10 estudos que provam que videogames fazem bem para a saúde

Estudos de várias universidades do mundo comprovam: jogar videogame melhora a coordenação motora, a visão, a memória e outras coisas.

1. Os games melhoram a coordenação motora.

Estudo de uma universidade da Austrália disse que quem joga videogame tem melhor coordenação motora. Os resultados da pesquisa mostraram que crianças gamers se davam melhor em testes de coordenação, como chutar e arremessar ou receber uma bola.

2. Aliviam a dor e o estresse.

Estudo da American Pain Society relatou que pacientes que passavam por quimioterapia disseram sofrer bem menos de estresse após partidas de videogame. A pesquisa também diz que vítimas de queimaduras sofreram de 30% a 50% menos de dor após jogarem videogames.

Publicidade

3. Estimulam o cérebro e combate doenças mentais.

A Universidade de Auckland (Austrália), descobriu que jogos específicos podem ser tão eficazes no tratamento de jovens com depressão tanto quanto aconselhamento psicológico.

4. Ajudam na tomada de decisões.

A Universidade de Rochester indicou em um estudo que videogames de tiro em primeira pessoa podem ajudar pessoas a tomarem decisões mais rápido na vida.

Publicidade

5. Melhoram a visão.

A mesma universidade fez outro estudo sobre o assunto e descobriu que jogar games de ação pode melhorar em até 58% a habilidade de enxergar diferentes tons de cinza. Os jogadores também conseguem discernir mais facilmente objetos distantes e agrupados.

6. Fazem bem para a memória.

Um estudo da revista Nature concluiu que um grupo de idosos, formado por pessoas entre 60 e 85 anos, que jogou videogame por alguns meses, desenvolveu uma habilidade de fazer várias coisas ao mesmo tempo do que o grupo de mesma idade que não jogou videogame. A pesquisa também revelou que os jogos eletrônicos podem melhorar a atenção e a memória de idosos.

Publicidade

7. Aumentam o tamanho do cérebro.

A Universidade de Berlim pediu para que 23 jovens com média de 24 anos jogassem "Super Mario 64" por pelo menos meia hora todos os dias ao longo de dois meses e analisou o cérebro de todos eles antes, durante e depois.

A conclusão do estudo foi que houve um aumento significativo da massa cinzenta dos jovens. " Isso prova que regiões específicas do cérebro podem ser treinadas através de jogos", afirmou Simone Kühn, cientista e líder da pesquisa.

8. Ajuda crianças com dislexia.

Crianças disléxicas foram capazes de ler mais rápido e melhor após 12 horas de videogame, segundo estudo do jornal Current Biology.

Publicidade

9. Ajudam a combater vícios.

Jogar Tetris por apenas três minutos pode reduzir a vontade de fumar um cigarro ou consumir álcool, de acordo com um estudo da Universidade de Plymouth. "O tetris pode ajudar a pessoa a sentir-se motivada e resistir melhor ao vício", disse Jackie Andrade, professor que participou da pesquisa.

10. Aumentam o nível de satisfação com a vida em geral.

A Universidade de Oxford publicou um estudo no qual diz que jovens que jogaram até uma hora de videogame por dia tiveram melhores desempenhos em índices de satisfação com a vida em comparação com aquelas que não jogaram. O videogame, ainda segundo o estudo, pode ajudar adolescentes a lidarem melhor com questões emocionais e reduzir níveis de hiperatividade em crianças.

Publicidade

Veja também