13 formas inteligentes de ser mais feliz segundo especialistas em saúde mental

Dicas de gênio dadas por pessoas cujo trabalho é fazer você se sentir melhor.

É muito seguro afirmar que você quer ser feliz, porque ... bem, quem não quer? Mas saber como realmente fazer isso acontecer é um pouco mais difícil. O BuzzFeed Life conversou com um grupo de especialistas para obter as melhores dicas.

Claro, cada um traz seu próprio conjunto de experiências para a mesa, e algumas pessoas podem estar vivendo com doenças mentais, como a depressão ou a ansiedade, o que tornam as coisas mais complicadas. Mas espero que você seja capaz de encontrar alguns conselhos aqui que poderão ajudá-lo a levar a vida um pouco mais fácil.

1. Perceba que felicidade não significa ter tudo o que quiser e estar livre de problemas o tempo todo.

"Não podemos controlar tudo o que acontece em nossa vida, mas podemos escolher como vamos reagir. Quando respondemos com uma atitude do tipo 'Por que isso está acontecendo comigo ?'' e adotamos uma mentalidade de vítima, nós sofremos. Quando escolhemos responder com uma atitude de 'Por que isso está acontecendo comigo, e o que eu posso aprender?', nos sentiremos muito mais capazes, o que causa um impacto positivo sobre nosso estado mental.

O maior equívoco sobre a felicidade é que podemos terceirizá-la — que algo externo é que nos fará felizes. A felicidade NÃO é um estado constante. Como seres humanos, experimentamos e crescemos por meio de uma variedade de emoções. A expectativa de que nós devemos estar felizes o tempo todo deixará qualquer um com uma ressaca de expectativa. O que podemos ser é gratos."

Christine Hassler, treinadora de capacitação e autora de Expectation Hangover: Overcoming Disappointment in Work, Love, and Life

Publicidade

2. Corte a palavra "deveria" do seu vocabulário, porque ela basicamente garante que o que você acha que "deve" acontecer não acontecerá.

"Quando usamos a palavra 'deveria', é como se um grande dedo julgador estivesse se sacudindo. ' Eu deveria trabalhar mais, eu deveria ser mais feliz, eu deveria ser mais grato'. Ela nos faz sentir culpa e vergonha. Ela esgota a nossa felicidade. Ela nos leva a nos envolver em comportamentos que são completamente contra o que queremos.

Em vez disso, substitua 'deveria' por 'gostaria.' Por exemplo, 'eu gostaria de perder peso, porque eu quero ter mais energia'. Isso é mais inspirador, é mais baseado na paixão do que no medo e julgamento de nós mesmos, que nos impede de ser as pessoas que queremos ser."

Elizabeth Lombardo, Ph.D., psicóloga clínica e autora de Better Than Perfect: 7 Strategies to Crush Your Inner Critic and Create a Life You Love

3. Lembre-se de que seus pensamentos negativos não são verdadeiros. Eles são apenas pensamentos.

"Infelizmente, muitas pessoas cometem o erro de acreditar nas coisas negativas que sua 'voz interior' lhes diz, muitas vezes, mesmo sem estar conscientes do seu direito de questionar se estas coisas são precisas, verdadeiras! Quando se trata de cuidados de saúde mental, muitas pessoas ainda pensam que você terá que gastar anos explorando sua infância ou passado a fim melhorar. Esse simplesmente não é o caso de hoje em dia. Trave, desafie e mude os pensamentos negativos."

Simon Rego, Psy.D., diretor da faculdade de psicologia de Montefiore Medical Center/Albert Einstein College of Medicine em New York

Publicidade

4. Comece o seu dia lembrando de uma coisa positiva sobre a sua vida.

"Esta pode ser uma pequena observação, como desfrutar o clima agradável, ou algo mais profundo, como o reconhecimento de ter alcançado um passo em direção a um objetivo de vida (um trabalho no segmento de mercado que você sempre sonhou, ter um melhor amigo pelo qual ser grato, etc ). Nossa tendência é manter os pontos negativos muito mais fortes do que os positivos, então, esta pode ser uma pequena maneira de dar a si mesmo um momento para florear a mente com pensamentos e realidades mais felizes".

Jess Allen, LMSW, ACT, terapeuta cognitivo-comportamental com escritório em NYC

5. Qualquer um pode se beneficiar da terapia, por isso, considere marcar uma visita.

James Nash / Creative Commons / Via Flickr: james_nash

"Existe um estereótipo que muitas pessoas têm sobre a pessoa que escolhe ir a um terapeuta. 'Eles devem ser um desastre emocional', ou 'eles não podem cuidar de seus próprios problemas', ou ainda 'eles devem ser loucos'. Esse último é provavelmente o equívoco mais popular e o pior de todos!

Você precisa ter muitos insights e consciência emocional para perceber que você pode recorrer aos serviços de um terapeuta de saúde mental para obter a ajuda certa que você precisa. Sim, existem alguns clientes que procuram a terapia quando estão no ponto emocional absoluto mais baixo em suas vidas, mas também existem aqueles que, como muitos, simplesmente querem se tornar pessoas emocionalmente saudáveis para melhorar seu trabalho e relacionamentos íntimos. Nenhum problema é pequeno ou grande demais quando você se encontra com um terapeuta como eu. Tudo isso é bom porque nosso trabalho é encontrá-lo no momento em que você está na vida, não onde nós ou qualquer outra pessoa pensa que você deveria estar".

Gabriela Parra, LCSW, Conselheira com escritório na Califórnia, Estados Unidos

Publicidade

6. Não pense sobre suas responsabilidades de trabalho em casa, e vice-versa.

"Esteja presente quando estiver presente, o que exige eliminar a culpa. A culpa não traz benefícios para ninguém. Quando estiver no trabalho, mantenha o foco, quando estiver em casa, dê a [ela] a sua atenção. Fazer o seu melhor em cada lugar irá mantê-lo saudável e o fará se sentir bem sobre seus resultados. "

Samantha Ettus, especialista em equilíbrio de trabalho-vida

7. Pare de checar seu smartphone de forma aleatória. Em vez disso, escolha momentos específicos para recuperar o atraso nas redes sociais e e-mail.

"A maioria das pessoas seriam mais felizes (e menos estressadas) se checassem seu telefone menos vezes. Um estudo de estudantes universitários na Universidade Estadual de Kent descobriu que as pessoas que checam seus telefones frequentemente tendem a experimentar níveis mais elevados de ansiedade durante seu tempo de lazer (quando pretendem relaxar!).

Em vez de controlarmos nós mesmos para verificar o telefone com menos frequência, podemos configurar os nossos dispositivos e tempo de trabalho para que possamos ser tentados com menos frequência O objetivo é verificar e-mail, redes sociais e mensagens em seu telefone apenas algumas vezes por dia — intencionalmente, não impulsivamente. Nossos dispositivos serão, assim, retornados à sua condição de ferramentas que usamos estrategicamente — e não máquinas caça-níqueis que exigem aleatoriamente nossa energia e atenção."

—Christine Carter, Ph.D., especialista em felicidade na UC Berkeley's Greater Good Science Center e autor de The Sweet Spot: How to Find Your Groove at Home and Work

Publicidade

8. Faça a manutenção das suas amizades uma prioridade.

"As pessoas pensam que quando as responsabilidade do trabalho, escolha ou familiares os mantêm ocupado, sair com seus amigos torna-se um luxo que tem que ser cortado. É muitas vezes a primeira coisa a ser cortada, mesmo que a pessoa ainda vá à academia ou assista tudo o que há de novo no Netflix. Na realidade, certificar-se de passar tempo com seus amigos tem enormes benefícios para a saúde mental, além de manter o seu nível de estresse sob controle. É um ótimo mecanismo de enfrentamento e uma necessidade para a sua saúde que não devem ser cortados quando as coisas ficam difíceis — pelo contrário, você precisará dele mais do que nunca ".

Andrea Bonior, Ph.D, psicóloga clínica

9. Na verdade tire um tempo para planejar prazer a curto prazo E metas a longo prazo — ou seja, torne a sua vida na prática o que você quer que ela seja.

davidd / Creative Commons / Via Flickr: puuikibeach

"Muitas pessoas vivem na correria sem dedicar alguns minutos a cada semana para refletir e elaborar estratégias para as suas vidas. Podemos todos reconhecer que pensamos de vez em quando em nos inscrever para ser voluntários nas Olimpíadas, e depois nos esquecemos totalmente disso. Ou dizemos que queremos trocar de trabalho e, em seguida, procrastinamos, e quando vemos estamos enfrentando o nosso segundo ano em um cargo do qual nós queríamos sair imediatamente.

Como Greg McKeown observa em seu livro, Essencialismo, 'Quando não escolhemos propositadamente e deliberadamente onde concentrar nossas energias e tempo, outras pessoas — nossos chefes, nossos colegas, nossos clientes e até mesmo nossas famílias — vão escolher isso para nós, e em pouco tempo nós teremos perdido de vista tudo o que é significativo e importante'.

Guarde um tempo na sua semana para planejar o futuro — planeje atividades que você pode desfrutar no momento e também pense grande, considerando o que você quer a longo prazo".

Jennifer Taitz, doutora de psicologia, psicóloga clínica

Publicidade

10. Mime-se com compaixão e muito amor.

"As pessoas acreditam que o autocuidado é algo egoísta, então elas evitam fazer as coisas que são realmente necessárias por causa disto, como exercitar o amor-próprio, autocuidado e autorrealização. É um monte de auto, porque felicidade começa a partir de dentro. O amor-próprio inclui a eliminação de pensamentos negativos e aceitar a si mesmo, falhas e tudo o mais. O autocuidado significa estabelecer limites e ter tempo para reabastecer sua energia. A autorrealização quer dizer viver seus valores e ter relações autênticas".

Rachel DeAlto, especialista em comunicação e relacionamento

11. Não se esqueça que a sua saúde física tem um impacto sobre sua saúde mental também.

"Algumas coisas físicas que você pode fazer para criar um hábito de felicidade:

—Honre seu ritmo circadiano acordando pouco depois do nascer do sol e indo dormir algumas horas após o pôr do sol. Nós não apenas precisamos de sete a nove horas de sono para ficarmos felizes, mas nossas funções cerebrais melhoram compartilhando o ritmo do sol.

—Incorpore diversão na sua vida: algumas maneiras fáceis de realizar isso é quando você se exercita fazendo algo que te faz rir, como uma aula de dança, saltar sobre um trampolim ou praticar um esporte em grupo.

—Medite. Isso pode ser tão simples como um aplicativo [como] Headspace".

Jennifer Jones, Ph. D., psicóloga clínica

Publicidade

12. Várias vezes durante seu dia, realize uma respiração profunda e diga a si mesmo que tudo está OK. Eventualmente, seu cérebro vai memorizar.

"As contas podem estar se acumulando com você não tendo nenhuma ideia de como elas vão ser pagas. Sua mãe pode ter a doença de Alzheimer, e lidar com isso está lhe desgastando. Você pode estar começando a se perguntar se realmente existe alguém para você lá fora. Mas, neste momento, seu coração está batendo, você está respirando e você tem comida na sua barriga e um teto sobre sua cabeça. Debaixo de todas as circunstâncias e desejos, você está OK. Enquanto prepara o jantar, caminha pelo supermercado, dirige para o trabalho ou lê e-mails, atenha-se ao momento presente e lembre o seu cérebro: 'Eu estou bem, neste momento'.

Ao longo do tempo e com a repetição, aprenda a vir mais para o presente porque acalmar seu cérebro e corpo vai realmente mudar os caminhos neurais do seu cérebro — uma verdade científica chamada neuroplasticidade —, de modo que isso se torna a regra para você".

—Debbie Hampton, fundadora da The Best Brain Possible e autora do Beat Depression and Anxiety By Changing Your Brain

13. Faça um esforço consciente para cuidar de sua saúde mental da mesma forma que faria com sua saúde física.

"Muitas pessoas esquecem de fazer da sua saúde mental uma prioridade! E assim ela fica esquecida e colocada no baú do "muito difícil" ou "muito ocupado para isso". Mas, assim como a saúde física, a saúde mental realmente deve ser considerada inegociável porque sem ela não temos mais nada.

Se eu tivesse que limitar os ingredientes-chave para a felicidade e boa saúde mental a apenas alguns itens, eu diria relações de boa qualidade e conectividade, boa saúde física e bem-estar, viver uma vida com significado e propósito, amar a si mesmo e aos outros, e ter um senso de esperança e otimismo para o futuro".

Timothy Sharp, Ph.D., psicólogo clínico e autor de 100 Ways To Happiness: A Guide for Busy People.

Publicidade

Veja também