12 truques de chefs de cozinha para preparar ovos

Para você comer o melhor ovo mexido da sua vida!

Alida Barden/BuzzFeed

Se tem alguém que sabe como preparar um ovo perfeito, são os chefs profissionais. São eles que dominam os truques que ajudam a fazer um ovo mexido perfeito ou um ovo poché super macio.

Então, reunimos as 12 melhores dicas deles para preparar ovos:

Publicidade

1. Antes de fazer ovos poché, ferva-os por 10 segundos dentro da casca. Isso deixará a clara mais firme ao redor da gema.

, Jesse Szewczyk/BuzzFeed

Esta técnica ajudará você a conseguir aquela forma oval perfeita, impedindo que a clara se espalhe. Com cuidado, coloque os ovos inteiros na água fervente por 10 segundos; remova-os e quebre-os dentro de uma cumbuquinha. O ovo ainda estará completamente cru, mas a parte externa da clara ficará firme o suficiente para mantê-lo unido.

Dica de: Julia Child

Mais: Saiba mais sobre a técnica da fervura de 10 segundos de Child (em inglês).

2. Remova seus ovos mexidos do fogo antes que eles cozinhem totalmente para que o calor residual termine de cozinhá-los e eles fiquem no ponto.

Zbarovskiy96 / Getty Images

As panelas permanecem quentes por bastante tempo, o que significa que a comida continuará cozinhando — então, logo antes de seus ovos atingirem seu ponto preferido, remova-os do fogo. O calor residual da panela continuará o processo de cozimento; assim, seus ovos mexidos não passarão do ponto.

Dica de: Jamie Oliver

Mais: Veja a receita de ovos mexidos de Oliver (em inglês).

Aproveite para conferir o post: Fiz a receita de ovos mexidos de 5 chefs para descobrir qual era a melhor

Publicidade

3. Para que seus ovos mexidos fiquem mais macios e cremosos, comece a prepará-los na panela ainda fria.

Taylor Miller/BuzzFeed, Taylor Miller/BuzzFeed

Se você gosta de ovos mexidos cremosos, esta é a melhor técnica para você. Basta começar o preparo dos seus ovos em uma panela ou frigideira fria com um pouco de manteiga, cozinhando-os aos poucos e mexendo sempre. Quando a panela esquentar, remova do fogo e continue mexendo. Coloque de volta e repita o processo de modo que a panela nunca fique quente demais. Essa técnica resultará em uma textura super aveludada que lembra um creme.

Dica de: Gordon Ramsay

Mais: Veja a receita de ovos mexidos cremosos de Ramsay (em inglês).

4. Pode parecer óbvio, mas lembre-se de aquecer seu prato antes de servir seus ovos — a cerâmica fria retira totalmente o calor deles.

Getty Images

Ok, pode parecer óbvio, mas aquecer o prato antes vai fazer seus ovos permanecerem quentes, macios e deliciosos. Coloque o prato em um forno quente (não muito!) durante a preparação; quando você terminar, ele estará pronto e aquecido.

Dica de: Alton Brown

Mais: Veja a receita de ovos mexidos de Brown (em inglês).

Publicidade

5. Para conseguir fazer ovos mexidos lisinhos e sem grumos, passe os ovos por uma peneira fina depois de batê-los e finalize com crème fraîche.

Tarik Kizilkaya / Getty Images

Isso ajudará a desintegrar as gemas e as claras e a remover quaisquer imperfeições. (Porque nada é pior do que encontrar um pedacinho de casca em ovos mexidos.)

Dica de: Thomas Keller

Mais: Veja a receita de ovos mexidos de Keller (em inglês).

6. Quebre os ovos dentro de saquinhos feitos com filme plástico resistente ao calor — assim, você só precisa colocar as bolsas dentro da água fervente e esperar.

Jesse Szewczyk/BuzzFeed, Jesse Szewczyk/BuzzFeed

É assim que a maioria dos restaurantes fazem, e faz sentido. Os saquinhos fazem com que os ovos continuem unidos e impedem que as claras se espalhem na água. Cubra uma tigela pequena com filme, unte-o com spray antiaderente e quebre o ovo dentro dela. Feche a parte de cima e coloque dentro da água fervente. Depois de cozinhar, é só abrir; seu ovo estará pronto para ser degustado.

Dica de: Martha Stewart

Mais: Veja o passo a passo aqui (em inglês).

Publicidade

7. Use um alfinete para furar seus ovos de modo que eles não rachem.

1001gece / Getty Images, Ryersonclark / Getty Images

Sabe quando você coloca um ovo dentro da água fervente e ele racha imediatamente? Você pode impedir que isso aconteça fazendo pequenos furos onde fica a bolha de ar (na extremidade mais arredondada do ovo). Isso permitirá que o ar escape e diminuirá a pressão para que a casca não rache.

Dica de: Jacques Pépin

Mais: Veja três outras técnicas de preparação de ovos de Pépin (em inglês).

8. Comece a preparar seus ovos mexidos com um garfo e, quando eles começarem a coagular, mude para uma espátula.

Webphotographeer / Getty Images

O garfo ajudará a desintegrar os ovos durante a fase inicial do cozimento, e a espátula permitirá a formação de pedaços grandes durante os últimos segundos. (Só tenha cuidado para não riscar sua panela antiaderente ao usar o garfo! Se tiver garfos de plástico em casa, é hora de usá-los.)

Dica de: Tom Colicchio

Mais: Saiba mais sobre a técnica de ovos mexidos de Colicchio (em inglês).

Publicidade

9. Para cada dois ovos que você fizer, adicione uma gema extra a fim de melhorar o sabor e a textura do seu preparo.

Nungning20 / Getty Images

A gema confere uma cor mais vibrante, agrega gordura (o que significa mais sabor) e dá uma textura mais saborosa. Com as claras que sobrarem, você pode fazer merengues ou omeletes, e pode ainda congelá-las para usar depois.

Dica de: Nathan Myhrvold

Mais: Veja a receita de ovos mexidos de Myhrvold (em inglês).

10. Antes de tentar virar seu ovo, aqueça sua espátula no óleo quente para que ele não grude nela.

Fishysam / Getty Images

O aquecimento da espátula de metal no óleo quente impedirá que os ovos fiquem grudados nela quando você for virá-los. Incline um pouco a panela para que todo o óleo se aglomere em um só lugar e você possa aquecer a espátula. (Pois é menos provável que os ovos grudem em superfícies quentes.)

Dica de: José Andrés

Mais: veja outras 10 dicas profissionais para a preparação de ovos (em inglês).

Publicidade

11. Durante a preparação, cubra seus ovos fritos com uma tampa para assegurar que as claras fiquem totalmente cozidas e as gemas permaneçam moles.

Isso retém o vapor e ajuda a cozinhar a parte de cima do ovo sem que você precise virá-lo. É a técnica perfeita para pessoas que gostam de gema mole — e você pode ter certeza de que não vai acabar comendo aquela clara mal cozida que às vezes fica nos ovos fritos.

Dica de: Billy Wright e Jack Layer

12. Faça ovos mexidos macios em menos de um minuto preparando-os com um vaporizador de espresso.

Getty Images

Se você tiver a sorte de ter uma máquina de espresso em casa, pode fazer ovos mexidos usando o vaporizador. Coloque-os em uma xícara misturando com o que quiser (leite, creme etc.) e vaporize-os por cerca de 30 segundos. Eles cozinharão super rápido, e o vapor ajudará a mantê-los úmidos.

Dica de: Jody Williams

Mais: veja a receita de ovos mexidos vaporizados de Buvette (em inglês).

Publicidade

Veja também:

17 dicas fáceis de cozinha que vão deixar sua comida ainda mais gostosa

11 truques para preparar ovos que aprendi na escola de culinária

Estas são as melhores dicas que aprendi na escola de culinária

Fiz a receita de ovos mexidos de 5 chefs para descobrir qual era a melhor

Você já tem o app do BuzzFeed Brasil no seu celular? Baixe gratuitamente no Android e no iOS para ver todos os nossos testes, vídeos, notícias e muito buzz.

A tradução deste post (original em inglês) foi editada por Luísa Pessoa.

Veja também