10 jovens fotógrafas brasileiras para você seguir no Instagram

Brutalidade, poesia e muito talento.

1. Helen Salomão

Ver as fotos da Helen Salomão é como respirar o perfume de um maço de alecrim ou hortelã recém tirado da terra. A fotógrafa de Salvador, Bahia, faz retratos com muito frescor e ancestralidade, valorizando os traços e a raízes de cada pessoa para quem ela aponta sua câmera.

2. Veronica Laminarca

Bacharel em artes visuais, Veronica Laminarca produz fotos que transmitem delicadeza e reflexão. Sua pesquisa como artista multidisciplinar investiga o papel da imagem na arte.

Publicidade

3. Nay Jinknss

Nascida e criada em Belém do Pará, Nay explora com um olhar aguçado os arredores do Mercado Ver-o-Peso e os trabalhadores locais, como as erveiras e os barqueiros. Para isso, ela usa uma linguagem bruta, cheia de intimidade e cores quentes.

4. Luiza Ananias

As imagens da Luiza Ananias trazem muita beleza e movimento. Arquiteta por formação, ela consegue fazer suas modelos dançarem mesmo paradas.

Publicidade

5. Tuane Fernandes

A Tuane Fernandes é uma fotojornalista que despontou ainda muito jovem cobrindo assuntos complexos, como protestos de rua, ocupações de moradia, comunidades indígenas e torcidas organizadas. Ela tem um olhar afiado para a brutalidade que é a vida real.

6. Jéssica Mangaba

Algumas pessoas têm um olhar especial pra coisas que passam batidas no dia a dia da maioria dos seres humanos. A Jéssica Mangaba é uma delas. Ela consegue ver detalhes e beleza no trivial.

Publicidade

7. Juh Almeida

A Juh Almeida é uma fotógrafa e diretora baiana que coloca poesia e movimento em suas fotos e seus filmes. Se for entrar no Instagram dela, respire fundo, porque cada imagem vai tirar um pouco do seu fôlego.

8. Gabriela Biló

Gabriela Biló é uma fotojornalista radicada em Brasília que tem feito as imagens mais ousadas do governo, como esta pérola que você vê acima, em que o inominável faz um joinha com esse cenário maravilhoso.

9. Maria Paula Vieira

A Maria Paula Vieira é uma fotógrafa cadeirante que retrata outras mulheres – algumas, inclusive, com deficiência. São imagens cheias de cores e representatividade.

10. Camilla Kinker

Vencedora da primeira edição do "Arte na Fotografia", reality show em que os competidores eram fotógrafos, a Camilla Kinker muitas vezes mergulha na sua história de vida pra fazer imagens cheias de cores, cenários e poesia.