11 substituições deliciosas que você pode começar a fazer na sua alimentação agora mesmo

A ótima notícia é que dá pra comer de tudo e ser feliz

1. Aveia, rainha.

Annapustynnikova / Getty Images

Se ao ler "aveia" você lembrou do mingau da vovó, tá na hora de ampliar seus horizontes. A real é que a aveia pode substituir a farinha de trigo branca em muitas receitas pois é um cereal que contém proteínas, vitaminas, minerais e fibras… a lista de vantagens é longa e gostosa. Mas o importante é saber que ela pode deixar o seu corpinho muito mais saudável e seu estômago muito feliz e saciado. A vovó, como sempre, sabe das coisas.

2. Escolha sua batalhas na hora de comer um lanchinho.

Mariolizaola / Getty Images

Quem não gosta de comer uma coisinha para enganar a fome, né!? Mas se a ideia é dar uma atenção a mais para a saúde e ainda comer algo bom, considere trocas simples como: mudar o pão de queijo regular por um integral – a mesma ideia com o pão de um sanduíche. Ou até, por exemplo, colocar mais salada dentro de um lanche. Você engana a fome, mas não precisa enganar o paladar, tudo continua gostoso.

3. Alternativa ao refrigerante? Temos água com gás e limão.

Bhofack2 / Getty Images

Tá aí uma substituta muito boa pro refrigerante. Não precisamos falar mal de ninguém, muito menos de uma bebida tão docinha e gasosa como o refri, mas a combinação limão espremido, cubos de gelo e água com gás pode matar aquela vontade de tomar uma coisa gostosa e refrescante, mas sem adicionar calorias a mais na refeição.

4. É difícil segurar essa barra que é gostar de chocolate, mas nem tudo está perdido.

Solidcolours / Getty Images

Tá, sabemos que é preciso ser um super-herói para resistir à tentação de comer uma barra de chocolate inteira, mas não, você também não precisa deixar de comer esse pedacinho do céu feito de cacau só por medo das calorias. Só precisa maneirar um pouco.

5. O sonho é real; dá pra cuidar do corpitcho comendo pizza.

Sveta_zarzamora / Getty Images

Sim, é possível cuidar do corpo e comer uma pizza ao mesmo tempo! O segredo está em fazer receitas de massa de pizza que sejam integrais – ou até feitas de brócolis e cenoura – e em coberturas que tenham shimeji, por exemplo. Essas são boas maneira de introduzir vegetais e legumes na sua alimentação de maneira natural e ainda fazer um prato descolado que vai impressionar até os menos fitness ;D

6. Água é sempre a melhor opção, mas a água saborizada é boa demais!

Seregalsv / Getty Images

As águas aromatizadas trazem todas as vantagens de uma água normal, como ajudar a repor líquidos e sais minerais para a hidratação do corpo. Mas quando saborizadas com limão, hortelã, gengibre e etc, trazem um sabor único que agrada até quem não é muito chegado em beber água. Qualquer ajuda é válida na hora de se manter hidratado, né?!

7. Saudável sim, mas não sem gosto.

Enviromantic / Getty Images

O sal é essencial para diversas funções no organismo, como por exemplo, a contração muscular e manutenção da hidratação, mas em excesso ele pode reter bastante água no corpo, aumentando a pressão arterial. MAS isso não quer dizer que você tenha que comer comidas sem graça. Invista em temperos naturais como cebola, alho, pimenta, cominho e etc, eles deixarão a comida gostosa e do seu jeitinho. Também saiba dosar a quantidade de sal e se usar temperos prontos, fique atento ao modo de preparo e rendimento. Não sinta SALdades, rs

8. Faça como as abelhas, invista no mel.

Nitrub / Getty Images

Todo mundo que gosta de um docinho já ouviu falar desse clichê, mas trocar o açúcar pelo mel tem sim as suas vantagens. O mel, por ter uma quantidade maior de frutose do que de glicose, é mais doce e afeta menos os índices de açúcar no sangue. Isso quer dizer que você pode deixar seu alimento doce usando uma menor quantidade de mel em comparação ao açúcar. Além disso, o mel é rico em antioxidantes e possui propriedades antivirais. Por isso que você nunca viu uma abelha com gripe, rs.

9. Beleza invisível aos óleos.

ALLEKO / Getty Images

Pequenas atitudes na alimentação podem fazer toda a diferença na sua vida e uma delas é cozinhar com óleos como os de soja, cártamo, milho e canola, esses óleos ajudam nos níveis de colesterol e até em inflamações no organismo. O que isso quer dizer? Essa troca traz benefícios invisíveis aos olhos, mas que fazem bem ao coração.

10. Pipoca não é só uma boa companhia para ir ao cinema...

Tataks / Getty Images

…como também é ótima alternativa para você que ama um "salgadinho". Sabe aquela coisa toda de ter que comer cereal integral que falam por ai? Surpresa! Você já come. A pipoca é feita de – adivinha – milho, que é um cereal integral e uma rica fonte de zinco, fibras e vitaminas. Então fica a dica: sentiu uma fominha, pipoca nela! :P

Imagens: Getty Images

Ser saudável não precisa ser chato e nem difícil e é por isso que a Nestlé possui uma grande variedade de produtos que combinam com seu estilo de vida e te ajudam a fazer boas escolhas, mas sem perder aquele gostinho da comida.

Veja também