11 coisas que você talvez não sabia sobre a Cássia Eller
Há 20 anos o Brasil se despedia de um dos seus maiores talentos.
Há 5 meses
Há 20 anos, em 29 de dezembro de 2001, o Brasil perdia Cássia Eller. Quem a conheceu pessoalmente diz que ela era uma pessoa reservada, até mesmo tímida. Mas a imagem que ficou guardada na mente do público é a de uma artista potente, desprendida das regras e daquilo que chamamos de convenções sociais.


Divulgação
Ela teve uma carreira relativamente curta - foram 11 anos entre o lançamento do seu primeiro álbum e o dia da sua morte. Mesmo assim é difícil listar todas as suas conquistas e dar uma medida exata ao legado que deixou. Por isso, neste post, selecionamos apenas algumas curiosidade que você talvez não saiba (ou tenha se esquecido) sobre a vida e a carreira de Cássia Eller.


Divulgação
1. Mesmo sem saber, Cássia foi uma peça importante na conquista de direitos dos casais LGBTI+.


Arquivo pessoal / reprodução
Em novembro de 2001, Cássia disse em uma entrevista à revista Marie Claire que gostaria de ter um contrato de casamento reconhecido por lei que provasse que ela e Eugênia, sua esposa, estavam juntas há 14 anos. "Queria poder garantir os direitos da Eugênia e do Chico [o filho do casal]. No caso de separação ou de morte, a Eugênia não tem nenhum documento que prove que estamos casadas há 14 anos. Se me acontecer alguma coisa, meus bens têm que ir para ela e meu filho. E a guarda do meu filho tem que ser dela, é ela a mãe", disse. Seu desejo foi atendido: após a sua morte, Eugênia entrou em uma batalha judicial e conseguiu a guarda do Chico. Foi um caso inédito no Brasil, e abriu as portas para que outros casais LGBTI+ conquistassem o mesmo direito.
4. A Cássia não morava em Laranjeiras.


Divulgação
Na música "All Star", que o parceiro e amigo Nando Reis escreveu como uma homenagem à Cássia, ele diz que a amiga morava em Laranjeiras, no Rio de Janeiro. Na verdade ela morava no Cosme Velho, mas como os bairros são vizinhos o cantor acabou se confundindo. Ele conta a história nesse vídeo.
5. Nando Reis era um grande amigo, mas não só.


Arquivo pessoal / reprodução
Cássia foi a cantora que mais gravou músicas escritas pelo Nando Reis. Desta parceria nasceram clássicos como "Nenhum Roberto", "O Segundo Sol", "Relicário" e a já citada "All Star". Nando também foi produtor de dois discos da cantora: "Com Você... Meu Mundo Ficaria Completo", de 1999, e o "Acústico MTV", de 2001. Com autorização da família de Cássia, ele ainda produziu o álbum póstumo "Dez de Dezembro", lançado em 2002.
6. Aliás, Nando Reis diz que ela "roubou" uma música dele.


MTV Brasil
Neste vídeo publicado no seu canal no YouTube, o cantor brinca que Cássia roubou a música "O Segundo Sol", que ele pretendia colocar no disco "Para Quando". A amiga gostou tanto da composição que não deixou Nando gravá-la, e acabou pegando para ela. No vídeo, ele diz: "esse foi o melhor assalto que já sofri na vida".
7. Ainda sobre composições, um dos seus maiores sucessos foi escrito originalmente para a Angela Rô Rô.




Arquivo pessoal / Via Facebook: frejatoficial, Arquivo pessoal / Via Facebook: frejatoficial
"Malandragem" é uma composição de 1988, fruto da parceria entre Cazuza e Roberto Frejat. Eles queriam que ela fosse gravada por Angela Rô Rô, mas isso acabou não acontecendo porque Angela disse que a canção não tinha nada a ver com ela. Seis anos depois, Frejat mostrou "Malandragem" para Cássia Eller, que acabou incluindo a música em seu terceiro álbum e se tornou um dos seus maiores sucessos.
9. Ela era fanática pelo Atlético Mineiro.


Reprodução / Via Facebook: atletico
A paixão era tão grande que Cássia colocava o escudo do time nos seus instrumentos. A cantora chegou a ser convidada para receber o Galo de Prata, uma espécie de prêmio concedido aos maiores torcedores do Atlético Mineiro. Ela faleceu antes de recebê-lo, e o troféu foi entregue para a sua mãe em 2002.
Com o seu jeito e com o seu talento, Cássia Eller e as suas canções fizeram parte da vida de muita gente. Por isso a gente quer saber: qual música da cantora mais te marcou? Conta pra gente nos comentários!


Reprodução
Veja também

Celebridades reforçaram críticas ao Carrefour depois de um cachorro ser morto por um segurança
Tata Werneck e Luisa Mell se juntaram aos protestos contra o supermercado. Em nota enviada ao BuzzFeed Brasil, o Carrefour reconheceu que houve uma ocorrência "grave" na loja de Osasco e disse aguardar o resultado das investigações para reparar o dano.