13 formas de se amar mais em 2019

Nem sempre é fácil, mas sempre vale a pena.

BuzzShe

1. Parar de seguir @ que fazem você se sentir mal pelo que você é.

Aquela famosa faxina nas redes faz um bem danado. Repare se tem alguém que você segue que sempre te deixa com uma sensação meio esquisita, e tire da frente essa bombinha de negatividade.

2. Criar um cantinho gostoso na sua casa ou quarto, para se tornar seu refúgio.

Aconteça o que acontecer lá fora, você sempre terá seu lugarzinho acolhedor te esperando, com almofadas, plantas, uma caneca especial e talvez um lugarzinho pro seu pet. Ou o que você quiser. Monte ele pensando em você e o que você mais gosta.

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3. Criar uma rotina para a hora de dormir.

A hora de dormir é só sua e de mais ninguém, mesmo que você divida a casa, o quarto ou a cama com outra pessoa. Transformar esse momento num ritualzinho agradável é um mimo para você mesma: seja limpar o rosto com cuidado, tomar um chazinho cheiroso sempre na mesma caneca ou ler algumas páginas de um livro do coração.

4. Fazer uma lista de coisas que você faz muito bem, e tentar fazer essas coisas com mais frequência.

Pode ser algo que você cozinha muito bem, uma caipirinha que seus amigos sempre te pedem pra fazer, uma música que você dubla perfeitamente, desenhar, fazer um coque. Tudo o que te der motivo para se orgulhar.

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5. Imprimir e emoldurar uma foto sua que te deixa muito feliz.

Porque se enaltecer não é apenas permitido como recomendado! Valem desde uma selfie até um fotão em grupo. Se bobear pode até criar um altarzinho para si mesma, com uma florzinha, um cristal, mais alguma coisa bonita ao lado da sua foto.

6. Tentar reservar um tempinho, regularmente, para estar com pessoas que te fortalecem.

Sabe aquelas pessoas que fazem sua alma se sentir mais leve, que dão o famoso quentinho no coração? Num mundo ideal, a gente nunca passaria muito tempo sem uma boa sessão de conversa com gente assim. Se a agenda estiver muito apertada ou você não estiver conseguindo sair muito de casa, um bom e velho telefonema também vale.

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7. Investir no autoconhecimento.

Além de terapia, que nem sempre é acessível financeiramente, vale meditar, ler sobre o tema, buscar alguma prática que ajude a gente a mergulhar dentro de si mesma e tentar se compreender melhor.

8. Fazer uma atividade física sem nenhuma preocupação com "resultados".

Instagram / Wil343 / Via instagram.com

Fazer exercício físico pode ser uma delícia. O que às vezes estraga é a carga de cobrança e pressão que costuma vir junto, e o foco em resultados estéticos. Experimente se mexer, correr, andar de bike ou qualquer outra coisa, com a mesma vibe de quando você era criança, por puro prazer.

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9. Não se culpar por momentos de preguiça.

Ninguém consegue dar tudo de si o tempo todo. Aceitar que a gente precisa de um tempinho, às vezes até de isolamento, e que nem sempre vamos ter força ou vontade de fazer as coisas é uma forma de carinho com a gente mesma.

10. Aprender a aceitar a dor e os momentos ruins.

Aprender a ter paciência e se dar tempo suficiente para a dor passar é um trabalho mais difícil do que parece mas, por incrível que pareça, pode ser menos sofrido do que tentar fingir pra gente mesma que está tudo bem.

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11. Encher a mente de conhecimento.

Estudar, ler, aprender, são gestos de amor por você mesma, fazem a gente se orgulhar e refletir. Sim, às vezes a gente também acaba ficando com raiva das injustiças do mundo, mas aprender também nos ajuda a encontrar formas de melhorá-lo.

12. Ajudar alguém.

Se sentir útil é um verdadeiro bálsamo para a autoestima. Às vezes passar a tarde ajudando alguém pode ser mais prazeroso do que ficar fazendo nada (real oficial).

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13. Desistir de algo.

A gente vive numa cultura que trata a desistência como fracasso, e por isso às vezes a gente se sobrecarrega e depois se culpa porque algo não deu certo. Deixar pra lá algo que está só consumindo a nossa energia sem dar retorno pode ser um ato de autocuidado e não de fraqueza.

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