11 crimes brasileiros que inspiraram séries e filmes

De assalto a banco a ritual satânico, os casos mais macabros e devastadores que já rolaram no Brasil que foram adaptados para o audiovisual

1. O caso Richthofen

Divulgação

Suzane von Richthofen planejou o assassinato dos próprios pais em 2002, em um crime que chamou a atenção do Brasil inteiro. Os pais dela foram executados pelos irmãos Cravinhos, que foram condenados junto com Suzane em 2006.

O caso está em processo de adaptação para os cinemas com a atriz Carla Diaz no papel principal, nos filmes "A Menina que Matou os Pais" e "O Menino que Matou Meus Pais", que serão lançados simultaneamente e mostrarão visões diferentes dos acontecimentos - um deles mostrará a perspectiva de Suzane e o outro a de Daniel Cravinhos, namorado dela na época.

2. O massacre do Carandiru

Divulgação

O massacre do Carandiru aconteceu em 1992, começando com uma briga entre detentos que desencadeou em um tumulto generalizado, provocando a invasão da Polícia Militar no pavilhão para controlar a situação. 111 detentos foram mortos.

Dráuzio Varella foi médico voluntário no presídio e registrou seus relatos no livro "Estação Carandiru", de 1999. O livro, por sua vez, inspirou o filme "Carandiru" de 2003, que mostra a visão de dentro da prisão e as condições nas quais os prisioneiros viviam.

Publicidade

3. O assalto ao Banco Central em Fortaleza

Divulgação

Considerado o segundo maior roubo a um banco da história, o crime - que na verdade foi um furto - aconteceu em Fortaleza no ano de 2005. A quadrilha alugou uma casa próxima ao banco e passou três meses cavando um túnel para executar o golpe. Eles passaram o fim de semana roubando nada menos que R$ 164,7 MILHÕES e os funcionários do banco só se deram conta do furto na manhã de segunda. Na real, este valor é apenas uma estimativa com base no peso das notas que foram roubadas (cerca de 3,5 toneladas). Quem é "La Casa de Papel" perto da vida real, né não? Algumas pessoas foram presas e apenas R$ 20 milhões foram recuperados até hoje.

O caso inspirou o filme de 2011 "Assalto ao Banco Central" que mostra o planejamento dos bandidos, a execução do furto e a investigação policial.

4. O sequestro do ônibus 174

Divulgação

O caso do ônibus 174 parou o Brasil no ano 2000. Sandro Barbosa do Nascimento, sobrevivente da Chacina da Candelária no Rio de Janeiro, assaltou um ônibus da linha Gávea-Central (174) no Rio, mantendo 11 pessoas como reféns. Depois de uma longa negociação, o assaltante saiu do ônibus mantendo a professora Geisa Gonçalves como refém. Um soldado resolveu atirar em Sandro mas acabou atingindo Geisa de raspão e provocando reação do sequestrador, que matou a refém. Ele acabou morto por asfixia dentro do carro da polícia. O caso foi transmitido ao vivo pela TV.

Em 2002 o cineasta José Padilha lançou o documentário "Ônibus 174" sobre o caso e as origens da violência urbana no Brasil. Em 2008 a história virou o filme de ficção "Última Parada 174".

Publicidade

5. O caso Wallace

Divulgação

Wallace Souza era ex-policial civil e apresentador do programa policial "Canal Livre", muito popular no final da década de 1990 e início dos anos 2000 em Manaus. O programa mostrava os crimes da região e frequentemente mostrava imagens em primeira mão dos assassinatos, sem nenhum filtro. O "Canal Livre" ficou conhecido por chegar nos locais dos crimes antes mesmo da polícia e emergência. A popularidade era tanta que Wallace entrou na carreira política durante seu auge. A reviravolta veio em 2008, quando Wallace foi acusado de ser um chefe de quadrilha e mandante de assassinatos para render pauta e aumentar a audiência de seu programa.

Em 2019 o caso foi relatado na série documental "Bandidos na TV", que mostra toda a trajetória de Wallace antes, durante e depois das acusações através de imagens documentais e entrevistas com as pessoas envolvidas.

6. O Bandido da Luz Vermelha

Divulgação

O Bandido da Luz Vermelha provocou pânico em São Paulo nos anos 60. Nas madrugadas, ele ia aos bairros ricos da cidade, invadia e roubava mansões, intimidando suas vítimas com uma lanterna vermelha. Ele foi condenado por diversos crimes envolvendo assaltos, assassinatos e estupros. Ele ficou preso por 30 anos e acabou morto pouco depois de ser solto.

A história dele inspirou um dos filmes mais notórios da história do cinema brasileiro, "O Bandido da Luz Vermelha", de 1968.

Publicidade

7. O caso Evandro, ou As Bruxas de Guaratuba

Divulgação

O desaparecimento do menino de 6 anos Evandro Ramos Caetano em 1992 movimentou a cidade de Guaratuba, no Paraná. Dias depois de seu desaparecimento o corpo de Evandro foi encontrado mutilado, levantando a suspeita de que ele tenha sido vítima de um sacrifício ritualístico. Sete pessoas confessaram envolvimento no crime, mas o caso ainda levanta muitas dúvidas.

O crime inspirou a série investigativa "Projeto Humanos: O Caso Evandro" em formato de podcast, que já acumula mais de 4 milhões de downloads e movimenta as redes sociais com os ouvintes que esperam ansiosamente pelo desfecho da série. O podcast também será adaptado para livro e série de TV.

8. A operação Lava Jato

Divulgação

A megaoperação de combate a organizações criminosas e corrupção feita pela Polícia Federal começou em 2014 e já teve dezenas de fases operacionais e prisões decretadas, e segue em andamento até hoje.

Em 2018 foi lançada a série "O Mecanismo", criada por José Padilha e Elena Soarez, ficção inspirada livremente na operação.

Publicidade

9. O assalto ao trem pagador

Reprodução

O famoso crime de 1960 consistiu no assalto a um trem da Estrada de Ferro Central do Brasil em Japeri (RJ). Um grupo de criminosos assaltou o trem de pagamentos da Central do Brasil e levou mais de 27 milhões de cruzeiros (na época daria para comprar mais de 100 carros 0km com este valor).

O caso inspirou o filme "Assalto ao Trem Pagador" de 1962, outro marco na história do cinema nacional, que acompanha um grupo de seis assaltantes e os desdobramentos do crime.

10. Os golpes de Marcelo Nascimento

Divulgação

Condenado por aplicar diversos golpes pelo Brasil, Marcelo Nascimento chegou a se passar por herdeiro de uma companhia aérea e líder de facção criminosa. Foi preso novamente em 2018 durante um regime semi-aberto, por falsificação de documentos.

Marcelo relatou seus golpes no livro "VIPs – Histórias Reais de um Mentiroso" que serviu de base para o filme de 2010 "VIPs", com Wagner Moura no papel principal. Também foi lançado um documentário em 2011 sobre a história do golpista.

Publicidade

11. O caso Zuzu Angel

Divulgação

Zuzu Angel foi uma estilista mineira conhecida também por ser grande oponente da violência da ditadura militar. Seu filho Stuart Angel foi preso, torturado e morto pela ditadura em 1971, o que fez com que ela dedicasse seus últimos anos de vida a denunciar a repressão militar, até sua morte em um acidente de carro em 1976. As circunstâncias de sua morte levantaram suspeitas de que ela tenha sido executada por incomodar os militares, e a Comissão Nacional da Verdade recentemente atestou que ela foi de fato assassinada.

A atriz Patrícia Pillar protagonizou o filme "Zuzu Angel" em 2006, drama que conta toda a história da estilista durante a ditadura até sua morte.

Veja também

Este post é perfeito para quem quer se distrair por uns 15 minutos

Escrito por Luiz Guilherme Moura • há 5 anos

Meça o impacto cultural destas coisas e te diremos qual filme brasileiro é você

Escrito por Priscila Mendes • há 5 anos

Você é uma pessoa medrosa?

Escrito por Matheus Saad • há 5 anos

Publicidade

Veja também