11 imagens do apocalipse segundo artistas do século 16

O fim está próximo?

Desde os primórdios, o homem é obcecado com o fim do mundo. No período renascentista europeu, o fascínio pelo dia do juízo final se tornou terreno fértil tanto para artistas quanto para historiadores.

Por volta de 1550, em Augsburg, Alemanha, uma publicação intrigante chamada "The Book of Miracles" [O Livro dos Milagres] circulou entre os intelectuais. O livro ilustrava vários "sinais divinos" que indicariam a aproximação do dia do Juízo Final. Cada cena surreal foi ilustrada em cores, e elas nos permitem ter uma ideia sobre as ansiedades sociais e religiosas na Europa do século 16.

Até recentemente, "The Book of Miracles" permaneceu escondido em uma coleção particular, mas um volume similar publicado pela editora Taschen restaurou suas páginas à sua antiga glória renascentista.

Abaixo, algumas das cenas mais bizarras e inquietantes contidas no livro.

A Besta do Abismo Sem Fim:

TASCHEN

Publicidade

"E, se alguém lhes quiser fazer mal, o fogo sairá da sua boca e devorará os seus inimigos; e, se alguém lhes quiser fazer mal, importa que assim seja morto. Estes têm poder para fechar o céu, para que não chova nos dias da sua profecia; e têm poder sobre as águas para convertê-las em sangue e para ferir a terra com toda a sorte de pragas, quantas vezes quiserem. E, quando acabarem o seu testemunho, a besta que sobe do abismo lhes fará guerra, e os vencerá, e os matará, e jazerão os seus corpos mortos na praça da grande cidade."

Granizo em Dordrecht:

TASCHEN

Publicidade

"Em 1552 d.C, em 17 de maio, uma tempestade de granizo tão terrível se abateu sobre Dordretch, na Holanda, que as pessoas acharam que o Dia do Julgamento havia chegado. E durou cerca de meia hora. Várias das pedras chegavam a pesar alguns quilos. E onde elas caíam, deixavam um odor aterrorizante."

Nascimento Monstruoso:

TASCHEN

Publicidade

"Em 1513 d.C., no mês de janeiro, foi dito que essa criança nasceu de uma Metzerin em Bleiburg, saída morta do ventre da mãe e enterrada, para ser exumada quatro horas depois pelo próprio Anton Raidhaupt, à época intendente da condessa de Lodron, retirada de sua mortalha e meticulosamente examinada com a presença de um padre. Em seguida, o pintor Hans Burgkmair foi comissionado para registrá-la em detalhe, como aparece acima."

Cometa:

TASCHEN

Publicidade

"No ano de 1506, um cometa apareceu por várias noites e virou sua cauda em direção à Espanha. No mesmo ano, muitos frutos cresceram e foram completamente devorados por lagartas ou ratos. Oito ou nove anos mais tarde, um terremoto tão intenso e violento atingiu a Espanha e a Itália, que várias construções em Constantinopla foram derrubadas e muitas pessoas pereceram."

Monstro do Tibre:

TASCHEN

Publicidade

"Em 1496 d.C., no mês de janeiro, na época que o rio Tibre transbordou próximo a Roma: essa criatura incrível apareceu e foi encontrada morta onde a agitação das águas do Tibre já havia aquietado, e era essa sua forma, tal como ilustrada aqui."

O Monstro Marinho e a Besta com Chifres de Cordeiro:

TASCHEN

Publicidade

"E vi subir do mar uma besta que tinha sete cabeças e dez chifres, e sobre os seus chifres dez diademas, e sobre as suas cabeças um nome de blasfêmia. E a besta que vi era semelhante ao leopardo, e os seus pés como os de urso, e a sua boca como a de leão.
E o dragão deu-lhe o seu poder, e o seu trono, e grande poderio. E vi uma das suas cabeças com ferida de morte, e a sua chaga mortal foi curada; e toda a terra se maravilhou com a besta. E adoraram o dragão que deu à besta o seu poder; e adoraram a besta, dizendo: Quem é semelhante à besta? Quem poderá batalhar contra ela?"

Baleia e Terremoto em Lisboa:

TASCHEN

Publicidade

"No ano de 1531, no vigésimo sexto e depois no vigésimo oitavo, uma grande baleia foi vista nos céus. A esses avistamentos se seguiram grandes terremotos, que derrubaram duzentas casas, matando mais de mil pessoas."

Tocha Ardente:

TASCHEN

Publicidade

"No ano de 1009 d.C., o sol escureceu e a lua ficou vermelha como o sangue. Houve um grande terremoto, e do céu caiu como que uma grande coluna ou torre, causando um grande estrondo. Após esse evento, várias pessoas na Itália e Alemanha morreram de fome. Mais pessoas morreram do que viveram."

Dragões Sobre a Boêmia:

TASCHEN

Publicidade

"No ano de 1533, no mês de outubro, dragões foram vistos sobrevoando a Boêmia e Vogtland, assim como em uma pequena região sobre a cidade de Ascher [na república Tcheca], com coroas em suas cabeças, focinhos de porco e duas asas. Isso continuou por dias, com uma revoada de cerca de 400 dessas criaturas, grandes e pequenas, como ilustrado aqui."

Bola Dourada:

TASCHEN

Publicidade

"Na terra dos romanos, no ano de 73 a.C., uma bola dourada foi vista no céu, e então desceu à terra e rolou, voltando a voar em direção ao sol nascente, de forma que seu grande tamanho cobriu o sol completamente. Isso ocorreu antes da grande guerra romana."

O Espadachim Celestial, Castelo e Exército Sobre Estrasburgo:

TASCHEN

Publicidade

"No ano de 1531, uma visão sangrenta com uma espada nas mãos surgiu próximo a Estrasburgo e em outras regiões, junto com uma cidadela em chamas, e do lado oposto, um exército a cavalo, como representado aqui."

Para saber mais sobre o "The Book of Miracles" ou para adquirir uma cópia, visite Taschen.com.

TASCHEN

Publicidade



Este post foi traduzido do inglês.

Veja também