13 coisinhas que quem sofre de ansiedade precisa saber

As coisas grandes ajudam, mas as coisas pequenas também.

Como muita gente, tenho ansiedade. No meu caso, ansiedade social misturada com um pouquinho de ansiedade generalizada.

Chamo isso de Eau D'Neurosis.

Minha ansiedade me mantém acordada à noite, me faz questionar TUDO, afeta como eu interajo com as pessoas e, no geral, é uma merda.

Se ansiedade fosse uma pessoa, seria aquele cara que vai a festas, rouba toda a comida e depois tenta explicar seu TCC para você.

Durante os anos, desenvolvi algumas estratégias e truques que me ajudam a gerenciar e até a diminuir minha ansiedade. Coloquei minhas melhores dicas na lista abaixo:

Talvez elas também te ajudem! Ou talvez você as odeie. Se você odiar, PELO AMOR DE DEUS, NÃO ME DIGA OU EU VOU ME PREOCUPAR OBSESSIVAMENTE COM ISSO PRA SEMPRE.

Publicidade

1. Encontre um tempo todos os dias para se desligar completamente.

Certamente todos nós já lemos pelo menos um artigo sobre o mal que faz olhar para telas o dia todo, não é? No geral, sou bem viciada no meu smartphone, portanto me sinto meio hipócrita dizendo isso, já que sou a PIOR quando se trata de deixá-los de lado.

Mas, falando sério, descobri que tirar pelo menos uns 20 minutinhos por dia para desligar meu notebook e meu telefone e colocá-los em outro cômodo enquanto leio um livro ou dou uma volta lá fora é realmente bom para me colocar em um estado mental melhor. Também tenho tentado não ficar no telefone antes de ir dormir, pois já notei que isso me ajuda a dormir melhor – e como alguém cronicamente notívaga, tudo o que me deixar mais perto do santo graal das oito horas de sono é uma bênção.

2. Favorite vídeos e clipes que te acalmem.

Por algum motivo, descobri que assistir a vídeos dos meus filmes preferidos da Disney no YouTube é absurdamente relaxante. E também mashups de músicas da Disney. E também o mashup da Disney no vídeo acima. Basicamente, tudo da Disney. Tenho meus favoritos salvos e, quando me sinto ansiosa, posso imediatamente assistir a algum deles e me sentir um pouco mais calma.

Publicidade

3. Exercício.

Exercício libera endorfinas. Endorfinas deixam você feliz. Gente feliz não atira no marido. Ou algo assim. Talvez as endorfinas não garantam uma existência feliz e livre de assassinatos, mas tenho certeza de que malhar pode ajudar a combater a ansiedade. Claro que subir e descer correndo as escadas pode não te livrar instantaneamente de um ataque de pânico, mas sempre noto uma diferença grande na minha mentalidade quando estou me exercitando regularmente e quando não estou.

Se você odeia academia (como eu), há várias aulas específicas por aí. Também ouvi falar que ioga (e as técnicas de meditação que você aprende com ela) também podem ser bem úteis para quem sofre de ansiedade.

4. Descubra um aroma que te relaxe.

Tudo bem se você não acredita nisso, mas eu 👏 bato palmas 👏 para a 👏 aromaterapia. 👏

Sempre carrego um roll-on de óleo essencial na minha bolsa para passar nos meus pulsos, sou uma grande fã de velas e banhos aromáticos e também uso um spray para travesseiro que me ajuda a dormir. Talvez eu seja só uma criatura dada ao luxo, mas existe algo no ritual de todas essas coisas e em tirar um momento para me concentrar em acender uma vela ou preparar um banho que acho muito relaxante – assim como o aroma em si.

Publicidade

5. Tome chá.

Já foi provado que a cafeína, em geral, potencialmente exacerba a ansiedade (o que faz todo sentido para mim – o café me deixa agitada como nenhuma outra coisa), já que ele acelera seu batimento cardíaco e pode prejudicar seu sono. Portanto, considere a ideia de trocar seu café por alguma infusão sem cafeína.

Além disso, acho infusões herbais super-relaxantes. Talvez seja um placebo ou uma reação aprendida, mas uma caneca de rooibos, camomila ou alguma mistura anti-ansiedade com algumas gotas de Rescue Remedy (floral de Bach) funciona que é uma maravilha comigo.

6. Ouça.

DreamWorks

Há um tempo atrás, experimentei algumas técnicas diferentes de um psicólogo para aliviar a ansiedade social. Todas elas funcionaram em níveis variados, mas a que eu achei que mais ajudou foi ouvir.

Soa simples demais, mas, de acordo com o psicólogo, quando interagimos com os outros, frequentemente nos pressionamos a entretê-los, o que "inunda nosso cérebro com hormônios do stress". No entanto, quando colocamos esse ônus sobre a outra pessoa, fazendo perguntas e simplesmente ouvindo-a, isso nos permite relaxar. Tentar ouvir mais os outros também me ajuda a me distrair das minhas próprias ansiedades, porque fico focada neles.

Além disso, ouvir podcasts ou montar uma playlist relaxante para tocar quando você precisar também pode ser útil. Nomeei minha playlist relaxante como "Camomila, extra-forte" porque todas as minhas playlists têm nome de chá – sim, sou trágica assim mesmo.

Publicidade

7. Mude sua paisagem.

Desde fazer uma viagem bate-volta e sair de casa para dar uma caminhada, passando por simplesmente levantar da sua mesa e se sentar no banheiro por um instante (espaços pequenos e fechados têm algo que me relaxa – provavelmente fui um camundongo em uma vida passada). Mudar fisicamente onde estou funciona como um interruptor para mim, me ajudando a desligar de uma mentalidade ruim.

Se você puder sair ao ar livre, recomendo muito, já que encher os pulmões de ar fresco e ver uma bela paisagem podem ser ótimas maneiras de pausar e realinhar os pensamentos.

8. Comunique-se.

Isso tem duas partes. Em primeiro lugar, interagir com amigos pode ser bem útil quando você está se sentindo ansioso. A socialização libera oxitocina (o hormônio do amor). Apesar de não ser uma solução instantânea, isso pode nos ajudar a nos sentirmos mais calmos e positivos. Portanto, se você estiver se sentindo ansioso, vale a pena ver se alguns amigos estão disponíveis para dar uma volta.

Em segundo lugar, vale a pena se comunicar com seus amigos para informá-los do que você está passando e o que você precisa deles. Falar sobre sua saúde mental pode ser assustador, mas, se seus amigos forem realmente seus amigos, eles irão querer te apoiar. E eles só conseguirão fazer isso se souberem o que está acontecendo. Talvez você queira a compreensão deles caso você esteja agindo um pouco estranho. Talvez você precise desabafar, sem culpa. Talvez algo que eles façam, pensando que estão ajudando, está te afetando negativamente e você precisa que eles parem. Seja o que for, a única maneira de receber isso é pedindo.

Publicidade

9. Questione os pensamentos negativos.

The Late Show with Stephen Colbert / Via giphy.com

Há várias técnicas diferentes de terapia para ansiedade, desde a terapia cognitiva comportamental até a técnica da atenção plena (mindfulness). Todas têm seus méritos, algumas podem funcionar para você, outras não. Uma das técnicas de terapia mais úteis que já descobri, contudo, é aprender a questionar meus pensamentos negativos.

Por exemplo, muito da minha ansiedade é social, e, quando falo com as pessoas, costumo sentir receio de estar incomodando, portanto penso que não falar com elas é fazer um favor. Hoje em dia, quando penso nisso, tento olhar por outro ângulo – ao ficar calada ou fugir de uma conversa, será que eu estou parecendo grossa? Talvez, em vez de poupar a outra pessoa do meu papo constrangedor, sem querer posso ter feito com que ela se sentisse ansiosa ou rejeitada.

Questionar pensamentos negativos e tentar olhá-los por outro ângulo pode ajudar a mudar padrões de pensamentos negativos e evitar que você se afunde em uma mentalidade negativa.

10. Encontre uma forma de ocupar suas mãos.

Quando eu era criança, eu costumava tricotar, o que em retrospectiva explica muito da minha vida escolar. Por ser bem ritmado, o tricô me coloca em meio que um transe e sempre me sinto mais tranquila depois.

Mas não precisa ser tricô; você pode comprar uma bolinha anti-stress! Ou um anel anti-stress! Ou um livro de colorir! Ou qualquer coisa que você possa usar para manter suas mãos ocupadas. Talvez ajude você a se distrair da sua ansiedade por cinco minutos e a aliviar um pouco da energia nervosa acumulada.

Publicidade

11. Passe tempo com animais.

Passar tempo com animais tem um efeito positivo nas pessoas. Mas não se afobe em arranjar um animal de estimação antes de estar preparado!

Se realmente você se sentir pronto para ter um animal, aí recomendo 100% que você adote um, em vez de comprar!

12. Aceite sua ansiedade.

Sim, sei que isso soa questionável. Mas me escute. Por muito tempo, achei que houvesse algum tipo de "cura" mágica para a minha ansiedade. Quando eu saía de uma crise de ansiedade, eu pensava: "Ah, que ótimo, estou curada agora!" e esquecia disso até que, *BAM*, eu tinha uma recaída. Essa mentalidade significava que eu iria 1) me sentir um fracasso porque minha ansiedade havia retornado e 2) ser pega completamente de surpresa pela recaída.

Aprender a aceitar que a minha ansiedade é menos como uma catapora mental e mais uma condição com a qual terei que conviver – e que posso ajudar a minimizar com terapia, mecanismos de controle e comportamentos aprendidos – significa que estarei mais preparada para momentos de crise. E, já que agora estou sempre tentando seguir minhas técnicas de combate à ansiedade até durante meus bons momentos, tenho notado que minhas piores crises têm vindo com menos frequência e geralmente consigo evitá-las... *bate na madeira*

Publicidade

13. Não deixe ninguém que não seja seu terapeuta dizer como você *deveria* lidar com a sua ansiedade.

Jason Katzenstein / BuzzFeed / Via Instagram: @j.a.k._

O que escrevi são apenas sugestões que têm me ajudado, e, se elas não funcionarem com você, NÃO TEM PROBLEMA NENHUM. Existem vários tipos diferentes de ansiedade, desde ansiedade social até o stress e a preocupação que todo mundo sente (se você nunca sentiu isso, por favor me contate, acho que você pode ser um labrador disfarçado). Some a isso o fato de que todos nós somos pessoas diferentes com metabolismos, mentalidades e reações diferentes.

O importante é não deixar ninguém fazer com que você se sinta mal por qualquer coisa que funcione com você ou que alguém tente te dizer que você está fracassando porque o método DELE de lidar com a ansiedade não é o seu preferido. Funciona de dois jeitos: Já tive amigos bem intencionados com ansiedade usarem suas técnicas de terapia em mim e isso sair pela culatra e também já teve gente que me disse que velas e banhos são besteiras com efeito placebo. Mas e daí se for? O importante é que funciona comigo, e, se alguma coisa funciona com você, CONTINUE FAZENDO ISSO. Não tem nada errado com um bom e velho placebo, SÓ ACHO.

Conversar com seu médico e fazer terapia são muito importantes e valem a pena, mas se algo pequeno como acender uma vela também te ajudar, isso também é válido. E não importa o que ajudar, o mais importante é sempre respeitar os mecanismos de controle dos outros, quaisquer que esses sejam. Afinal, estamos todos juntos nessa.

Veja também