10 fatos sobre a trajetória impressionante da Chapecoense

Na campanha para chegar à final da Copa Sulamericana, eles derrotaram o maior campeão da história da Libertadores. E não, nunca foram rebaixados.

Há 4 anos

2. Com 43 anos de história, é o time mais novo que disputa a Série A do Campeonato Brasileiro neste ano.

Alexandre Loureiro / Getty Images

A maior parte dos times do torneio foi fundada entre as décadas de 1910 e 1930.

Publicidade

3. A Chapecoense é reconhecida principalmente por ter ascendido da Série D à Série A do Campeonato Brasileiro em apenas cinco anos, de 2009 a 2014.

Aguante Comunicação/Chapecoense

A rápida evolução do time se deu graças a investimentos de empresários locais. A Chape garantiu o acesso à elite do futebol brasileiro em 16 de novembro de 2013, ao empatar com o Bragantino.

Publicidade

4. O time é o atual campeão catarinense, tendo vencido a competição estadual cinco vezes (1977, 1996, 2007, 2011 e 2016).

Aguante Comunicação/Chapecoense

Neste ano, foi campeão diante do Joinville (foto).

Publicidade

6. Antes da ascensão, o time passou por uma das maiores crises da sua história entre 2001 e 2006, com dívidas e problemas de gestão. Em 2001, ficou em último lugar no campeonato catarinense.

Divulgação

Naquele ano, o Joinville (foto) venceu o torneio estadual.

7. Na campanha que a levou à final da Copa Sulamericana deste ano, a Chapecoense eliminou nas quartas de final o argentino Independiente, time com o maior número de títulos na história da Libertadores (sete).

Nelson Almeida / AFP / Getty Images

Publicidade

9. A uma rodada do fim do Campeonato Brasileiro, a Chapecoense está em 9º lugar, na zona de classificação para a Copa Sulamericana.

Nelson Almeida / AFP / Getty Images

Publicidade

10. O último jogo antes do acidente foi a derrota contra o Palmeiras. A Chapecoense vinha de uma sequência de três vitórias no Campeonato Brasileiro: Figueirense (1 a 0), Botafogo (2 a 0) e São Paulo (2 a 0).

Alexandre Loureiro / Getty Images

Veja também:

Publicidade

Publicidade