11 livros da nossa infância e adolescência que deveriam virar filme

Já que vai ter “O Escaravelho do Diabo”, poderia ter coleção “Os Karas” também, né?

Se você era um jovem leitor, com toda certeza em algum momento da sua vida um exemplar de "O Escaravelho do Diabo" passou em suas mãos.

Escrito por Lúcia Machado de Almeida e publicado em 1972, o livro era um dos muitos da mítica série Vagalume.

Depois de muita especulação, finalmente saiu a data de lançamento do longa baseado no livro: 14 de abril de 2016.

Na trama, o jovem Alberto, no alto dos seus 13 anos resolve investigar o assassinato do irmão ao lado de um inspetor chamado Pimentel, que no filme é interpretado por Marcos Caruso.

Publicidade

Com a divulgação do trailer na última semana, o BuzzFeed Brasil imaginou quais outros clássicos da nossa infância deveria ganhar as telonas.

1. "O Mistério do Cinco Estrelas" - Marcos Rey

livrariaphylos.com.br, Globo/Renato Rocha Miranda

O filme protagonizado pelo adolescente Léo e os amigos Gino e Ângela, que desvendam um crime em um hotel de luxo de São Paulo precisa urgente de uma versão para os cinemas. E para dar vida a Leo, ninguém melhor do que Nicolas Prattes, o fofo atual protagonista de "Malhação".

Se bem feito o longa vivar ainda uma franquia com os outros títulos dos personagens como "Um Cadáver Ouve Rádio", "O Rapto do Garoto de Ouro" e "Um Rosto no Computador".

Publicidade

2. A Ilha perdida - Maria José Dupré

uploadersbr.com, Globo/Alex Carvalho, Globo/Pedro Curi

O livro mais vendido da icônica coleção "Vaga-Lume", com 3,5 milhões exemplares comercializados (isso sem contar as inúmeras vendas em sebos e retiradas em bibliotecas), a história dos irmão Henrique e Eduardo que se perdem em uma ilha durante às férias merecem uma versão cinematográfica para ontem.

Nas telonas, o filme poderia ser protagonizado por José Victor Pires (das novelas "Boogie Oogie" e " Os 10 Mandamentos") e por Gabriel Kaufmann (o astro mirim de "Páginas da Vida" que retornou para a TV adolescente na nova temporada de "Malhação").

3. "Éramos Seis" - Maria José Dupré

lelivros.website, Globo/Alex Carvalho, Globo/Alex Carvalho

Outro grande clássico de Maria José Dupré, a história da família de Dona Lola já ganhou até uma linda novela no SBT, mas merece também um filme. Na nova versão, Lilia Cabral no papel que já foi de Irene Ravache e Alexandre Nero, vivendo o patriarca Júlio, que foi interpretado por Othon Bastos na versão das telinhas.

Publicidade

4. "A Turma da Rua Quinze" - Marçal Aquino

produto.mercadolivre.com.br, Globo/Alex Carvalho, Globo/Alex Carvalho

O livro sobre a turma que investiga um crime foi escrita pelo hoje consagrado Marçal Aquino e merece um elenco de peso, um trabalho para os protagonistas Chay Suede e Bruno Gissoni, dois dos novos ídolos teen dos últimos tempos.

5. "Meninos Sem Pátria" - Luiz Puntel

produto.mercadolivre.com.br, Globo/Estevam Avellar

O livro, uma verdadeira lição de história do país, narra a ditadura militar do país sob a ótica dos pequenos Marcão e Ricardo que fogem para o Chile e depois para a França após o pai publicar uma notícia proibida em seu jornal. Protagonizando, JP Rufino, uma das crianças mais competentes da TV brasileira.

Publicidade

6. Missão no Oriente - Luiz Puntel

produto.mercadolivre.com.br, Rede Globo/Zé Paulo Cardeal

Outro grande livro de Luiz Puntel, "Missão no Oriente" conta a história de uma jovem descendente de japonês que à pedido do pai retorna ao país para cumprir uma missão secreta. Na versão nacional, Daniele Suzuki com seu rostinho de adolescente conseguiria cumprir o papel muito bem.

7. "A Droga da Obediência" - Pedro Bandeira

O clássico dos clássicos, "A Droga da Obediência" já contou com várias tentativas de virar um filme, porém por questões de verba nunca teve sucesso. O próprio autor, Pedro Bandeira falou em entrevista em 2014 que as produtoras Gullane e Rec estavam tentando captar recursos para viabilizar o longa. A gente torce para que as história do's Karas ganhe as telas, em especial com Laura Neiva como a maravilhosa Magri e Vitor Thiré como Miguel.

Ah, lembrando as chances de termos uma outra franquia brasileira com "Anjo da Morte", "Droga de Americana", "Pântano de Sangue", "A Droga do Amor" e "A Droga da Amizade".

Publicidade

8. "A Marca de Uma Lágrima" - Pedro Bandeira

produto.mercadolivre.com.br, Globo/Estevam Avellar

Outro clássico de Pedro Bandeira, a trama é uma mistura de drama, romance e suspense, com direito a assassinatos e traições. E como uma história boa exige uma grande intérprete, Klara Castanho arrasaria como Isabel.

9. "Depois Daquela Viagem" - Valéria Piassa Polizzi

O livro que conta a história da jovem que contraiu HIV em sua primeira relação sexual emocionou gerações de leitores e pode levar um bom público aos cinemas. Para o papel principal, Manu Gavassi, que de quebra assinaria a música tema. Que tal?

Publicidade

10. Feliz Ano Velho - Marcelo Rubens Paiva

Ok, "Feliz Ano Velho" já ganhou uma versão cinematográfica em 1987, mas com as novas adaptações bem sucedidas dos livros de Marcelo como "Malu de Bicicleta" e "E Aí... Comeu?" a sua semi-autobiografia merecia uma nova versão. Para protagonizar o papel que já foi de Marcos Breda, o lindo Guilherme Leicam.

11. "Aventuras de Xisto" - Lúcia Machado de Almeida

produto.mercadolivre.com.br, TV Globo / Divulgação

Nem só de "Escaravelho do Diabo" que viveu Lúcia, e um dos seus maiores sucessos foi com certeza "Aventuras de Xisto", que se desdobrou em diversos outros títulos e trazia a história de um jovem caçador de bruxas na idade média. Apesar de mais velho, a carinha jovem de Max Fercondini o tornaria um ótimo nome para o protagonista.

Publicidade

Veja também