11 curiosidades sobre Amsterdam pra te fazer querer pegar o avião AGORA

O lugar tá cheio de atrações incríveis para você conhecer

1. Sabe quando você tem tantas opções que não sabe o que escolher? Amsterdam tem mais de 75 museus.

Edward Mãos de Tesoura/20th Century Fox / Via media.giphy.com

Com alguns dedicados ao xadrez, bolsas, cerveja, sexo e até casas-barco, Amsterdam tem tantas opções de museu que é impossível ficar sem lugar pra dar rolê. Sempre tem algum museu com um assunto do seu interesse, não é à toa que Amsterdam é um dos lugares mais plurais do mundo.

2. Os prédios são todos lindos -- e tortos.

Sim, os prédios de Amsterdam são levemente inclinados para frente e possuem uma espécie de gancho no topo. Como as construções são estreitas, essa inclinação mais o gancho foram a solução encontrada para subir com móveis -- tipo sofá, cama box, armário -- pela janela.

Mas não é só isso. Algumas casas também entortam para a esquerda ou para a direita. Tudo porque todas as construções da cidade são apoiadas em postes de madeira inseridos no solo... que é arenoso, e não sustenta a mesma posição por muito tempo!

3. Uma das casas mais estreitas do mundo está aqui.

Como já falamos, as construções de Amsterdam são estreitas mesmo. Mas uma delas é um exagero -- tem 2 metros de largura e 5 metros de profundidade. Construída por volta de do século 17, era bem pouco prática (#CêJura). Hoje funciona como uma casa de chás.

4. E um dos maiores jardins do mundo também.

Ok, o mais famoso jardim de tulipas do mundo não fica exatamente dentro de Amsterdam, mas nos arredores -- e é um passeio imperdível para quem está na cidade. O jardim Keukenhof planta por ano cerca de 7 milhões (!!) de bulbos de flores, garantindo um espetáculo para quem passa por ali principalmente entre março e maio.

5. Veneza holandesa?

Amsterdam tem nada menos que 165 canais, o que, além de render aquela foto mara para o(a) [insira sua rede social favorita], significa que ela tem mais canais que a própria Veneza.

6. Há mais de mil pontes na cidade.

Muitos canais = muitas pontes! Amsterdam possui nada menos que 1281 pontes em seu perímetro, 80 delas só no centro. Uma das mais famosas chama-se “Magere Brug”, ou “Skinny Bridge” -- algo como “Ponte Magrela” e é também uma das mais antigas da cidade. Já no canal Reguliersgracht, dependendo do ângulo, você consegue observar até 7 pontes ao mesmo tempo!

7. A cidade tem um abrigo para gatos flutuante.

Hariette van Weelde mora em Amsterdam e sempre morreu de dó dos gatinhos abandonados que cruzavam seu caminho. Ela então decidiu ajudá-los... criando um abrigo flutuante para eles! Hariette comprou a “casa” -- um barco, algo muito comum na cidade -- e hoje mantém cerca de 50 felinos sob seus cuidados. Batizado de ​De Poezenboot ​-- algo como “barco dos gatos” -- o abrigo recebe voluntários e visitantes.

8. É lá que fica o maior mercado a céu aberto da Europa.

Famosa no mundo inteiro, a feira da rua Albert Cuyp tem uma variedade gigante de iguarias holandesas, objetos artesanais e roupas vindas de produtores locais. Tudo isso deixa a feira com um ar especial e aconchegante que faz com que todos os visitantes se sintam em casa como se fossem os próprios moradores da cidade.

9. Até quem tem medo de altura vai se interessar por esse balanço.

Há mais de 20 andares de altura, o A’DAM é o balanço mais alto da Europa. Ele permite curtir uma vista panorâmica única de Amsterdam. Pode até parecer assustador para quem tem medo de altura, mas mesmo não entrando no brinquedo é possível curtir a vibe de liberdade que a vista tem para oferecer.

10. Amsterdam tem o menor cinema do mundo.

Jessica Jones / Netflix / Via media.giphy.com

Cabe apenas uma, UMA pessoa! O CINEMA41 é um cinema pop-up que fica no charmoso centro da cidade. Por 3 euros, você assiste ao filme acompanhada apenas de pipoca e refrigerante. Que tal?!

11. É a cidade mais multicultural do mundo.

É verdade: Amsterdam possui o maior número de nacionalidades convivendo ali entre todas as cidades do mundo! Não à toa, a maioria dos residentes fala mais de uma língua -- geralmente o holandês e o inglês, mas é muito comum encontrar quem fale alemão também.

Uma cidade tão plural e curiosa como Amsterdam é o local ideal para viver intensamente todos os momentos e sermos quem somos de verdade. E tem guia turístico melhor do que quem nasceu lá? É por isso que Amstel convida você a viver todas as experiências de Amsterdam de forma única e autêntica.

Beba com moderação.

Veja também