14 apostas do Spotify para a música brasileira em 2016

A curadoria mostra as tendências da música com base nos algoritmos do serviço de streaming.

O Spotify divulga os artistas do Spotlight 2016, uma lista de tendências com 14 artistas brasileiros que, segundo a empresa, podem se tornar populares (alguns mais ainda) no ano que vem.

O Spotify informou ao BuzzFeed Brasil que a curadoria foi feita com base na análise de dados e impressões da equipe do Spotify. Dentre os critérios, estão as músicas de artistas que se destacaram nos virais do Spotify, que funciona como um termômetro das músicas que estão sendo compartilhadas, e os artistas que são ouvidos por usuários influentes do serviço de streaming.

Far From Alaska

Divulgação

A banda de rock de Natal (RN) é formada por Emmily Barreto (vocal), Cris Botarelli (synth, lap steel e voz), Edu Filgueira (baixo), Rafael Brasil (guitarra) e Lauro Kirsch (bateria). "Dino vs. Dino" e "Thievery" são algumas das músicas mais conhecidas da banda, que está no álbum "Modehuman".

Publicidade

Karol Conka

A rapper Karol Conka é conhecida do público que acompanha o hip-hop nacional por músicas como "Gandaia" e "Tombei", que foi eleita uma das melhores músicas de rap de 2014 pela revista Rolling Stone Brasil.

Baleia

Divulgação

A banda Baleia é classificada por alguns críticos de música algo entre o "post rock e o pop progressivo" e seu primeiro álbum, "Quebra Azul", foi lançado em 2013. A banda é formada por Cairê Rego (baixo), David Rosenblit (teclado), Felipe Ventura (violino e guitarra), Gabriel Vaz (vocal e percussão), João Pessanha (bateria) e Sofia Vaz (vocal e violão).

Publicidade

Nego do Borel

Nego do Borel foi descoberto no funk ostentação em 2012 e é conhecido pela sua irreverência. Tem dois álbuns lançados, "MC Nego do Borel" e "É Ele Mesmo", e também um DVD.

Alice Caymmi

Divulgação/ facebook.com

Alice Caymmi lançou recentemente seu álbum "Rainha dos Raios", o segundo da carreira. A neta de Dorival Caymmi tem entre as suas músicas mais famosas "Como Vês" e "Princesa".

Publicidade

Biel

Divulgação

Biel tem 19 anos e chama sua música de "funk sedução" e é um dos fenômenos dos artistas do YouTube, com vídeos com mais de 20 milhões de visualizações. Entre os mais vistos estão os das músicas "Boquinha" e "Pimenta".

Flávio Renegado

Divulgação

O rapper mineiro tem entre suas músicas mais conhecidas "Suave" e "Rotina", que tem a participação de Samuel Rosa, do Skank. Flávio Renegado lançou recentemente o EP "Relatos de Um Conflito Particular", com sete músicas.

Publicidade

Mattilha

Divulgação

Composta pelos paulistanos Gabriel Martins (vocal), Victor Guilherme (guitarra), Andrews "Andy" Einech (baixo) e Ian Bueno (bateria), Matillha lançou seu álbum no ano passado, com participações de artistas como Paulão de Carvalho, da banda Velhas Virgens.

Mahmundi

Divulgação

"Sentimentos" e "Efeitos das Cores" são algumas das músicas mais conhecidas de Mahmundi, que recentemente lançou o single "Eterno Verão". Ela tem influências de R&B, pop, rock e synth-pop.

Publicidade

Leo Russo

Divulgação

O sambista carioca Leo Russo lançou seu primeiro álbum em 2013 com participações de peso como Dudu Nobre, Beth Carvalho e a Velha Guarda da Portela. O clipe da música "Meu Defeito" foi lançado no Facebook e tem mais de um milhão de visualizações.

Ava Rocha

Divulgação

Ava Rocha lançou recentemente o álbum "Ava Patrya Yndia Yracema" e ganhou neste ano o prêmio Multishow na categoria Artista Revelação por “Você não vai passar” do júri especializado do prêmio. Sua voz é comparada à de Cássia Eller e sua influência musical gira em torno do tropicalismo.

Publicidade

5 pra 1

Divulgação

O grupo formado por Renan Saman, William, Filiph Neo, Dee e DJ Murillo tem entre suas músicas mais tocadas "Garotas" e "Fluxo". Eles são da produtora Boogie Naipe, a mesma dos Racionais MC's, e estão para lançar o seu álbum de estreia, "Goodfellaz".

Lila

Divulgação

Nascida no Amapá e criada no Rio de Janeiro, Lila lançou um EP com seis músicas recentemente com a participação de Domênico Lancellotti e Alberto Continentino.

Publicidade

Ouça a playlist do Spotlight aqui:

Veja também