12 truques fáceis para manter frutas e verduras muito mais fresquinhas

Firmes e verdinhas por muito mais tempo.

1. Maçãs e bananas precisam ficar separadas das outras frutas.

Maçãs e bananas produzem mais etileno (um hormônio vegetal que regula o crescimento) do que outras frutas, por isso essas duas amiguinhas tendem a fazer amadurecer mais rápido qualquer outra fruta que ficar perto delas.

Saldesign16 / Via Instagram

2. E enrole um pouco de filme plástico nos talos das bananas.

Para fazer as bananas durarem mais, nunca as coloque na geladeira, porque o frio faz as cascas ficarem pretas. Em vez disso, embrulhe os talos do cacho inteiro em filme plástico. É pelos talos que sai o etileno, então manter ele coberto vai retardar o processo de amadurecimento.

Publicidade

3. Tire os tomates da sacola plástica assim que chegar em casa.

É melhor guardar os tomates soltos do que dentro da sacola. De novo, por causa do etileno, que vai ficar preso ali dentro. Mas se por acaso eles estiverem muito verdes, e você quiser fazer eles amadurecerem logo, coloque uma banana dentro da sacola.

4. E o ideal também é guardar tomates fora da geladeira.

Tem explicação científica! Em ambientes frios, os genes responsáveis por dar ao tomate parte de seu sabor são desativados. E esse processo é irreversível, então tomates que ficaram na geladeira por mais de três dias já devem estar sem sabor, infelizmente.

Pauline Garretti / Via Instagram

Publicidade

5. O manjericão deve ser tratado como um delicado buquê de flores.

Para conservar aquele manjericão fresquinho e recém-colhido, tem que guardar na geladeira, certo? Na verdade não. O melhor é deixar fora da geladeira, com os caules mergulhados em um copo d'água grande, como um vaso mesmo. E, assim como no caso das flores, você precisa trocar a água todos os dias.

Cedric Mourot / Via Instagram

6. Não guarde cebolas e batatas juntas.

Elas ficam uma delícia juntas no prato, mas antes de ir para o fogo é melhor deixar cada uma no seu canto. Ambas precisam ser guardadas em condições semelhantes (em um lugar fresco, seco, ventilado e fora do alcance da luz), mas se estiverem juntas têm mais chances de começar a brotar (e no caso da batata, isso quer dizer que está estragada).

21paysans / Via Instagram

Publicidade

7. E, definitivamente, não guarde suas batatas na geladeira.

A geladeira é fria demais para as batatas! Quando expostas a temperaturas mais baixas, seu amido começa a se transformar em açúcar, coisa que altera bastante o sabor delas.

Face official / Via Instagram

8. Por falar nisso, a melancia também não vai na geladeira.

Não se você quiser aproveitar seus benefícios para o organismo. As melancias guardadas em temperatura ambiente têm muito mais antioxidantes e nutrientes do que aquelas guardadas na geladeira. Mas sendo que comer a melancia geladinha é gostoso demais, pode cortar algumas fatias e deixá-las gelando por alguns minutos antes de comer.

Produce Allianc3 / Via Instagram

Publicidade

9. Para guardar o alho, pode deixar ele pendurado dentro de uma MEIA-CALÇA.

Uma meia nova que você vai usar só para isso, claro. Coloque uma cabeça de alho na parte do pé e dê um nó, coloque mais uma, dê outro nó, e assim em diante. A ideia é evitar que as cabeças de alho encostem umas nas outras. Essa dica também pode servir para cebolas. E se você quiser guardar os dentes de alho já descascados, deixe dentro de um pote cobertos com azeite de oliva.

Elsa Pereira / Via Instagram

10. Frutas e rolhas de vinho são amigas!

Se você andou tomando seus vinhozinhos e eles vieram com rolhas, guarde elas junto com as frutas: elas absorvem a umidade e emitem um odor você não sente, mas que mantém afastadas as mosquinhas. Toma essa, sociedade.

Natalie Mathieu / Via Instagram

Publicidade

11. Ponha papel-toalha entre as folhas de alface para elas não murcharem.

Quando guardar alface ou espinafre na geladeira, coloque camadas de papel-toalha entre as folhas. Ele vai absorver o excesso de umidade e retardar o processo de amadurecimento, deixando as verduras fresquinhas por mais tempo.

12. E, finalmente, use suco de limão para deixar o abacate ~impecável~.

Quando você corta o abacate, ele tende a escurecer. Para retardar esse processo, esfregue algumas gotas de suco de limão na parte cortada. O ácido cítrico no suco do limão age contra a oxidação do abacate. Depois, é só deixar na geladeira num pote hermeticamente fechado ou embrulhado em plástico-filme.

Publicidade

Esse artigo foi escrito originalmente em francês.

Veja também:

30 truques que facilitarão sua vida na cozinha

23 dicas fáceis para deixar sua comida deliciosa

Você já tem o app do BuzzFeed Brasil no seu celular? Baixe gratuitamente no Android e no iOS para ver todos os nossos testes, vídeos, notícias e muito buzz.

Veja também