10 músicas que você provavelmente não sabia que foram produzidas por Kanye West

Em seus mais de 20 anos de carreira, Kanye segue fazendo parcerias com outros artistas.

Todo mundo sabe que Kanye West é um grande produtor. Mas muitos imaginam que ele só produz as próprias músicas.

Foto de Angel Laws

Porém, antes de ser um rapper, Kanye já era um produtor respeitado na indústria do Rap e R&B. E, ao longo de seus mais de 20 anos de carreira, continua produzindo música para vários outros artistas.

A lista é enorme: A$AP Rocky, Janet Jackson, Rihanna, Travis Scott, Migos, Consequence, Mos Def, Pusha T, Common, Da Brat, Foxy Brown, Pop Smoke… Tem muitos, mesmo. Mas aqui estão selecionadas 10 músicas produzidas pelo cara, que dão um pouco da noção de seu peso como produtor:

1) “The Truth”, de Beanie Sigel (2000)

No ano de 2000, sai a primeira produção de Kanye West a virar faixa-título de um álbum, música que marcou sua entrada como um dos produtores cabeça do selo Roc-A-Fella, de Jay-Z.

Publicidade

2) “'03 Bonnie and Clyde”, de Jay-Z (part. Beyoncé) (2002)

O segundo single de Jay-Z a entrar no Top 10 da Billboard e o primeiro de Beyoncé, em carreira solo, a atingir essa marca numa participação. Bem, o impacto no mundo Pop a gente consegue ver, né?

3) “Dreams”, de The Game (2005)

Com os samples vocais característicos das produções do Kanye West, o estilo diferenciado desse som chamou bastante a atenção na época, por fugir do que imaginavam que viria de um rapper gangsta como The Game. Na letra, Game cita o próprio Kanye como uma fonte de inspiração e superação.

Publicidade

4) “Heaven”, de John Legend (2006)

Kanye e John se uniram para compor e produzir a canção que viria a ganhar o Grammy na categoria "Melhor Performance Masculina de R&B". Tá bom?

5) “Find Your Love”, de Drake (2010)

Kanye, Jeff Bhasker e No I.D. se uniram numa faixa do álbum de lançamento do jovem Drake, que viria a se tornar um dos maiores fenômenos da indústria musical de todos os tempos. E isso foi o que Drake disse sobre Kanye, na época:

“Antes mesmo de nos conhecermos, Kanye West moldou muito o que faço, musicalmente. Nós sempre, sempre, sempre tirávamos um tempo pra ouvir a música dele de forma profunda. (...) Ele sabe como utilizar os sons. Até diria que ele é a pessoa mais influente musicalmente que já tive na vida.”

Publicidade

6) “Niggas In Paris”, de Jay-Z & Kanye West (2011)

Eu não ia colocar nada que vinha dos trabalhos próprios do Kanye, mas como essa vem da dupla The Throne, formado por ele e Jay-Z, rola de passar um pano. Não tinha como não incluir uma música com um impacto cultural tão grande para o Rap e o universo Pop. Mais de 10 anos depois do lançamento, a música continua sendo muito referenciada, lembrada, tocada… Diretamente do álbum “Watch The Throne”, formada por uma das duplas preferidas na música das últimas décadas.

7) “Illuminati” e “Holy Water”, de Madonna (2015)

Sempre ligeira com o que está rolando de mais popular (ou de relevante) no mundo, Madonna chamou Kanye para produzir duas faixas de seu álbum “Rebel Heart”, lançado em 2015.

Publicidade

8) "Tell Your Friends", de The Weeknd (2015)

“Beauty Behind the Madness”, o segundo álbum de estúdio de the Weeknd, deu uma mexida forte no R&B e na música Pop, de forma geral. A terceira faixa do disco conta com produção do Kanye, ao lado de vários outros produtores. Com tanta gente mexendo na música, não sabemos até que ponto vai a colaboração de Kanye para a faixa. Mas que ele está lá, está.

9) “We Got Love”, de Teyana Taylor (part. Ms. Lauryn Hill) (2020)

A admiração de Kanye por Lauryn Hill aparece em, por exemplo, em “All Falls Down” de um de seus primeiros álbuns como artista solo. Essa música deveria ter saído no segundo álbum de Teyana, mas não rolou. Poderia ter saído no álbum “Yandhi”, do próprio Kanye, mas nunca foi lançado. Finalmente, a canção foi lançada para o álbum “The Album” de Teyana Taylor, em 2020.

Publicidade

10) “Industry Baby”, de Lil Nas X (2021)

Essa tá fresquinha, ainda. Ao lado do duo de produção Take a Daytrip, Kanye compõe uma das faixas (lançada como single) do primeiro álbum de estúdio do rapper Lil Nas X, que estreia em setembro desse ano!

Texto de Jun Alcantara.

Publicidade

Veja também