11 dicas sinceras para quem quer começar a dançar

O mundo é um palco e você está nele. #DanceMaisVivaMais!

Consultamos o bailarino, coreógrafo e professor de dança Anderson Gouvea e trouxemos dicas reais oficiais para você se soltar e mexer o esqueleto.

1. Perca a vergonha!

Reprodução Netflix / Via media.giphy.com

A sociedade construiu muitos tabus a respeito do corpo, do movimento e da expressão pessoal. Libertar-se dessas amarras é o primeiro passo para deixar a dança fluir. Não se preocupe com o olhar do outro. O corpo é seu.

2. Liberte o seu movimento.

Reprodução Netflix / Via media.giphy.com

Todo mundo dança. Observe as crianças, elas dançam o tempo todo e se expressam fisicamente com naturalidade. A dança sempre esteve dentro de você, basta reencontrá-la.

3. Sinta a música e faça parte dela.

Reprodução Netflix / Via media.giphy.com

Ouça a música com todo o corpo e deixe que ela te leve ao movimento. Não existe certo e errado, dançar é absorver o ritmo e expressá-lo por meio do seu corpo.

4. Aprenda a dançar de dentro para fora.

Reprodução Netflix / Via media.giphy.com

Dançar não é técnica. A técnica é um suporte para a expressão do corpo. Antes de aprender os passos e padrões, exercite os movimentos naturais que você expressa quando acompanha o ritmo.

5. Pratique a imitação.

Reprodução Netflix / Via media.giphy.com

Observe e procure reproduzir os movimentos do outro, mesmo que não sejam passos de dança. Aprenda a observar e imitar. Em breve, você conseguirá seguir coreografias com muito mais facilidade.

6. Procure uma escola de dança.

Reprodução Netflix / Via media.giphy.com

Aulas de dança são uma ótima forma de começar a dançar ou aprimorar os seus passos. Você aprende com o professor, com seus erros e acertos e com a observação dos colegas. Opte por algum local próximo da sua casa ou dos seus trajetos.

7. Experimente diferentes estilos.

Reprodução Netflix / Via media.giphy.com

Antes de escolher e se aprofundar em um estilo, conheça e pratique formas diferentes de dançar para descobrir a que mais combina com você.

8. Saia para dançar.

Reprodução Netflix / Via media.giphy.com

Leve a dança para a sua vida criando oportunidades para exercitar os seus movimentos. Procure eventos em que a dança faça parte da diversão e caia na pista!

9. Desenvolva sua consciência corporal.

Reprodução Netflix / Via media.giphy.com

Esteja presente em todos as situações e preste atenção ao seu corpo e aos movimentos do seu cotidiano. Perceba como você anda, como respira, pense nos seus membros, nos pesos, volumes, apoios e limites. Entenda melhor como você é e tome posse do seu corpo.

10. Sua dupla de dança vai agradecer imensamente se você caprichar no desodorante. ;)

La Casa de Papel / Netflix / Via giphy.com

Dançar é sobre lidar com suas emoções e exercitar o autoconhecimento. Mas por ser um jeito de se expressar, também é uma atividade que extrapola a experiência pessoal, ainda mais se estamos falando sobre dançar em duplas. Passar um desodorantezinho antes de dançar vai te ajudar a se movimentar com mais segurança e sem incomodar o colega.

11. Repita e não desista!

Reprodução Netflix / Via media.giphy.com

Dê tempo para que a sua musculatura aprenda a dançar. Mesmo não praticando todos os dias, quanto mais você repetir certos movimentos, mais fácil ficará para o seu corpo reproduzi-los. E, principalmente, não desista caso não consiga dominar a coreografia nas primeiras tentativas.

Agora você não tem mais desculpas, comece a dançar e espalhar seu brilho pelo mundo! Conte com a proteção de Rexona Now United a cada passinho, e lembre-se que quanto mais você se move, mais ele te protege! #DanceMaisVivaMais!

Rexona Now United

Veja também