12 coisas que podem te ajudar diante de tragédias coletivas

Não é que você seja uma pessoa insensível, na verdade, é exatamente o contrário!

1. Dê um tempinho do Facebook.

Chris Corr / Getty Images

Quando alguma coisa muito ruim acontece, o comportamento de quase todo mundo é postar sobre o assunto no Facebook. O que já era uma tragédia pode acabar se tornando uma coisa monstruosa de grande! "Limitar o acesso nessas horas pode ser uma boa para evitar o contágio de um movimento de morbidez", explicou Leila Tardivo, psicóloga e professora do Instituto de Psicologia da USP.

2. Tire cinco minutinhos.

Christopher Corr / Getty Images

Quase ninguém pode se dar ao luxo de pedir um dia de folga, mas aqueles cinco minutinhos na privacidade – pode ser até de uma cabine de banheiro, jogando uma água no rosto e na nuca – podem fazer um bem danado para quem está precisando encontrar um centro em um dia ruim.

Publicidade

3. Reflita sobre sua relação com a tragédia.

Christopher Corr / Getty Images

Nenhuma pessoa tem o direito de desmerecer as condolências e a compaixão de ninguém. E, sim, elas podem trazer um conforto real para quem está sendo diretamente afetado. Mas se perguntar o quanto realmente uma tragédia tem a ver com você pode ser um bom ponto de partida para não ficar triste além da conta. "Solidariedade é uma coisa, mas entender que isso não é diretamente consigo é outra coisa", explicou Leila.

4. Tente entender o que você está sentindo.

Nobuhiro Tsujimura / Getty Images

A gente se esforça o tempo todo pra não ficar pensando no quanto a vida humana é frágil. Quando uma tragédia acontece tudo isso fica escancarado na nossa frente. Mas tentar puxar na fonte a razão de uma tristeza fora de tamanho pode ser sinal que o buraco é mais embaixo. Fique atento, talvez você precise dar mais atenção para sua saúde mental.

Publicidade

5. Não tenha vergonha de olhar pelo lado positivo.

Nobuhiro Tsujimura / Getty Images

"Uma tragédia é sempre triste, mas tem uma força capaz de despertar coisas boas nas pessoas, como compaixão, respeito ao próximo e solidariedade", observa a psicóloga. Não há nada de errado em pensar pelo lado positivo para sair da bad. Não existe vergonha em convocar sua Poliana interior se isso te ajudar a se sentir melhor.

6. Se você não aguenta mais a mesma música, troque o disco.

Jutta Kuss / Getty Images

Às vezes, a pessoa que não para de falar da tragédia não está no Facebook, mas sentada ao seu lado. Não deixe de acolher o que um amigo abalado tem a dizer. Sim, uma tragédia acaba de acontecer. Mas não desista de tentar mudar o assunto se sentir que a negatividade está pesando.

Publicidade

7. Escute uma playlist boas vibes.

Chris Corr / Getty Images

Um estudo da Universidade de Misouri confirmou que ouvir músicas animadas realmente pode ajudar a melhorar o seu humor. Neste post você pode ver recomendações (em inglês) dos nossos leitores com músicas que deixam o astral lá em cima.

8. Veja vídeos que sempre te façam rir.

Christopher Corr / Getty Images

Você sabe de quais vídeos a gente está falando. Mas se você estiver sem ideias, eu recomendo esta coletânea aqui.

Publicidade

9. Converse com um amigo.

Nobuhiro Tsujimura / Getty Images

Sabe aquele amigo que você adora e sempre fica de marcar? Hoje é o dia perfeito para desenrolar esse encontro! Se não der pra ver ao vivo, uma ligação já basta. Vocês vão ter tanta conversa para colocar em dia que dificilmente vai sobrar tempo para ficar falando de coisa ruim.

10. Passeie por lugares seguros na internet.

Oivind Hovland / Getty Images

Quando você não aguenta mais ver coisas ruins na timeline, o Instagram e o Pinterest podem ser mundos mágicos de comidas gostosas, lugares incríveis e coisas bonitas. Se tudo falhar, a gente se esforçou muito para fazer você esboçar pelo menos um sorrisinho nestes posts aqui.

Publicidade

11. Não se sinta culpado por estar tentando fazer com que isso não te afete demais.

Christopher Corr / Getty Images

Não há nada de errado em querer mudar o foco quando uma tragédia acontece. Não é que você seja uma pessoa insensível, na verdade, é exatamente o contrário! Não se sinta culpado por tentar evitar que um dia ruim fique ainda pior pra você.

12. Arregace as mangas e faça algo bom.

Nobuhiro Tsujimura / Getty Images

Se você ainda estiver muito abalado, que tal arregaçar as mangas e fazer alguma coisa? Se você procurar um pouco, provavelmente vai encontrar maneiras práticas de ajudar. Pode ser reconfortante colaborar de uma maneira real a transformar um acontecimento horrível em algo positivo.

Publicidade

Veja também:

24 ideias que vão fazer sua saúde mental te agradecer por você existir

9 coisas que você pode fazer para cuidar melhor da sua mente

O que fazer para aproveitar melhor seus vinte e poucos anos

Veja também