10 maneiras de ajudar alguém neste fim de ano

Dividir um pouquinho do que você tem com alguém que precisa bastante pode ser mais fácil do que você pensa.

1. Ao fazer suas compras de Natal, use o "Risü", um serviço que converte uma porcentagem de suas compras em doação para quem precisa.

Você escolhe a loja e a causa que pretende ajudar, eles te geram um link e você faz as compras normalmente, parte do valor da compra é convertido em doação para a causa que você escolheu e você não paga a mais por isso. E dá fazer compras em grandes lojas como Submarino, Ricardo Eletro e outras grandes que vendem online, de vários segmentos. Saiba mais.

2. Você pode comprar os cartões de Natal dos "Pintores com a boca", da APBP.

A Associação dos Pintores com a Boca e os Pés (APBP), disponibiliza para venda cartões de Natal feitos por quem não tem mãos (ou sofre de algum tipo de paralisia) para a prática da pintura. Saiba mais.

Publicidade

3. Você também pode ajudar um animal de abrigo a receber um mimo nesta época do ano sendo um padrinho através do "Natal Animal".

O projeto surgiu em 2010, inspirado pelas com crianças carentes, que geralmente arrecadam uma roupa, um calçado e um brinquedo nesta época do ano. Os animais que participam do projeto recebem presentinhos de Natal comprados com o dinheiro arrecadado pela campanha e são utilizados na manutenção e cuidados básicos dos bichinhos nos abrigos/santuários onde vivem. A própria equipe do Natal Animal faz as entregas dos presentes e posta fotos e documentações para prestar contas. Saiba mais.

4. A Fundação José Carlos da Rocha possui uma campanha especial para os idosos durante o mês de dezembro.

Patrícia Jung

A instituição que ficou conhecida nas redes sociais pela criativa campanha de pedidos simples de idosos para o Natal, tem um trabalho permanente de ajuda e em dezembro também tem uma campanha para doação de fraldas para os idosos. Você pode saber mais informações e como auxiliar aqui.

Publicidade

5. O projeto "Transvest", que presta apoio pedagógico e social para ajudar a combater a transfobia, sempre precisa de voluntários e você pode se inscrever agora.

O projeto é de Belo Horizonte e dá apoio para a inserção de travestis, transexuais e trangêneros no curso pré-vestibular. Veja como colaborar aqui.

6. Embora não tenha uma campanha específica de Natal, você pode colaborar com o trabalho do projeto global "Médicos Sem Fronteiras".

Divulgação

O "Médicos Sem Fronteiras" é um projeto de atuação mundial que leva cuidados de saúde a pessoas em necessidade de ajuda médico-humanitária em meio a conflitos armados, epidemias, desastres naturais, desnutrição e exclusão do acesso a cuidados de saúde. Saiba mais e como contribuir por aqui.

Publicidade

7. Você pode adquirir um calendário de 2017 da "ActionAid" e ajudar a promover os direitos humanos e superar a pobreza no mundo.

A ActionAid é um movimento global que trabalha em prol de pessoas em situação de pobreza, principalmente mulheres e crianças, para que eles sejam sujeitos de seus direitos humanos, econômicos, sociais e culturais e estão vendendo um calendário com fotos do trabalho da organização pelo mundo e parte da venda é revertida para as ações da instituição. Saiba mais sobre eles.

8. Você pode adotar uma das cartinhas da campanha "Adote uma Cartinha de Natal", dos Correios.

A campanha "Papai Noel dos Correios" possibilita que você se transforme em mamães e papais da família Noel adotando uma carta enviada por uma criança carente e enviando a ela o que ela pediu para o "Bom Velhinho". Realizada há mais de 25 anos, a ação basicamente interliga crianças que mandaram uma carta pelo correio para o "polo norte" com pedidos ao papai noel e qualquer pessoa pode adotar uma dessas cartinhas e presentear as crianças como se fosse o próprio Papai Noel. Saiba mais aqui.

Publicidade

9. A ONG "Brinquedo Para Todos" quer presenter 300 crianças da Aldeia Trevo, no Paraná.

São 300 crianças (120 meninas e 180 meninos) de até 15 anos que fizeram um pedido para Papai Noel. A ONG vai representar o "Bom Velhinho" e vai levar os presentes pessoalmente, saiba mais e como colaborar aqui.

10. O "Exército da Salvação" está com uma campanha especial para receber doações dos mais diversos tipos, chamada "Árvore da Doação".

A ideia é que você monte uma "árvore" de Natal, com coisas que pretende doar e pedir para que eles retirem todo este conjunto em sua casa. Saiba mais.

Publicidade

Veja também:

Como é a vida de um Papai Noel profissional?

Veja também