Ser maquiador não é ser pago para passar o máximo de maquiagem possível nas pessoas.

O BuzzFeed Brasil acompanhou os bastidores da Semana de Moda de Paris a convite da M.A.C. Cosmetics e ouviu depoimentos dos maquiadores Romero Jennings, Jonathan De Sousa, Cher Webb, Carol Mackie, Raine Tauber, Beatriz Cisneros, Victor Cembellin, Kerstin Drex, Ashley Rudder, Fabiana Gomes e de Gordon Espinet, vice-presidente de maquiagem artística da marca.

1. Ser maquiador não é ser pago para passar o máximo de maquiagem possível nas pessoas.

Instagram / @carmenmarcvalvo / Via instagram.com

Algumas pessoas podem ter a impressão de que uma maquiagem boa precisa ter dezenas de camadas, de produtos de cores, de brilho... Mas não é uma competição de empilhar produtos e sim a visão do profissional que conta.

Publicidade

2. Pincéis são itens indispensáveis para os maquiadores, mas você não precisa ter milhões dele se não é um profissional.

Instagram / @cherwebbmakeup / Via instagram.com

O pincel é um dos instrumentos de trabalho do maquiador, por isso ele tem vários e para tantas funções. Dificilmente você vai fazer um olho esfumado bafo sem pincel, claro, mas você não precisa gastar os tubos em centenas de pincéis super específicos que provavelmente nem vai usar direito.

3. Não é incomum um maquiador precisar madrugar para os trabalhos ou fazer jornadas de muitas horas.

Desencane do sonho de acordar meio-dia, maquiar uma modelo para uma revista e ir curtir o resto da tarde. Nas semanas de moda alguns maquiadores acordam em horários como 4 horas da manhã e passam o dia em diversos backstages. E a maioria das sessões de foto não tem uma hora para acabar – e podem começar à noite.

Publicidade

4. Cuidar e preparar a pele pode ser mais importante do que a maquiagem em si.

Instagram / @victorcembellin / Via instagram.com

É praticamente uma unanimidade entre os maquiadores: dar atenção para a pele é fundamental. Não tenha pressa pois você vai criar uma boa base para o resto da maquiagem.

Dica: hidratar o rosto e fazer uma massagem facial ajuda a deixar a pele mais radiante.

5. Existem tipos diferentes de maquiadores, cada um com sua especialidade.

Instagram / @jomakeup1 / Via instagram.com

Maquiadores de social, por exemplo, têm um lugar fixo com bancada, em um estúdio ou em salões de beleza, e atendem noivas e pessoas para eventos. Já os de moda participam de sessões de foto e desfiles. Há também maquiadores que fazem cinema, teatro e TV e que podem fazer coisas mais dramáticas, como uma maquiagem que imita sangue. O que não quer dizer que um maquiador não deve fazer algo além da sua especialidade, claro!

Publicidade

6. Sim, eles têm muita, muita maquiagem, e exatamente por isso é preciso ser super organizado.

Instagram / @ashley_rudder / Via instagram.com

E não é só ter muitas sombras e blushes coloridos. Você precisa ter produtos de vários tons de pele, ter um bom controle de tudo que você tem, do que está na validade, guardar com cuidado, limpar os pincéis, repor produtos que acabaram ou que quebraram durante um transporte... É toda uma função.

7. E você precisa ser forte pra carregar toda a maquiagem necessária para os lugares, porque as malas são realmente pesadas.

Instagram / @beatrizcisneros / Via instagram.com

E o quanto mais fascinante for a locação – como um castelo – maiores as chances de precisar carregar no muque muitos quilos de maquiagens por um lugar sem elevador.

Publicidade

8. Para ser um bom maquiador é necessário treinar em pessoas de todas as idades, cores e formatos de rosto.

Você pode praticar em você mesmo e em amigos no começo, mas expanda seus horizontes. Aprender como traduzir cores para cada tom de pele e a respeitar as formas de cada rosto é importante para ser um maquiador versátil.

9. Pode ser mais simples fazer um make dramático do que aquele estilo natural perfeito do tipo "nasci assim".

Instagram / @ashley_rudder / Via instagram.com

E em todos os casos facilita planejar como chegar no resultado.

Publicidade

10. Não ache que um maquiador também vai saber fazer seu cabelo. São coisas diferentes.

Instagram / @victorcebellin / Via instagram.com

Não adianta contratar um profissional achando que ele vai fazer tudo. Cabelo e maquiagem são coisas diferentes, então não espere que todo maquiador faça as duas coisas.

11. Um bom norte para os maquiadores iniciantes é começar a investir em uma categoria de produtos.

Instagram / @beatrizcisneros / Via instagram.com

Sim, você precisa ter um pouco de cada coisa, mas como a ideia é ir aumentando sua coleção aos poucos, uma boa é investir em um tipo de produto específico. Priorizar itens de pele é uma boa ideia.

Publicidade

12. Ser maquiador pode parecer glamuroso, mas a realidade envolve trabalho duro e muita pressão.

Flora Paul

É preciso aprender a lidar com ela para que não te afete tanto, lembrar de respirar fundo e pensar que no fim do dia todo mundo só quer quer as coisas deem certo.

13. Maquiar não é como seguir uma receita de bolo, não existe uma fórmula que você precisa seguir ou que vá funcionar com todo mundo.

Instagram / @rainetauber / Via instagram.com

É mais como um músculo criativo que você precisa exercitar.

Publicidade

14. Você aprende todos os dias e precisa continuar aprendendo, porque maquiagem é que nem iPhone: sempre tem alguma novidade, algum produto com uma função diferente.

Instagram / @cherwebbmakeup / Via instagram.com

Você precisa sempre se atualizar sobre o que está rolando, mas ao mesmo tempo é como ganhar um brinquedo novo no Natal quando se é criança. E isso é uma das coisas mágicas da profissão!

Veja também:

Testamos três maquiagens da Semana de Moda de Paris na vida real

21 imagens que mostram a realidade dos camarins da Semana de Moda de Paris

28 pensamentos de uma pessoa comum na Semana de Moda de Paris

Melhore a sua vida com a newsletter do BuzzFeed de Estilo e Bem estar!



Caso não consiga ver a caixa de inscrição acima, inscreva-se aqui!

Veja também