10 truques que parecem mágica para te ajudar a tirar manchas das roupas

Como leite para limpar vinho.

STILLFX/STILLFX

Antes de tudo é preciso saber que a coisa mais importante se tratando de uma mancha é que quanto mais rápido você limpar, maiores as chances dela sair completamente. Portanto, se derrubou algo no tecido, limpe imediatamente ou tire o excesso com guardanapo ou pano seco para depois aplicar os truques a seguir.

1. Vinho tinto em roupas brancas.

Mindstyle/Mindstyle, karandaev/karandaev

Mancha de vinho tinto sempre foi um drama na sua vida? Pois seus problemas acabaram! Se o tecido for branco basta mergulhá-lo em leite quente de 10 a 40 minutos, variando o tamanho da mancha. Durante o processo passe uma escovinha a cada cinco minutos para ajudar a retirar.

Publicidade

2. Vinho tinto em roupas coloridas.

Chiociolla/Chiociolla, premiershop.net.br

Caso a roupa seja colorida, esfregue a mancha com uma solução de vinagre branco diluído em água.

3. Molho de tomate.

Sebalos/Sebalos, Tomato Sauce

Passe um pano úmido o quanto antes e em seguida aplique amido de milho deixando secar bem, depois é só retirar que a mancha não estará mais lá.

Publicidade

4. Batom

Philippe Wojazer/Reuters, thongseedary/thongseedary

Algodão é o seu melhor amigo na hora de limpar o batom. Ele sozinho não resolve, mas é ideal para tirar o excesso sem manchar ainda mais o tecido. Depois de passar o algodão lave com uma mistura de detergente neutro e removedor, tudo de forma suave para não estragar a peça.

5. Café

STILLFX/STILLFX, yvdavyd/yvdavyd

De primeira você pode passar um cubinho de gelo sobre a mancha e lavar em seguida. Se a mancha permanecer ou não der para lavar na hora, tente água oxigenada 20 volumes ou um pano misturado com glicerina. Caso a mancha seja de café com leite você vai ter que esfregar um pouquinho mais por conta da gordura.

Publicidade

6. Chocolate

klenova/klenova, araujo.com.br

Água quente e sabão geralmente resolvem manchas de chocolate, porém quando não dá jeito você pode usar água oxigenada 10 volumes (a liquida que vende em farmácias) para lavar o tecido.

7. Frutas vermelhas.

Semata/Semata, klimo.com.br

Se água e sabão não funcionarem, deixe de molho em uma mistura de água sanitária e espuma de sabão. Caso a mancha seja realmente muito profunda, lave com uma mistura de vinagre e álcool.

Publicidade

8. Chiclete

JohanJK/JohanJK, yvdavyd/yvdavyd

Para retirar o chiclete basta esfregar uma pedra de gelo no avesso da peça. O truque porém é um tanto demorado mas nada que um pouco de paciência não resolva.

9. Gordura

Para manchas de gordura polvilhe talco ou farinha. O importante é deixar por no mínimo oito horas e após retirar o talco, lavar a peça novamente. Caso a mancha não saia lave com duas misturas, primeiro uma composta de água e amoníaco e depois uma de água e vinagre.

Publicidade

10. Cerveja

belchonock/belchonock, thongseedary/thongseedary

Para tirar mancha de cerveja passe algodão com álcool sobre a mancha. Em seguida é só lavar com água morna e sabão em pó.

Veja também: o guia definitivo dos produtos de limpeza e o lugar certo para usá-los

Publicidade

Veja também