11 mitos que sua mãe já usou pra te colocar na linha

Desde os benefícios da cenoura, até os perigos de ficar zarolho, sua mãe já deve ter jogado baixo para te proteger dos perigos da vida.

1. “Se você engolir uma semente, vai crescer uma árvore na sua barriga”.

Essa dava até arrepios. Já pensou? Um pé de melancia nascendo dentro da sua barriga? E quando você viu uma grávida pela primeira vez logo depois de ouvir essa? Apesar de não ser indicado comer sementes de algumas frutas (já que não são digeridas por nosso corpo), não existe nenhum caso de alguém com uma árvore na barriga.

2. “Não fica tão perto da TV que vai estragar sua visão”.

GettyImages

Essa você deve ter ouvido até mesmo quando não era mais criança. Porém, não. Apesar de curioso, esse não é um fato comprovado. É mais provável que você já tinha um problema de visão e por isso precisava ficar tão perto da TV para enxergar.

3. “Se você comer bolo quente vai ficar com dor de barriga”.

FOX / Via reaction.club

Talvez um dos mitos mais cruéis já utilizados por mães em todo o Brasil. Não existe nenhuma relação direta entre a temperatura e como seu estômago iria receber um pedaço de bolo. Mas, com certeza, esse mito já te protegeu de uma língua queimada.

4. “Não pode ficar zarolho! Se bater um vento você vai ficar assim pra sempre”.

GettyImages

Esse talvez seja o mais fofo de todos os mitos. Porém, não existe nenhum caso de estrabismo induzido e fixado pelo vento.

5. “Quem mexe com fogo faz xixi na cama”.

Nos 161.000 resultados encontrados na internet, não há nenhuma prova concreta ligando uma cama molhada com, se quer, um fósforo. Mesmo assim, nenhuma criança deveria brincar com fogo de qualquer jeito.

6. “Se você apontar pra lua vai nascer uma verruga na ponta do seu dedo”.

Thinkstock

Pode ficar tranquilo, sua mão e todos os dedos dela, estão seguros contra verrugas causadas pela lua. Apesar de nunca ser bonito apontar o dedo para nenhuma pessoa, ou satélite natural, nada irá aparecer no seu dedo. Garantimos.

7. “Você não pode entrar na água depois de comer”.

FOX / Via youtube.com

A essa altura do campeonato você já deve saber que isso não é totalmente verdade. O real perigo está em comer e logo depois realizar atividades físicas (como nadar), pois a energia do seu corpo destinada à digestão é transferida para os músculos, e aí aparece o famoso REVERTÉRIO.

8. “Cenoura faz bem pra visão”.

GettyImages

Provavelmente você ouviu uma dessa de algum tiozão em sua vida. Afinal de contas a explicação sempre era: “Já viu coelho de óculos?”. Existe também a versão que formiga também faz bem pra vista, pois também nunca vimos tamanduá de óculos.

9. “Quanto mais você dormir mais vai crescer”.

TBS / Via teamcoco.com

Dos mesmos criadores do mito “Criança que não come direito não fica inteligente”, a relação direta entre repouso e desenvolvimento do corpo é real. Muitos estudos comprovam que os hormónios de estímulo de desenvolvimento são liberados durante o sono. Porém, não era dormindo bastante que você iria crescer como um jogador de basquete. A genética continua sendo o principal fator quando o assunto é altura.

10. “O Max foi pra fazenda de cachorros”.

Goldcrest Films International / Via iocanes.tumblr.com

Ou “O Max foi morar na casa do tio dele”, ou qualquer outra história que te contaram quando seu bichinho de estimação sumiu. Uma pena você descobrir desse jeito, mas o Max talvez esteja no céu dos cachorros.

11. “Não pode tomar nada gelado se você estiver com dor de garganta”.

GettyImages

Indo totalmente na contramão do conselho "se seu joelho estiver doendo põe um gelo", esse mito sempre piorava qualquer inflamação. Afinal, além de estar com dor, nem um sorvete você podia tomar.

Não é porque você cresceu que os mitos sumiram para sempre. Você ainda pode estar acreditando em coisas que não são nem um pouco verdade e o Itaú quer ajudar você a descobrir todos os mitos sobre seu dinheiro. Acesse www.mitoouverdade.com.br e saiba mais.

Veja também