11 frases que eu queria ter ouvido quando tinha 20 anos

"Ser pontual é maravilhoso".

1. "Pensar em onde você quer estar daqui a cinco anos não é papo furado não".

Frimages / Getty Images

Nem todo mundo nasce com as mesmas oportunidades, mas pensar no que vamos querer pra vida nos ajuda a fazer escolhas que nos aproximam do objetivo.

2. "Você ainda tem MUITO tempo para conquistar o que você quer".

Quando a gente chega nos 20 anos tem a impressão que o peso do mundo caiu sobre nossos ombros e já deveríamos estar tendo mil sucessos na vida (ainda mais se tiver aquele famoso primo ou prima que faz sempre tudo certo). Mas muitas conquistas só vêm com o tempo.

Publicidade

3. "Ter um período de 'seca' é totalmente normal e acontece horrores".

HBO / Reprodução

Se você não estiver pegando ninguém, pode relaxar que cedo ou tarde você pega. A sociedade nos leva a crer que ficar sozinhos é a pior coisa que pode acontecer, e isso faz a gente tomar todo tipo de decisões erradas em vez de se preservar.

4. "Dizer não para quem não te valoriza >>>>>>>>> ficar com essa pessoa".

Talvez na hora seja difícil, mas, depois, o aumento de autoestima por NÃO ter feito merda realmente não tem preço.

Publicidade

5. "Ser legal com as pessoas é sempre uma boa ideia".

Nem todas as pessoas são legais e pode parecer que o mundo não merece nossa boa vontade mas, acredite, uma consciência limpa torna a vida muito mais leve.

6. "Preste atenção nos seus gastos, pelo amor de Deus. E tente evitar dívidas desnecessárias".

via GIPHY

Não adianta dizer para juntar dinheiro quando a gente nem tem nenhum, mas é bom ir se habituando a ficar de olho na forma em que você lida com dindim e ir entendendo seu próprio comportamento com relação a isso.

Publicidade

7. "Ser pontual é maravilhoso".

Pixar / Reprodução

Faça de chegar no horário um hábito. Além de causar boa impressão, você evita a sensação de culpa e fracasso que vem quando a gente perde um compromisso.

8. "Auto-carinho é tudo, autoindulgência menos".

Se tratar bem é muito diferente de ser incapaz de se privar das coisas. Cuidar de si com amor significa também ter um pouquinho de disciplina e fazer o que te faz bem, não apenas o que é prazeroso na hora.

Publicidade

9. "Existe um zilhão de coisas melhores do que ser lindo(a)".

Claro que todo mundo prefere se sentir atraente e agradável, mas o tempo e a energia que gastamos focando SÓ na estética podem ser aproveitados de muitas outras formas mais certeiras pra autoestima: estudar um idioma, praticar um esporte por prazer, aprender a cozinhar, investir no autoconhecimento.

10. "Na hora de transar, aparência conta bem menos do que tentam nos fazer acreditar".

Atração física acontece por um monte de motivos que não têm nada a ver com estar ou não dentro dos padrões. Então sério: não vale a pena passar esse momento se preocupando em vez de aproveitar.

Publicidade

11. "Algumas respostas chegam com o tempo, outras não chegam nunca, mas a vida segue".

Pessoas mais velhas também não acertam tudo, mas a gente aprende a viver, e não desistir do que quer, mesmo sem ter a solução para todas as questões.

Veja também:

10 frases cruéis que a gente não deveria falar para nós mesmos

13 formas de se apaixonar por você mesma e ser correspondida

Você já tem o app do BuzzFeed Brasil no seu celular? Baixe gratuitamente no Android e no iOS para ver todos os nossos testes, vídeos, notícias e muito buzz.

Veja também