11 dicas para deixar seu banheiro limpinho mesmo quando seus pais não estão te visitando

Diga adeus aos germes!

Se você tem fobia de germes, entrar em um banheiro sujo é como ir às profundezas do inferno.

Omni Productions

A boa notícia é que, se você limpar direitinho e regularmente seu banheiro, estará a salvo. Por isso, reunimos 11 maneiras relativamente fáceis de manter o seu banheiro sempre limpinho:

1. Use uma cortina de chuveiro de tecido e lave-a na máquina na temperatura mais quente para eliminar qualquer biofilme que possa estar crescendo nela.

MINHA NOSSA! MAS QUE LOUCURA É ESSA DE BIOFILME?!

De acordo com um estudo da "American Society for Microbiology", uma cortina de chuveiro de plástico é o ambiente perfeito para o crescimento de biofilme, ou seja, uma camada de bactérias que se desenvolve em uma superfície úmida. Cortinas de chuveiro de tecido não são muito melhores, mas são muito mais fáceis de limpar.

Publicidade

2. Despeje 1/4 de xícara de água sanitária na privada e deixe agir por alguns minutos. Depois, dê descarga. Faça isso semanalmente.

Disney

Ah, e lembre-se de sempre abaixar a tampa da privada quando dá descarga, para evitar que os germes do vaso se espalhem por todo o banheiro. Você pode ler mais sobre esse assunto neste estudo do "National Center for Biotechnology Information" (em inglês).

3. Faça estes cubinhos de limpeza com bicarbonato de sódio, ácido cítrico e detergente. Jogue-os no vaso sanitário algumas vezes por semana, deixe agir por 20 minutos e dê descarga.

DreamWorks

Porque simplesmente dar a descarga depois de usar o banheiro não elimina a maioria dos ~detritos~ que estão ali. Um estudo que apareceu no "Journal of Applied Microbiology" concluiu que "um grande número de microorganismos persistiu na superfície do vaso sanitário e na água do interior", mesmo depois de várias descargas.

Publicidade

4. Guarde sua escova de dentes em um local aberto e numa posição ereta, assim, ela poderá secar facilmente.

Warner Bros.

Guardar a escova de dentes em um recipiente fechado a deixará mais úmida, criando um ambiente propício ao crescimento de microorganismos.

Você deve substituir sua escova de dentes a cada três a quatro meses e sempre que você ficar doente.

5. Limpe o suporte de sua escova de dentes regularmente com água quente e detergente.

De acordo com um estudo da National Sanitation Foundation, o suporte de escova de dentes é o lugar com mais germes no banheiro.

Publicidade

6. Limpe o chão do banheiro pelo menos uma vez por semana para eliminar todo fungo e mofo que possam estar crescendo por causa da umidade.

Uma solução caseira fácil que pode ser feita é juntar água (2 xíc.), vinagre (2 xíc.), álcool (2 xíc.), óleos essenciais (18 gotas) e detergente (6 gotas) -- veja mais detalhes aqui, em inglês. Se possível, use um esfregão lavável que tenha uma cabeça destacável, assim, ao terminar a limpeza, você poderá apenas jogá-la na lavadora.

De acordo com o BuzzFeed Health, não limpar regularmente o piso do banheiro faz com que você espalhe todos os germes ali presentes pelo restante da casa, inclusive na cama. Pense nisso.

7. Certifique-se de enxaguar bem qualquer superfície depois de esfregá-la com sabão.

Basicamente, uma molécula de sabão tem dois objetivos: um é atrair óleo e o outro é atrair água. A água prende o óleo e o expulsa. Leia mais sobre isso aqui.

O truque é enxaguar todas as superfícies depois de usar produtos de limpeza. Lavar as superfícies com água quente antes de fazer a limpeza também faz com que o trabalho seja mais eficaz.

Publicidade

8. Limpe a pia com água sanitária pelo menos uma vez por semana para eliminar a contaminação fecal.

CONTAMINAÇÃO FECAL?!?!

De acordo com um estudo no "Journal of Applied Microbiology", o interior da pia, o ralo e a torneira têm ainda mais contaminação fecal do que o vaso sanitário. O estudo descobriu que a maneira mais eficaz de diminuir significativamente a quantidade de bactérias era usar água sanitária e ter a seguinte rotina de limpeza: encha a pia com água, adicione uma xícara de água sanitária e deixe escorrer depois de 10 minutos.

9. Esfregue o vão entre os azulejos (rejunte) com bicarbonato de sódio e uma escova de dentes para tirar todo o mofo e bolor.

Ashley Poskin / Via apartmenttherapy.com

O rejunte é poroso, por isso absorve muita umidade. Para limpar, borrife uma mistura de vinagre e água e esfregue. Depois, use uma escova de dentes aposentada para esfregar uma pasta feita de água e bicarbonato de sódio e deixe-a ser absorvida pelo rejunte antes de enxaguar. Veja o tutorial completo em Apartment Therapy (em inglês).

Publicidade

10. Limpe todas as superfícies do banheiro pelo menos uma vez por semana.

Mas um desinfetante só é realmente necessário quando alguém na casa está doente; se você usá-lo com muita frequência, isso poderá desenvolver ou contribuir para o desenvolvimento de bactérias resistentes ao desinfetante.

11. Lave o tapetinho do banheiro uma vez por semana para matar qualquer fungo ou mofo.

E, se puder, em água quente, para matar qualquer germe que estiver à espreita.

Publicidade

É isso aí, mostre aos germes quem é que manda no seu banheiro.

Warner Bros.

GERMES DO VASO SANITÁRIO, CAIAM FORA!

Este post foi traduzido do inglês.

Publicidade

Veja também