13 formas de não pirar quando você está tentando perder peso

Conselhos reais de pessoas que sabem exatamente o que você está passando.

Nós pedimos aos membros da Comunidade BuzzFeed que nos dissessem os maiores desafios que enfrentaram em suas jornadas para transformar sua saúde e bem-estar e como superaram obstáculos à motivação. Recebemos inúmeras histórias de transformação de estilo de vida, e em particular recebemos dicas interessantes de pessoas que decidiram perder peso e, depois de algumas tentativas e erros, fizeram exatamente isso e conseguiram não engordaram depois. Aqui estão as melhores dicas de 13 pessoas que enfrentaram alguns dos aspectos mais difíceis — em sentido físico e emocional — da perda de peso sustentável e refletiram sobre como fizeram isso.

1. Não leve tão a sério fotos de pessoas com corpos perfeitos.

Carolyn Kylstra / pinterest.com / Via buzzfeed.com

"Às vezes, olhar fotos de pessoas mais avançadas na jornada da boa forma pode ser bastante motivador, mas outras vezes isso na verdade pode acabar com você mentalmente. Em algum ponto ao longo do caminho, percebi que olhar as pessoas que eu considerava mais em forma do que eu estava me fazendo me sentir derrotada.

Levei algum tempo para perceber que só porque elas aparecem assim no Instagram ou no Facebook, isso não significa que elas não tenham celulite ou não parem nos últimos cinco minutos de aeróbica ou, de vez em quando, comam um monte de doces. Somos todos humanos!"

— Brooke C.

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2. Não caia na armadilha de pensar que deslizes e fracasso são a mesma coisa.

"A coisa mais importante é não cair na armadilha do 'já que eu falhei, posso [desistir] de tudo'. Aqueles três biscoitos provavelmente não vão atrapalhar tanto assim. Todo aquele pacote será muito mais difícil de compensar.

[Agora], quando reconheço que tomei uma má decisão de alimentação, continuo procurando tornar outras mais saudáveis, em vez de pensar 'ah, se você comeu alguns doces, também pode pedir uma pizza tamanho família'."

— Melanie B.

3. Olhe para você mesmo esperando ver - e com a intenção de comemorar - o progresso.

Orion Pictures

"Descobri que, como você se vê todos os dias, é difícil perceber o quão longe você chegou. Quando me sinto assim, separo uma foto de antes e depois só para me lembrar da diferença de como eu era e de como eu sou agora."

— Cheri H.

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4. Lembre-se de que você está fazendo isso não só pelo resultado, mas também pela jornada.

Disney

"Eu, como muita gente, acho que, se eu comer alguma coisa 'errada' ou tiver um mau dia, semana, etc., meu objetivo não é mais alcançável, e provei que sou um fracasso... Além disso, quando estou me exercitando de forma consistente, comendo corretamente e fazendo tudo certinho, e ainda parece que o número na balança nunca muda, é muito desanimador. A melhor maneira de vencer esses dois sentimentos é lembrar-se de que você está fazendo isso não só pelo resultado final, mas para desfrutar do belo processo e passeio que leva até lá.

Constantes lembretes de autoestima são essenciais."

— Lauren L.

5. Perceba que a felicidade não é determinada pelo número na balança.

"Acabei ganhando uns 2 quilos e percebi que eu era mais feliz com esses quilinhos a mais. Esses 2 quilos eram aquela noite ocasional tomando sorvete ou vinho com os amigos. Eram os 2 quilos que tornavam minha vida melhor, menos obsessiva. Eu ainda me exercito e levo uma vida saudável, mas estou feliz com 2 quilos a mais... Vou deixá-los ficar porque finalmente superei a ideia de que um número na balança traz felicidade.

A única forma de ser feliz é simplesmente ser."

— Annie M.

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6. Encare a boa forma como uma maneira de se cuidar, quer isso signifique se exercitar, quer tirar um dia para descansar.

"Todo dia eu preciso me lembrar de que minha boa forma faz parte de meus cuidados pessoais e que eu preciso disso para honrar meu corpo e mente — quer isso signifique me esforçar naquela última repetição, quer tirar um dia de folga."

— Faith K.

7. Mude o jeito de falar sobre você mesmo.

"Tive de reinventar a maneira como eu falo de mim mesma. Tive de olhar no espelho e sorrir quando via as mudanças no meu rosto, e não procurar falhas em outros lugares. Defini metas pequenas, e isso me deu muita força...

Mas o mais importante era que eu tinha de fazer isso por mim e porque era a minha escolha. Eu tinha de decidir que eu valia a pena."

— Kathleen C.

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8. Reconheça que os deslizes basicamente fazem parte do plano.

"No início, os deslizes sempre derrubam você. Você vai se sentir derrotado e como se não tivesse nenhum objetivo. Mas, depois de alguns (ou vários) deslizes, você começa a perceber que isso faz parte do processo. Todo programa e dieta não funciona da mesma forma para todos. Você vai encontrar o que funciona melhor, daí você vai tropeçar ao longo do caminho.

Mas tropeçar não é falhar. É aprender."

— Anônimo

9. Não se prive.

NBC

"Às vezes eu penso que uma festa, um pedaço de bolo ou um biscoito vai desfazer tudo. Sinto como se estivesse arruinando toda a perda de peso. Às vezes, eu ainda sinto que uma cerveja ou um biscoito vai me fazer ganhar tudo de novo.

A verdade é que eu ainda posso aproveitar uma cerveja, um bolo, etc. com moderação. Minha vida pouco saudável estava cheia dessas coisas o dia inteiro, todos os dias. Eu preciso me lembrar de que minha vida saudável não inclui essas coisas todos os dias, mas só de vez em quando."

— Kortni M.

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10. Defina várias metas, incluindo algumas que não têm nada a ver com a perda de peso.

Sasajo / Getty Images

"... eu defini uma meta de peso final para mim, mas também tinha outras metas a longo prazo, metas de curto prazo, metas de perda de peso e metas de boa forma.

Ter várias metas me ajudou porque, se eu não conseguia atingir uma meta ou não a atingia no tempo certo, eu ainda me sentia bem com as outras que eu TINHA atingido. Por exemplo, minha meta de corrida era correr uma meia-maratona até a Páscoa, e eu também queria atingir minha meta de chegar ao meu peso ideal até o Memorial Day. Eu corri a meia-maratona, mas não cheguei ao meu peso ideal antes do Memorial Day. Mas eu lidei bem com isso, porque podia me alegrar com minha outra realização.

Como a perda de peso é algo complexo, e difícil, achei que era importante estar decidida a alcançar o sucesso."

— Deirdre R.

11. Supere a intimidação na academia percebendo que as pessoas estão tão envolvidas com suas coisas que nem vão ver o que você está fazendo.

Warner Bros.

"Há uma atitude de que as pessoas na academia são uns idiotas presunçosos que vão ficar olhando e zombar de você. Eu tinha certeza de que todo mundo estava se perguntando o que a gordinha estava fazendo na academia. Mas, à medida que comecei a falar com as pessoas, descobri que a maioria delas estavam tão absortas em sua própria jornada de boa forma que não tinham sequer pensado em mim ou, então, haviam notado meu progresso e ficado impressionadas.

Depois, descobri que duas pessoas que se tornaram minhas amigas tinham excesso de peso, mas agora estavam em ótima forma.

A única pessoa me julgando era eu mesma."

— Enid B.

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12. Não tenha medo de pedir aos amigos para compartilhar suas experiências e dar conselhos.

Sally Tamarkin / BuzzFeed

"Outra coisa que aprendi é que não se deve ter medo de perguntar. Use seus recursos e as pessoas ao seu redor. Eu não sabia nada sobre natação ou sobre andar de bicicleta, mas eu tinha amigos que entendiam mais dessas atividades. Fiz perguntas de nutrição às pessoas que eu sabia que tinham tido sucesso em seus planos de dieta/alimentação. E eu trabalhava com uma amiga que me ensinou a treinar condicionamento e força de forma correta.

Não há nenhum problema em não saber o que está fazendo e pedir ajuda. Se você nunca perguntar, a resposta sempre será 'não', e você perderá grandes oportunidades de se aprimorar e aprender."

— Christina M.

13. Acima de tudo, mantenha as coisas na perspectiva certa.

Logo

"Seu corpo é o lar de sua alma. Sua alma é quem você é; seu corpo é apenas a embarcação na qual ela viaja."

— Shelby L.

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