12 dicas para aproveitar melhor suas roupas

Para tomar decisões melhores tanto na hora de fazer combinações quanto na hora de adquirir novas peças.

1. Experimente olhar para as roupas do seu armário com o mesmo interesse que você olha para as roupas em uma loja.

Olgapink / Getty Images

Sabe quando você entra na Forever 21 se propondo a gostar de alguma coisinha para levar para casa? Você olha as araras com cuidado, pensa com o que aquilo pode combinar... Então, seja mais legal com as suas roupas. Elas já fizeram você sentir isso por elas em uma loja, lembra?

2. Procure referências de Pinterest com peças parecidas com as suas.

br.pinterest.com[]=jaqueta%7Ctyped&term_meta[]=jeans%7Ctyped&term_meta[]=tenis%7Ctyped&term_meta[]=branco%7Ctyped

Mais do que sonhar com a roupa alheia, procure fotos com pessoas vestindo peças parecidas com as suas para ter novas inspirações na hora de se vestir.

Publicidade

3. Separe suas peças favoritas e tente explicar para si mesma o motivo de você gostar tanto delas.

Chiociolla / Getty Images

É por causa da cor? Do tecido? Do corte? Do caimento? O que estas roupas têm que outras peças que vivem no fundo da sua gaveta não têm?

4. Faça um esforcinho para não usar sempre as mesmas combinações de roupas.

Tente explorar ao máximo o potencial do que você tem. Às vezes suas peças são mais versáteis do que você imagina. Ouse um pouquinho. Dê uma chance para novas combinações. Você pode se surpreender!

Publicidade

5. Passe para frente o que você realmente não usa ou que não tem tanto a sua cara assim.

Nito100 / Getty Images

Provavelmente estas peças estão em ótimas condições, porque quase nunca saem do armário para passear. Como você já vai ter sacado com o item anterior o motivo de não querer usar estas benditas, doe para alguém que vai ser feliz com elas, ou venda, ou troque com amigas... Enfim, faça o que você achar melhor para tirá-las da sua vida: você elimina o ruído do seu guarda-roupa, passa a enxergar apenas o que usa e isso te faz tomar decisões melhores tanto na hora de fazer combinações quanto na hora de adquirir novas peças.

6. Faça um desafio: tente usar todas as peças que você tem no armário, sem repetir.

Paramount Pictures

É muito comum usar sempre as mesmas coisas. Eliminando o que você realmente não quer mais usar, faça o exercício de tentar se vestir com tudo que está ali pelas próximas semanas. É claro que isso não vai incluir vestidos de festa se você não tem uma festa para ir, mas isto vai te ajudar a variar mais na suas escolhas – e talvez você até encontre uma nova peça favorita.

Publicidade

7. Ou então considere criar um armário-cápsula.

Uma versão diferente de usar tudo o que você tem, a ideia do armário-cápsula é separar um número específico das suas peças e se propor a usar só elas por um tempo, sem comprar coisas novas. Você guarda o que não vai usar, para dar uma arejada nas suas escolhas e pode ir trocando a seleção de tempos em tempos, quase como indo às compras dentro do seu próprio guarda-roupa.

8. Dê um jeito naquilo que precisa de ajustes.

Disney

Você comprou um vestido longo e jurava que ia mandar fazer a barra, mas já faz um ano e até agora nada. Ou tem aquela calça que seria ótima para trabalhar, só que ela precisa de uma pence e você não sabe fazer, então ela habita seu armário. Ou qualquer outro exemplo que vá ser resolvido com a seguinte dica: AJUSTE OU MANDE AJUSTAR O QUE CARECE SER AJUSTADO DE UMA VEZ. Mandar uma peça para a costureira vai ser mais barato do que comprar outra.

Publicidade

9. Aceite quando uma roupa que você ama muito está em petição de miséria.

Dói. Eu sei. Se sua peça favorita esta desbotando, rasgada, em frangalhos... É preciso aceitar quando, infelizmente, uma roupa já deu o que tinha que dar. Se você quiser muito, pode usar de pijama, quem sabe deixar ela guardadinha. Você não merece andar por aí vestindo TRAPOS.

10. Pare de usar o que faz você se sentir super desconfortável.

Nickelodeon

Tem quem goste de usar salto, mesmo sentindo um certo desconforto. E tudo bem, é uma escolha. Agora, não existe nada pior do que passar o dia vestindo algo que faz você se sentir mal. A roupa te aperta? Pinica? O tecido pegou cheiro e você só lembra quando já está usando? Elimine estas peças, você merece.

Publicidade

11. Responda: suas roupas combinam com a sua vida?

Warner Bros

Ninguém está falando que você só deveria ter calças sociais e nenhuma blusinha de paetê porque no seu trabalho você é obrigada a usar roupas formais. Mas perceba quantas peças você tem que nunca consegue usar porque não tem onde.

12. Tenha um armário só com peças de roupa que te deixam feliz.

Sabe aquela coisa de que qualidade é melhor que quantidade? De verdade, você não precisa necessariamente de milhões de peças. Ter o que realmente combina com você, com a sua vida e que te faz se sentir bem deixa qualquer armário muito mais valioso.

Publicidade

Veja também:

21 dicas para comprar roupas em lojas de departamento como uma expert

O armário-cápsula é a solução para economizar e se vestir melhor

Quer mais posts gostosinhos e dicas legais na sua vida? Assine a newsletter do BuzzFeed de Estilo e Bem-Estar!



Caso não consiga ver a caixa de inscrição acima, inscreva-se aqui!

Veja também