13 coisinhas que você pode fazer contra a bad do mês de janeiro

Voltar ao trabalho e deixar para trás seu doce e merecido descanso pode fazer com que janeiro seja um mês bem deprê. Por isso, reunimos algumas dicas do que você pode fazer se estiver desanimado(a).

Passou o Natal, entrou 2019 e você até já comprou uma agenda nova, mas voltar ao trabalho e deixar para trás seu doce e merecido descanso pode fazer com que janeiro seja um mês bem deprê. Por isso, reunimos algumas dicas do que você pode fazer se estiver se sentindo meio bad.

1. Repense sua rotina depois do trabalho e faça alguns ajustes para você descansar de verdade.

Andrea Hickey / BuzzFeed

Você pode adiantar a parte chata (tirar a maquiagem, preparar o jantar) para logo assim que chegar em casa e aproveitar o resto da noite sem preocupação. Ou o contrário, tirar meia hora para tomar um chá e ouvir um podcast, para relaxar, antes de cuidar do resto.

Publicidade

2. Saia para passear.

Andrea Hickey / BuzzFeed

Se você não curte ir a lugares sem companhia, não precisa exagerar e se arrumar toda para ir ao restaurante ou coisa do tipo. Vá a um café diferentão e peça um bolo com chá ou vá ao cinema um dia depois do expediente.

3. Separe um dinheirinho para comprar alguma coisa legal.

Todo mundo se sente pobre em janeiro, depois de tudo o que gastou no Natal. Ainda assim, tente separar algum dinheiro para comprar algo legal para você – seja um livro novo, ou ir à manicure.

Publicidade

4. Planeje um tempo para "não fazer nada" com uma amiga.

Falando em ficar pobre no começo do ano, sabemos que às vezes a gente reluta em sair de casa porque não pode gastar dinheiro, mas nem por isso você precisa deixar de socializar. Convide uma amiga para assistir Netflix com você ou só mesmo para comer algumas porcarias e falar da vida.

5. Guarde alguns filmes animados para você assistir quando estiver para baixo.

Assistir ao seu filme favorito pode ser mais satisfatório do que ver dez episódios de uma série que você não consegue prestar muita atenção.

Publicidade

6. Planeje coisas simples, mas interessantes, para te manter empolgada

Dami Lee / BuzzFeed

Às vezes, o começo do ano pode te deixar ansiosa pelo tempo que você tem pela frente para preencher com grandes acontecimentos. E mesmo que esses grandes acontecimentos sejam importantes, você também deve valorizar pequenos eventos, como sair para tomar um café com uma amiga ou testar uma nova receita. Grandes eventos que marcam o ano podem ser ótimos, mas não vão acontecer todo dia, e é aí que entra a importância das pequenas coisas.

7. Separe alguns momentos só para você durante a semana.

Muitas vezes passamos a semana só trabalhando e cumprindo obrigações e, quando nos damos conta, a semana já foi embora e não separamos nenhum tempo para nós. Então, se possível, tire um tempo que seja só para você. Anote isso na agenda, se precisar. Seja um tempo para tomar um longo banho de banheira, ou fazer uma aula de ioga, tire um tempo para fazer algo só para você.

Publicidade

8. Deixe seu local de trabalho mais agradável.

Se sua mesa está tão entulhada que bate tristeza só de olhar, o ano novo é uma ótima desculpa para dar um jeito nela. É bem provável que você vá passar bastante tempo ali, e esse é um jeito fácil e simples de "resetar" tudo.

9. E deixe sua casa mais alegre.

Quando a árvore de Natal vai embora, vai com ela o clima festivo. Para compensar, você pode manter alguns pisca-piscas, velas, ou até mesmo uma daquelas lâmpadas que mudam de cor para deixar o ambiente mais animado.

Publicidade

10. Faça algum exercício que você não sinta que está fazendo exercício.

Flo Perry / BuzzFeed

Tá, eu sei que fazer academia não parece empolgante, mas que tal dar uma volta de bicicleta no sábado de manhã ou fazer uma caminhada vestindo aquele seu vestido favorito? Isso vai te ajudar a ficar mais desperta e renovada, no mínimo.

11. Tire um tempo para planejar a viagem ideal para seu ano.

Annie Daly / BuzzFeed

"Resoluções de Ano-Novo:
1. Viajar mais
2. Conseguir o dinheiro para fazer isso acontecer."

Como você acabou de voltar ao trabalho, é meio improvável que já esteja pensando nas férias. Apesar disso, esse é um bom momento para você se dar ao luxo de planejar suas viagens.

Publicidade

12. Mude os períodos em que você costuma fazer as coisas chatas e as interessantes.

Loryn Brantz / BuzzFeed

Se você costuma deixar suas tarefas de casa para o sábado de manhã, experimente fazê-las na sexta à noite. Se você passa um tempão ansiosa pelos planos para a sexta à noite, então planeje algo para uma noite de quarta. Parte da culpa desse sentimento do começo do ano se deve à sensação de voltar à velha rotina. Com essas mudanças, você vai, ao menos, amenizar essa sensação.

13. Use aquelas coisas bonitas que você fica guardando para ocasiões especiais.

Marika Popandopulo / BuzzFeed

Queime aquela vela bonita e cheirosa, vista aquela saia que você acha que precisa de uma "ocasião" especial e use aquele seus produtos de beleza chiques que você não sabe ainda quando deve usar. Se não for agora, quando será? Esse é um momento tão bom quanto qualquer outro para aproveitar as coisas boas da vida!

Publicidade

Veja também:

Por que fazer faxina às sextas de noite foi a melhor decisão que já tomei

Escrito por Rachel Wilkerson Miller • há 3 anos

Por que abandonei minha longa rotina de cuidados com a pele sem olhar para trás

Escrito por Natalya Lobanova • há 3 anos

O que é um diário em tópicos e por que você deveria ter um

Escrito por Rachel Wilkerson Miller • há 5 anos

A tradução deste post (original em inglês) foi editada por Luísa Pessoa.

Publicidade

Veja também