10 histórias de transporte público que vão restaurar sua fé na humanidade

O transporte público também restaura o homem.

1. "O motorista e o cobrador deixavam um aviso quando eu subia no ônibus que se eu pedisse ajuda era pra deixar eu sentar e abrir a janela."

"Durante um tempo eu tinha quedas de pressão recorrentes dentro do ônibus, que eu pegava – sempre na mesma hora pra ir estudar. Chegou uma época que o motorista e o cobrador deixavam um aviso quando eu subia no ônibus que se eu pedisse ajuda era pra deixar eu sentar e abrir a janela. Saudades cobrador Milton e motorista Carlos."

– Victoria Araújo

Publicidade

2. "Até caiu Coca em uma passageira."

Reprodução / Party Down South / Via giphy.com

"Uma vez peguei uma lotação intermunicipal que tinha coxinha, Coca, brigadeiro e bolo. Era aniversário do motorista. Comemos bastante, cantamos parabéns, até caiu Coca em uma passageira kkkkkkkkkkk foi divertido."

– Marcela Sponda

3. "Lembro desse dia até hoje, mais de 20 anos depois!"

"Lá pros anos 90. Eu estava indo de São Paulo para São Bernardo do Campo. Ônibus lotado, daqueles que se você espirrar alguém cai pela janela. Eu ainda não havia passado a catraca, o trânsito prometia fazer o ônibus levar horas pra chegar ao destino e eu estava como? Apertadíssima pra fazer xixi. Não havia a menor possibilidade de eu conseguir segurar até chegar em casa. Eis que, ao pedir pra descer pela frente e explicar pro motorista que estava tão apertada que não ia nem conseguir nem atravessar o ônibus pra descer pela porta de trás, ele me diz: 'Isso pode acontecer com qualquer pessoa. Vou parar em frente a alguma loja e você pede pra usar o banheiro. Te espero voltar pra continuar a viagem'. Dito e feito, ele parou e eu fui num pé e voltei no outro. Lembro desse dia até hoje, mais de 20 anos depois!"

– Erika Marbag

Publicidade

4. "O motorista parou num ponto, colocou umas pedrinhas numa garrafinha pet e amarrou na corda da campainha."

Reprodução / BBC / Via giphy.com

"Quando eu estava no ensino médio pegava a linha 397 (Campo Grande - Largo da Carioca) pra ir pra escola. Um dia eu peguei um ônibus em que a cigarra não estava funcionando, então o motorista parou num ponto, colocou umas pedrinhas numa garrafinha pet e amarrou na corda da campainha, aí quando alguém puxava as pedras faziam barulho e ele não passava mais direto. Ele foi ovacionado pela engenhosidade."

– Hosana Moriá

5. "Ele diz que ganha a semana com o meu sorriso e meu bom dia. E eu ganho o meu com as histórias que ele tem pra contar."

Reprodução / CTV / Via giphy.com

"Tenho amizade com um motorista, já senhorzinho, da linha da faculdade [...] Adoro ele demais. Ele diz que ganha a semana com o meu sorriso e meu bom dia, e eu ganho com as histórias que ele tem pra contar. Sem contar que quando eu perdi uns dias de aula porque meu tio faleceu, ele ficou super preocupado. Veio conversar comigo, contou do neto que perdeu e me motivou a ter forças... Ah, o Sr. Alencar é maravilhoso."

– Lívia Juliani

Publicidade

6. "O primeiro ataque de pânico eu tive dentro de um ônibus, e foi tão forte que fiquei cega."

"Meu primeiro ataque de pânico na vida foi dentro de um ônibus, e foi tão forte e repentino que fiquei cega. Eu não sabia o que era aquilo, e pedi para ligarem pro meu pai me buscar no ponto, e me avisarem quando chegasse. Rolou uma comoção geral no ônibus, o motorista desviou a rota e me deixou na Santa Casa, o cobrador me tirou do ônibus e me sentou em uma cadeira de rodas, e um passageiro correu até a lanchonete do meu pai. Nunca me senti tão aparada e com senso de comunidade como esse dia!"

– Bianca Silva

7. "Não é muito uma história, mas uma curiosidade."

"Não é muito uma história, mas uma curiosidade: em Santa Fé (uma cidade da Argentina que é bem pequena e maravilhosa) TODOS os ônibus são super decorados com o gosto de cada motorista. Às vezes eram só umas dezenas de adesivos, em casos mais peculiares tinha ônibus que tinha vários penduricalhos, adesivos e o que você puder imaginar na cor vermelha para combinar com a cor da linha que o ônibus pertencia. O bom disso é que você reconhecia o motorista (e o seu ônibus para casa) só pela decoração interna e/ou externa dele."

– Marianna Ribeiro

Publicidade

8. "Ele tinha um radinho e tocava só músicas pops atuais."

"Na época da escola, havia um motorista da parte da tarde que era um ícone na linha. Ele tinha um radinho e tocava só músicas pops atuais: Lady Gaga, Beyoncé, Britney... Pra ele, o auge eram os estudantes cantavam JUNTO COM ELE."

– Lorenna Meira

9. "Ele é daqueles que ajuda todo mundo."

"A linha do meu bairro tem um motorista que é o queridão da galera. Ele é daqueles que ajuda todo mundo, para mais perto da casa de um ou de outro e por aí vai. Já vi ele parando o ônibus pra ajudar um morador a receber um eletrodoméstico e parando na porta da casa dele para pegar água e balinhas para as senhoras que estavam no banco da frente."

– Yasmin Castro

Publicidade

10. "Sobe aí que a gente alcança ele lá no terminal, menino, aqui é Relâmpago Marquinhos"

Reprodução / Disney Pixar / Via giphy.com

"Eu preciso contar isso pro mundo pois aquele motorista merece: Eu estava voltando do terreiro e fui pro ponto pegar o ônibus. Sempre acabava pegando o último, vinha por volta de 22h30. Eis que começa a chover forte e eu segui encolhido no ponto. Pois bem, meu ônibus apontou lá na frente, e veio lado a lado com outro. Dei a sinal, o meu passou direto e só o outro parou. Aí eu disse pro motorista que o meu era o que tinha passado, eis que ele diz: 'Sobe aí que a gente alcança ele lá no terminal, menino, aqui é Relâmpago Marquinhos!' Realmente alcançamos, aí quando chegamos fui pagar a passagem e ele não quis receber. Me tirou da chuva e salvou a noite!"

– Claudio Santos

Veja Também:

18 frases que podem ser ditas no sexo ou num ônibus

Escrito por Matheus Saad • há 5 anos

10 alegrias que só quem anda de transporte público conhece

Escrito por Lavínia Carvalho • há 5 anos

24 histórias de sexo de casais que foram atrapalhados pela família

Escrito por Luiz Guilherme Moura • há 5 anos

Publicidade

Veja também