11 coisas que outros países estão fazendo para equilibrar a vida e o trabalho

Trabalhar quatro dias na semana? Tô dentro.

1. Na Suécia, as pessoas praticam o “fika”, uma pausa para o café duas vezes ao dia, na qual as pessoas devem simplesmente compartilhar um momento, uma bebida ou qualquer outra gentileza com os colegas de trabalho ou sozinhas.

@mat_stockholm / Via instagram.com

Em qualquer escritório sueco, há um intervalo chamado de “fika” de manhã e à tarde, geralmente durando 12 minutos cada de acordo com o The Little Book of Fika. Esse belo ritual dá aos funcionários a chance de diminuir o ritmo e aproveitar um momento de meditação (além de um lanchinho gostoso) durante o trabalho.

2. Em 2017, a França apresentou uma lei que dá aos trabalhadores ”o direito de se desconectar” dos seus e-mails fora do horário de trabalho.

Dziggyfoto / Getty Images / Via instagram.com

A lei exige que empresas com 50 funcionários ou mais criem novas diretrizes relacionadas aos e-mails fora do horário de trabalho. O ministro do trabalho da França disse que as medidas foram tomadas para “garantir o respeito nos períodos de descanso” e ajudar os trabalhadores a equilibrar o trabalho, a família e a sua vida pessoal.

Publicidade

3. Na Finlândia, as mães podem iniciar a licença-maternidade sete semanas antes do parto e ficar em casa por um ano com todos os benefícios garantidos e salário após ter o bebê.

Ah, e a Finlândia é o único país desenvolvido onde pais passam mais tempo do que as mães com as crianças em idade escolar, graças à política de licença-paternidade do país.

4. Algumas pessoas que se deslocam para o trabalho na Noruega podem contar seu deslocamento como parte do dia de trabalho.

@martinfonne / Via instagram.com

Elas não estão no escritório, mas estão conferindo os e-mails — assim como muitos de nós fazemos no caminho para o trabalho — e, tecnicamente, estão à disposição de seus empregadores.

Publicidade

5. Na China, os trabalhadores só podem fazer nove horas extras por semana, e devem receber 1,5 vezes seu salário por isso.

Se eles tiverem que trabalhar no fim de semana, podem receber um salário dobrado ou dias de folga durante a semana. E, se tiverem que trabalhar em um feriado, eles recebem três vezes o salário normal.

6. Na Dinamarca, os trabalhadores geralmente podem escolher quando começar a trabalhar ao longo do dia e também têm a opção de trabalhar de casa.

@carolinagamar / Via instagram.com

Somente 2% dos trabalhadores alegam trabalhar muitas horas por dia. E o que essas pessoas fazem com todo o tempo livre? Bom, elas passam cerca de dois terços do dia delas comendo, dormindo e fazendo o que gostam, é claro.

Publicidade

7. A Austrália tem o maior salário mínimo do mundo: trabalhadores a partir dos 21 anos recebem 15,96 dólares australianos por hora, ou mais.

@_dailykale / Via instagram.com

Isso equivale a 11,73 dólares americanos ou R$ 48,50, aproximadamente. Além disso, a carga tributária é baixa o suficiente para que as pessoas não percam parte da sua renda todo mês após as deduções.

8. Os trabalhadores alemães recentemente conquistaram o direito de reduzir a carga horária semanal de 35 para 28 horas por até dois anos para cuidar de suas famílias.

@onwsberlin / Via instagram.com

Um trabalhador alemão médio já trabalha apenas 1.363 horas ao ano, o que equivale a 26 horas por semana.

Publicidade

9. Em Luxemburgo, os trabalhadores têm no mínimo cinco semanas de férias remuneradas por ano.

@angielipeco / Via instagram.com

Isso sem contar os mais de doze feriados nacionais.

10. Uma empresa da Nova Zelândia resolveu fazer um experimento e determinou que a semana de trabalho teria quatro dias, mantendo o pagamento de cinco dias por semana.

@arcturusstudiointeriors / Via instagram.com

Os pesquisadores que analisaram o efeito dessa medida nos funcionários concluíram que não só eles estavam passando mais tempo com a família, seja ao ar livre ou em casa, mas se tornaram mais produtivos no trabalho. Sua presença, pontualidade e criatividade aumentaram tanto que a empresa espera fazer com que a mudança seja permanente.

Publicidade

11. Na Áustria, enquanto muitos trabalhadores têm um expediente das 8 da manhã às 5 da tarde, nas sextas, eles podem sair às 3 da tarde.

@smallerbiggerlife / Via instagram.com

Happy hour em todas as sextas do ano? Sim, por favor.

Veja também:

Monte um look de trabalho e escolheremos um emprego dos sonhos pra você

Que tipo de irmão você é?

19 coisas que toda menina que tem um irmão mais velho sabe

Você já tem o app do BuzzFeed Brasil no seu celular? Baixe gratuitamente no Android e no iOS para ver todos os nossos testes, vídeos, notícias e muito buzz.

A tradução deste post (original em inglês) foi editada por Victor Nascimento.

Veja também