10 filmes de terror dos anos 80 que são icônicos e apavorantes

De volta às raízes do terror.

10. "Brinquedo Assassino" (1988)

Chucky the doll holding a knife
Chucky the doll holding a knife

(c) United Artists / courtesy Everett Collection

Esse clássico do terror foi dirigido por Tom Holland (não, não aquele Tom Holland), e foi o primeiro de várias sequências e um remake.

9. "A Hora do Pesadelo" (1984)

©New Line Cinema/Courtesy Everett Collection

Os filmes de terror dos anos 80 chegaram ao auge com Freddy Krueger! O filme foi dirigido por Wes Craven e, devido ao sucesso de bilheteria, teve várias sequências.

Publicidade

8. "Hellraiser - Renascido do Inferno" (1987)

© New World Pictures / Courtesy: Everett Collection

Este filme de terror de arrepiar foi dirigido por Clive Barker. Embora tenha perdido a popularidade ao longo do tempo, ressurgiu atualmente em um jogo chamado "Dead by Daylight".

7. "Gremlins" (1984)

(c)Warner Bros. / courtesy Everett Collection

É difícil acreditar que esse filme estreou há mais de 40 anos. O clássico cult foi dirigido por ninguém menos do que Joe Dante, que, mais tarde, criaria o clássico infantil "Pequenos Guerreiros".

Publicidade

6. "Uma Noite Alucinante: A Morte do Demônio" (1981)

Courtesy Everett Collection

O filme foi dirigido por Sam Raimi. Que espetáculo do horror dos anos 80! A obra fez tanto sucesso que deu origem a não somente mais dois filmes, mas também a uma série de televisão e diversos videogames. Sem falar que impulsionou a carreira de um dos melhores atores de todos os tempos: Bruce Campbell.

5. "Alien - O 8º Passageiro" (1979)

(c) 20th Century Fox Film Corp. All rights reserved. Courtesy: Everett Collection

Tá, esse filme tecnicamente estreou nos anos 70, mas é tão bom que merece um lugar nesta lista. Essa obra prima contou com a direção de Ridley Scott e a atuação de Sigourney Weaver como protagonista, heroína do espaço sideral.

Publicidade

4. "O Iluminado" (1980)

©Warner Brothers / Everett Collection

Este filme foi baseado em um livro famoso do mestre do terror, Stephen King. A adaptação para o cinema foi dirigida por Stanley Kubrick e, infelizmente, é o menos favorito de Stephen King. De qualquer forma, Jack Nicholson entregou uma atuação matadora.

3. "Sexta-Feira 13" (1980)

© Paramount / courtesy Everett Collection

Jason Voorhees dá vida ao gênero "slasher" com este filme aterrorizante. Dirigido por Sean S. Cunningham, a obra virou uma franquia que ainda é incrivelmente popular, com sequências, referências e adaptações para jogos.

Publicidade

2. "Halloween - A Noite do Terror" (1978)

© Compass International Pictures/ Courtesy: Everett Collection

Michael Myers ("The Shape") fica em segundo lugar no pódio das franquias mais icônicas e assustadoras. Dirigido pelo incrível John Carpenter, o filme é um dos três mais reconhecidos da história. Fique ligado na próxima sequência do filme que deve estrear ainda esse ano.

1. "O Enigma de Outro Mundo" (1982)

© Universal / courtesy Everett Collection

Esse filme também foi criado pela lenda John Carpenter. Com muito horror corporal e suspense arrepiante, este filme vai deixar os novos espectadores tremendo de medo.

Publicidade

Este post foi traduzido do inglês.

Veja também