10 fatos sobre a trajetória impressionante da Chapecoense
Na campanha para chegar à final da Copa Sulamericana, eles derrotaram o maior campeão da história da Libertadores. E não, nunca foram rebaixados.
2. Com 43 anos de história, é o time mais novo que disputa a Série A do Campeonato Brasileiro neste ano.


Alexandre Loureiro / Getty Images
A maior parte dos times do torneio foi fundada entre as décadas de 1910 e 1930.
3. A Chapecoense é reconhecida principalmente por ter ascendido da Série D à Série A do Campeonato Brasileiro em apenas cinco anos, de 2009 a 2014.


Aguante Comunicação/Chapecoense
A rápida evolução do time se deu graças a investimentos de empresários locais. A Chape garantiu o acesso à elite do futebol brasileiro em 16 de novembro de 2013, ao empatar com o Bragantino.
4. O time é o atual campeão catarinense, tendo vencido a competição estadual cinco vezes (1977, 1996, 2007, 2011 e 2016).


Aguante Comunicação/Chapecoense
Neste ano, foi campeão diante do Joinville (foto).
6. Antes da ascensão, o time passou por uma das maiores crises da sua história entre 2001 e 2006, com dívidas e problemas de gestão. Em 2001, ficou em último lugar no campeonato catarinense.


Divulgação
Naquele ano, o Joinville (foto) venceu o torneio estadual.
7. Na campanha que a levou à final da Copa Sulamericana deste ano, a Chapecoense eliminou nas quartas de final o argentino Independiente, time com o maior número de títulos na história da Libertadores (sete).


Nelson Almeida / AFP / Getty Images
9. A uma rodada do fim do Campeonato Brasileiro, a Chapecoense está em 9º lugar, na zona de classificação para a Copa Sulamericana.


Nelson Almeida / AFP / Getty Images
10. O último jogo antes do acidente foi a derrota contra o Palmeiras. A Chapecoense vinha de uma sequência de três vitórias no Campeonato Brasileiro: Figueirense (1 a 0), Botafogo (2 a 0) e São Paulo (2 a 0).


Alexandre Loureiro / Getty Images