10 dicas para você tirar de letra a provação que é alugar um apê

Não pesquise só na internet e cuidado com a lábia dos corretores.

1. Não entre na ladainha dos corretores.

Gettyimages

É comum que os corretores te apressem a decidir ou tentem minimizar os defeitos do imóvel. Lembre-se que para eles é importante fechar o maior número de contratos possível, mas é você quem vai morar lá. Então decida com calma.

2. Agilize os documentos para não ficar atolado na burocracia.

Não espere encontrar um apartamento para correr atrás da documentação inteira. Já prepare o comprovante de renda, comprovante de residência, cópia do RG e CPF, pelo menos. Às vezes a agilidade na entrega da papelada pode ser decisiva para você ficar ou não com um apartamento.

Publicidade

3. Dividir apartamento é mais barato do que morar sozinho.

O preço por metro quadrado é maior para um apartamento de 1 quarto e consideravelmente menor para um imóvel de 2, 3 ou 4 quartos na mesma região.

4. Vale começar a busca em grandes agregadores, como ZAP Imóveis, Imóvelweb, VivaReal e OLX. Mas saiba que nem tudo está nestes sites.

Algumas imobiliárias possuem o próprio acervo de imóveis disponíveis, como Lello, Oliton, Lopes e Coelho da Fonseca, por exemplo.

Publicidade

5. Dê atenção especial para o site QuintoAndar se você tem dificuldade de encontrar um fiador ou pagar seguro-fiança.

Reprodução

Ela é uma startup e muitos corretores definem a empresa como "a Uber das imobiliárias". A QuintoAndar surgiu com o objetivo de reduzir a burocracia e a quantidade de documentos necessários para quem quer alugar um apartamento em São Paulo ou Campinas.

6. Refaça a mesma busca em diferentes sites: às vezes o mesmo imóvel está anunciado com preços diferentes.

Reprodução

Mesmo que você já tenha encontrado alguns apartamentos que são exatamente o que você procurava, refaça a busca em outros sites. É comum que existam anúncios do mesmo imóvel com preços que variam R$ 100 ou R$ 200 no preço final do aluguel, o que pode fazer uma grande diferença no dinheiro que você vai desembolsar ao longo do contrato.

Publicidade

7. Não fique só na internet: ande a pé pelas ruas onde você pensa morar.

Alguns apartamentos não estão na internet e alguns prédios não colocam nem mesmo plaquinhas no portão. Então, se você gostar muito de um prédio, toque a campainha e pergunte ao porteiro se há algum imóvel disponível para locação.

8. Teste tudo antes de se mudar: descargas, chuveiros e lâmpadas.

Vai por mim: estes simples testes vão poupar uma dorzinha de cabeça assim que você mudar (e também podem te fazer economizar uma graninha).

Publicidade

9. Visite mais de uma vez o imóvel em horários diferentes e dê uma passeada pela vizinhança durante a noite.

É sempre bom dar uma checada se a rua parece segura fora do horário comercial e como é a oferta de serviços próximos à sua futura casa em diferentes turnos.

10. Leia muito bem o contrato antes de assinar.

TV Record

Leia com muito cuidado e, de preferência, peça o auxílio de um advogado. No contrato estão aumentos previstos, multa caso você decida sair do apartamento, de quem é a responsabilidade caso seja necessário algum reparo e outras questões importantes. Ler tudo evita surpresas no futuro.

Publicidade

Veja também