11 HQ's que são tão ou mais profundas do que muito livro por aí
Histórias muito bem contadas e muito bem desenhadas.
O BuzzFeed pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página. Os preços informados e a quantidade disponível condizem com os do momento da publicação deste post.
1. Maus - R$ 48


Reprodução / Amazon
Maus é a história de Vladek Spiegelman, judeu polonês que sobreviveu ao campo de concentração de Auschwitz, narrada por ele próprio ao filho Art. Foi a primeira HQ a ganhar o prêmio Nobel de literatura, em 1992.


Reprodução / Amazon
Black Hole é um compilado de uma série de horror muito premiada que foi publicada ao longo de uma década. A história se passa nos arredores de Seattle, EUA, na década de 1970, quando uma praga traiçoeira se alastra entre os adolescentes por meio do contato sexual.


Reprodução / BuzzFeed
Retalhos é uma graphic novel autobiográfica produzida por Craig Thompson e uma leitura simples, mas de carga emocional intensa. Ao destrinchar aspectos de sua infância e adolescência, Craig nos ensina sobre como é crescer no centro-oeste dos EUA e, ao mesmo temo, faz quem ler refletir sobre a própria história.


Reprodução / Amazon
Uma reflexão sobre a fragilidade e beleza da vida, Daytripper conta a história Brás de Oliva Domingos, que passa os dias escrevendo obituários e as noites sonhando em se tornar um autor de sucesso.


Reprodução / Amazon
Uma das histórias mais elogiadas e clássicas do Batman, "A Piada Mortal" é um conto sobre sanidade. O que é ser, louco, afinal?


Reprodução / BuzzFeed
Uma versão em quadrinhos com o texto integral de Gênesis só poderia ter sido feita por um dos maiores artistas ocidentais e um dos maiores quadrinistas de todos os tempos, Robert Crumb.


Reprodução / Amazon
É um romance gráfico e autobiográfico de Marjane Satrapi, uma adolescente iraniana que sonha em ser vidente e acompanha de perto a queda do Xá e de seu regime brutal. O filme também é maravilhoso!


Reprodução / Amazon
Custa uma pequena fortuna? Sim. Mas eu não consigo explicar aqui o quão esse livro do Neil Gaiman me impactou. O livro conta com sete capítulos, cada um deles dedicado a um diferente personagem da série: Sonho, Morte, Destino, Destruição, Desejo, Desespero e Delírio.


Reprodução / Amazon
Joe Sacco conta, neste livro, a história da escalada de violência no conflito entre israelenses e palestinos. Ele usa como ponto de partida um episódio que aconteceu em novembro de 1956, na faixa de gaza, quando centenas de civis foram mortos pelo exército israelense em uma incursão militar.


Reprodução / Amazon
Em 2003, um bando de leões escapou do Zoológico de Bagdá durante um bombardeio norte-americano – esta é uma notícia real. A partir dela, Brian K, Vaughan decidiu contar como seria essa história sob o ponto de vista dos Leões.


Reprodução / Amazon
Mais um HQ sobre conflitos armados, desta vez a Guerra do Líbano, em 1982. Nesta HQ Ari Folman remonta, pedaço por pedaço, dolorosamente, a história dessa guerra e seu lugar nela. Um tanto perturbador (veja também o filme).