11 fotos icônicas de estrelas eternas e as histórias por trás de cada uma

O olhar de Douglas Kirkland, o fotógrafo que ao longo de 60 anos retratou de Marilyn Monroe a Leonardo DiCaprio.

Ao longo de uma carreira de seis décadas, o lendário fotógrafo Douglas Kirkland tirou algumas das fotos mais marcantes de algumas das celebridades mais icônicas de todos os tempos. Ele, que começou sua carreira na revista Look e mais tarde trabalhou na respeitável Life, recentemente compilou algumas de suas fotografias mais conhecidas para uma exposição retrospectiva e um livro, "Freeze Frame: Second Cut". Kirkland deu entrevista para o BuzzFeed e compartilhou algumas memórias do que está por trás de várias das suas fotos clássicas.

Marilyn Monroe (1961)

© All Images Courtesy of Douglas Kirkland. All Rights Reserved 2017. For Editorial Usage Only. No Commercial Usage Allowed., © All Images Courtesy of Douglas Kirkland. All Rights Reserved 2017. For Editorial Usage Only. No Commercial Usage Allowed.

"Eu era muito jovem quando fotografei Marilyn. Me encontrei com ela, e, após uma conversa de cerca de meia hora, ela disse: 'Nós precisamos de uma cama, nós precisamos de lençóis de seda branca, discos de Frank Sinatra e champagne Dom Pérignon. Se nós tivermos isso eu vou conhecer você e nós conseguiremos fazer uma foto muito boa.' E ali estava eu, um garoto do interior do Canadá, com a Marilyn me dizendo como ela iria criar para mim uma foto extraordinária. O que ela de fato fez.

"O interessante é que Marilyn queria ver tudo, então ela me fez colocar o filme no laboratório na manhã seguinte para que eu pudesse retornar as fotos na mesma tarde. Então naquela tarde eu levei pra ela o filme por volta das 17h, e quando ela as olhou rapidamente pela primeira vez, com óculos escuros, ela decidiu que as fotos não estavam muito boas. Ela então desapareceu e voltou sem os óculos de sol, parecendo muito mais preparada, e olhou para elas novamente de uma forma mais atenciosa. Ela então começou a se apaixonar pelas fotos. Ela virou para mim e disse: 'Esse é o tipo de garota com quem todo homem gostaria de estar na cama.' E aquilo foi definitivamente, para ela, o sucesso daquele ensaio."

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Elizabeth Taylor (1961)

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"Elizabeth foi quem começou minha carreira. Na época ela era a maior estrela do cinema do mundo, mas ela tinha estado muito doente e tinha desaparecido da visão do público por quase um ano, e essa era a primeira vez que as pessoas a veriam — isso se ela me permitisse fotografá-la. [Uma coisa que dá para notar é] sua cicatriz da traqueotomia; ela achava que era sua declaração, e quem ela era na época. Ela não queria escondê-la, porque era algo que tinha salvo a vida dela."

Audrey Hepburn (1965)

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"Audrey sempre foi espetacular e criava fotos lindas. Ela entendia muito de fotografia, ela iluminava a câmera e sabia como tirar o melhor de uma sessão de fotos. Ela não era nem um pouco metida, ela só queria fazer o certo para conseguir fotos boas. A gente se dava muito bem."

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Coco Chanel (1962)

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"Mademoiselle Chanel tinha mais ou menos desaparecido após a Segunda Guerra, mas ela reapareceu no começo dos anos 1960 e seu estilo estava voltando a fazer sucesso (graças a clientes como Jackie Kennedy e Lee Radziwill). Ela não andava sendo vista com frequência e essas fotos foram uma forma de trazê-la de volta à atenção do público. Eu passei quase um mês fotografando ela em seu salão em Paris, enquanto se preparava para seu desfile, que foi muito especial. Mademoiselle era muito brilhante."

Andy Warhol (1970)

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"Embora Andy fosse ele próprio um artista, eu não achei nada difícil tirar fotos dele. Por isso era tão bom estar com Andy Warhol: ele era muito educado e agradável, e fez tudo o que eu pedi para ele fazer. Como combinado, o artista chegou ao Chateau Marmont (onde ele fez o ensaio) pontualmente naquela manhã às 9 horas, junto com seus amigos, e acho que eles nem tenham dormido na noite anterior. Mas eles estavam todos acordados, vivos e prontos para minha câmera!"

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Judy Garland (1961)

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"Eu tinha viajado com Judy por mais de um mês. No final daquele mês eu estava com ela no estúdio e começamos a falar sobre algumas dificuldades da sua vida, coisas que eu tinha observado em primeira mão. Eu estava com a minha câmera no tripé e, à medida que começamos a falar mais, ela começou a entender o que eu tinha observado e começou a chorar. De todas as fotos que eu tirei, essa é uma das minhas preferidas, não porque ela está chorando, mas porque há sinceridade nisso."

John Lennon (1966)

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"John estava dando um tempo dos Beatles e estava sozinho, 'sem seus amigos ao redor', como ele dizia, fazendo um filme chamado 'Como Eu Ganhei a Guerra<', no sul da Espanha. Ele foi muito simpático, de verdade. Ele não tinha frescuras de maneira alguma — se ele estava falando com você, ele falava como se estivesse conversando com um de seus amigos. Esse era John Lennon. Ele foi um dos meus preferidos, honestamente."

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Ann-Margret (1971)

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"Ann-Margret trouxe sua moto de Los Angeles a Las Vegas (onde ela estava se preparando para estrear um espetáculo) e a gente saiu pela estrada de manhã bem cedo. Enquanto ela descia a rua de bicicleta, eu tirei fotos da traseira de um caminhão, enquanto minha esposa, Françoise, dirigia. Finalmente, eu disse: 'Conseguimos, Ann-Margret!' e ela jogou suas pernas e disse 'Iupiii', feliz por termos conseguido as fotos, mas ao invés disso sua reação se tornou a foto."

Peter O'Toole (1964)

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"A gente tirou essa foto na casa dele em Londres, e foi tirada como parte de uma sessão de fotos. Eu estava com a minha câmera Canon num tripé e estava apenas tentando tirar uma foto iluminada da melhor forma que conseguisse. E então eu só falei com ele e ele sorriu e fez essa pose."

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Jack Nicholson (1975)

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"Acredite se quiser, essa foi uma foto tirada cedo para a revista People. Eu fui na casa do Jack de manhã cedo, como combinado, e ele tinha dormido muito e bem, então estava muito revigorado e animado. Francamente, essa foto foi o resultado de ele dizendo rapidamente que ele queria ter uma foto que tivesse um brilho nela, então ele pegou um fósforo e pôs na boca, acendeu e disse: 'acho que vou fumar um fósforo.' E foi assim que essa foto aconteceu."

Titanic (1996)

Titanic 1996 ©Douglas Kirkland All Rights Reserved, Titanic 1996 ©Douglas Kirkland All Rights Reserved

"Na época, eu sabia que esse filme seria um fenômeno, porque havia muitos sentimentos diferentes no set. O estúdio achava que estava ficando muito caro e demorando muito. Mas James [Cameron] estava muito envolvido emocionalmente com ele. A gente podia ficar impaciente com outras pessoas, mas ele era paciente comigo. Nós nos dávamos muito bem, nós nos entendíamos."

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A tradução deste post (original em inglês) foi editada por Susana Cristalli.

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