10 formas simples de tornar sua vida profissional menos estressante

Porque, às vezes, fica difícil.

"Lagom" é uma palavra sueca que significa "nem muito, nem pouco, na medida certa". Ou seja, moderação, eficiência e justeza.

No livro "The Little Book of Lagom: How to Balance Your Life the Swedish Way" [O pequeno livro do Lagom: como equilibrar sua vida da maneira sueca, sem edição em português], Jonny Jackson e Elias Larsen compartilham dicas, projetos, truques e observações que ajudarão você a viver sua vida com mais equilíbrio e simplicidade. Abaixo, você encontrará algumas dicas que trarão mais paz à sua vida profissional.

© 2018 by Andrews McMeel Publishing. First published in 2017 by Summersdale Publishers, Ltd.

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1. Experimente estes truques matinais de 10 minutos.

É incrível o quanto de arrumação e organização pode ser feito em alguns minutos antes de você começar seu trabalho. Essas dicas são uma ótima forma de simplificar sua vida:

Pegue sua pilha de correspondência (sim, todos nós temos uma) e abra tudo. Há chances de você descartar boa parte dela. Se for correspondências que tenham informações importantes — dados bancários, por exemplo — rasgue bem o papel. Arquive coisas que você queira manter em uma pasta com compartimentos marcados, como casa, médico, trabalho, filhos, animais de estimação etc.

Marque seus compromissos em uma sessão de chamadas telefônicas: dentista, oftalmologista, médico, cabeleireiro etc.

Selecione três das suas quatro músicas favoritas e organize seu espaço de trabalho enquanto as músicas estão tocando — é muito fácil trabalhar em um ambiente arrumado e atraente, e ouvir uma ótima música deixará você preparado(a) para o dia.

2. Esteja consciente sobre o que consome da mídia e do que absorve.

Pense no quanto assistir ao noticiário afetará você antes de ir para a cama, por exemplo. Limite suas preocupações e se permita aproveitar sua última hora antes de ir para a cama lendo um bom livro, conversando com o(a) seu(ua) parceiro(a), ou ligando para um(a) amigo(a) para ter uma boa conversa.

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Photo by João Silas on Unsplash

3. Se organize.

Se organizar envolve planejamento futuro e, apesar de ser difícil se motivar — até para algo simples, como escolher sua roupa para o dia seguinte em vez de ir direto para cama — seu futuro eu agradecerá por isso.

Escolha uma hora tranquila no fim de semana para checar os horários de seus compromissos profissionais, atividades familiares etc. da próxima semana, assim você saberá o que vai acontecer. Não seja pego desprevenido(a) quando seu filho for convidado a uma festa à fantasia e só ele aparecer com roupas comuns ali.

Na véspera de um dia de trabalho, já de noite, prepare suas roupas para o dia seguinte. Certifique-se de que elas estejam passadas, escolha acessórios e sapatos (dê uma polida neles) e você tornará sua rotina matinal muito mais fácil.

● Assim que for marcado um compromisso ou uma reunião, anote na sua agenda, seja um caderno ou um sistema de calendário on-line.

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4. Não se compare aos outros.

É comum se comparar aos outros, como pensar que alguém tem um emprego melhor, uma casa maior ou mais dinheiro que você, o que faz com que as pessoas não consigam ver todas as coisas positivas acontecendo na sua vida.

Não acredite que imitar os outros fará você feliz; tente ser a melhor versão de si mesmo(a) e veja os aspectos da sua vida que podem ser melhorados, além de reconhecer e apreciar aquilo no que você é bom(a).

Quando você se vir comparando-se com alguém que considera ter "mais" do que você, ou uma vida "melhor", lembre-se do princípio de lagom, aquele de não ser perfeito, mas "apenas justo". Lembre-se das suas realizações e se permita se sentir bem.

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5. Seja simples ao se comunicar com os outros.

E-mails — responda vários de uma vez em vez de responder um por um assim que eles chegam. Algumas pessoas ficam muito impacientes se não receberem uma resposta dentro de uma hora, mas não se estresse. siga o seu próprio ritmo; cumpra um ou dois itens da sua lista de tarefas antes de responder seus e-mails. Se acha isso muito difícil — especialmente quando vê um lembrete aparecendo do lado da tela — então desligue suas notificações de e-mail até que você esteja pronto(a) para lê-los.

Reuniões — avalie se as reuniões são mesmo necessárias ou só uma desculpa para um café e bate-papo. Um telefonema pode ser suficiente.

Fazer pedidos — seja conciso(a) e claro sobre seus pedidos e sempre inclua um prazo viável. Prossiga com um e-mail para esclarecer os detalhes.

Lidar com pessoas difíceis — tente cortar os problemas pela raiz antes que eles piorem. Se você for vítima de comportamentos desagradáveis no ambiente de trabalho, faça o melhor para evitar um confronto, documente o incidente e informe seu gerente.

6. Simplifique sua semana de trabalho.

O seu dia começa com boas intenções e uma lista de tarefas, mas termina com quase nada cumprido porque outras coisas apareceram no caminho?

Faça três perguntas a si mesmo(a):
● Estou me encarregando de muita coisa?
● Estou usando o meu tempo da melhor forma possível?
● Estou feliz com a forma com que uso o meu tempo?

De fato, muitas vezes estamos sobrecarregados — geralmente porque somos incentivados a nos desafiar e temos medo de dizer "não" a algumas coisas e perder algo importante.

Dê uma olhada na sua agenda e destaque as áreas em que seria benéfico gastar mais tempo e veja como você poderia delegar as outras tarefas ou encontrar uma forma mais eficiente de realizá-las.

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Photo by Roman Bozhko on Unsplash

7. Continue desafiando a si mesmo(a).

Pode levar anos de paciência e determinação para dominar uma habilidade, como desenhar bem ou aprender um idioma, mas estudos mostram que há mais chances de ser mais feliz no longo prazo se você procurar por um passatempo ou curso para fazer. Aquele sentimento de se perder nos estudos ou em uma ocupação criativa se chama "fluxo", e esse estado, de acordo com alguns psicólogos, é onde a verdadeira felicidade se encontra.

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8. Estabeleça um equilíbrio entre pensar e fazer.

Essa é uma discussão interna constante para muita gente — pensar em fazer algo mais do que realmente fazê-lo. É importante nos esforçarmos pelas coisas que queremos e perseguir nossos objetivos, mas há uma coisa que pode nos parar: a procrastinação. Há algumas desculpas comuns que damos a nós mesmos:

"Não tenho tempo para fazer isso.”

● “Não vou me sair bem.”

● “Se eu deixar para lá, outra pessoa se encarregará disso.”

● “E se eu me comprometer e depois não gostar?”

Mudar da intenção para a ação é um grande passo. Agora é hora de se motivar.

Pode ser mais fácil incentivar os outros com seus planos do que motivarmos a nós mesmos, então ter uma equipe de apoio disponível pode ser uma boa forma de atingir seus objetivos. Talvez você tenha amigos que também tenham planos. Vocês não precisam ter o mesmo objetivo: uma pessoa pode estar mais disposta a começar uma nova dieta, enquanto outra pode querer mudar de emprego ou estudar para uma nova formação.

O importante é vocês se encontrarem regularmente e atualizarem uns aos outros sobre os progressos que fizeram. Mesmo que seja uma conversa de 15 minutos depois do trabalho ou um café no sábado de manhã, você se sentirá animado(a) pelo entusiasmo e auxílio dos outros, e eles se sentirão da mesma forma também.

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9. Aperte o pause.

A vida é curta, e é importante que você organize seu tempo para fazer as coisas que gosta. Marque algum intervalo no seu calendário toda semana só para você.

Alguém vai perceber se você levar itens comprados para uma festa em vez de tê-los cozinhado em casa? Você pode combinar de trocar um serviço de babá ou outras tarefas com um amigo se concordar em retornar o favor a ele outra hora? Se você tiver filhos, marque um compromisso regular com uma babá, se possível, ou introduza uma hora de "relax" no final de cada dia escolar.

Não se esqueça de planejar o que quer fazer nessa hora especial, do contrário você acabará pegando tarefas de casa ou e-mails.

10. Seja grato pelo que tem.

Comece a fazer um diário de gratidão. Liste todas as coisas positivas da sua vida — das pequenas coisas que fazem você sorrir, como a vista da sua janela, até as coisas grandes, como sua saúde ou sua família. À noite, liste três coisas pelas quais você foi grato(a) durante o dia e logo começará a focar nas coisas positivas naturalmente.

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Para mais informações sobre o livro The Little Book of Lagom: How to Balance Your Life the Swedish Way, clique aqui.

Andrews McMeel Publishing

Todos os textos foram reimpressos com a permissão de The Little Book of Lagom: How to Balance Your Life the Swedish Way © 2018, publicado por Andrews McMeel Publishing. Publicado originalmente em 2017 por Summersdale Publishers, Ltd.

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Este post foi traduzido do inglês.

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