12 dicas de autodefesa que podem ser úteis um dia

O mundo é cheio de gente horrível. Eis aqui o conhecimento de que você precisa para ter certeza de que essa gente não atrapalhe sua vida.

Estas dicas não substituem cursos profissionais de autodefesa nem ajuda das autoridades, mas elas definitivamente podem te tirar de uma encrenca.

1. Desprenda-se de um lacre plástico.

Lacres plásticos são muito usados por sequestradores já que são muito mais baratos que algemas. Usando apenas seu corpo e alguma determinação, você pode se soltar deles.

Instruções aqui.

Publicidade

2. Evite ser um alvo de alguém em um elevador, parando a cada andar.

Digamos que você está entrando no seu prédio ou indo embora do seu trabalho tarde da noite e um estranho segue você elevador adentro. Aperte os botões de todos os andares. Ninguém ousará atacar você se a porta ficar abrindo constantemente.

Use esta dica com moderação e confie nos seus instintos. Na melhor das hipóteses: você evitou um ataque. Na pior das hipóteses, você agora é o Buddy (de "Um Duende em Nova York") do prédio. Mas de qualquer forma, você está são e salvo.

3. Se alguém tentar assaltar sua casa ou atacar você, vá para a cozinha.

(Obviamente, se você tiver acesso a um telefone, chame a polícia primeiro.)

Só você, a pessoa que vive aí, sabe onde você guarda facas, pratos quebráveis e temperos que podem ser armas em potencial. Se tudo o mais fracassar, comece a gritar e a jogar utensílios e panelas para alertar os vizinhos com o barulho.

Publicidade

4. Invista em um anel para autodefesa.

Não só estes anéis da vendedora Anja Guggenheim no Etsy são lindos como também servem como arma quando você for provocada. Tipo uma versão mais discreta de um soco inglês.

5. Se alguém tentar atacar você na rua, não fique parado.

Mesmo que você não seja um atleta ou treinado em autodefesa, você tem as habilidades para lutar. Lutadores inexperientes tendem a ficar parados, portanto lembre-se de usar todas as partes disponíveis do corpo, como joelhos, cotovelos e pernas.

Publicidade

6. Baixe alguns aplicativos de segurança no seu celular.

Se você estiver correndo sozinha ou viajando tarde da noite, o Stay Safe permite que você informe o tempo e trajeto estimados da viagem e, caso você não atenda ao aplicativo no momento estimado, ele automaticamente envia alertas para uma lista de contatos de emergência configurados por você. O My Panic Alarm transforma seu iPhone em um alarme barulhento e luminoso com um simples toque em um ícone.

7. Decore alguns pontos básicos de pressão.

Desta forma você pode se proteger sem que isso seja excessivamente exaustivo.

Tente manter-se o mais calmo possível e preste atenção na posição do agressor para determinar qual o melhor lugar para acertá-lo caso ele provoque. Por exemplo, não se aproxime para dar um soco no nariz dele se você estiver no ponto certo para acertar o joelho dele com um chute.

Publicidade

8. Saiba como usar o spray de pimenta da forma certa.

Você tem um spray de pimenta no fundo da bolsa mas não tem ideia de como usá-lo em caso de emergência? Eis aqui algumas dicas de como usá-lo de forma eficaz e sem se machucar.

9. Guarde seus itens de valor em uma embalagem de absorvente.

O dispositivo mais eficiente contra roubos porque as pessoas TÊM NOJINHO de itens de higiene feminina. HAHAHAHA NÉ, SEUS LADRÕES???

Publicidade

10. Saiba como se soltar de uma chave de pulso.

Se alguém pegar você pelo pulso, empurre seu braço contra o ponto em que o polegar e os dedos do agressor se encontram (o ponto mais fraco da empunhadura).

11. Solte o cabelo.

Infelizmente, rabos-de-cavalo e tranças podem facilitar que alguém agarre você por trás. Se puder, solte o cabelo até chegar ao seu destino.

Publicidade

12. Siga este conselho.

Acorde todas as manhãs dizendo a você mesma que você é a pessoa mais perigosa que existe...

e que ninguém vai te fuder, e então não deixe ninguém te fazer mal.

Publicidade

Veja também