10 dicas para soar muito mais profissional no trabalho

Evite usar as palavras "fácil" e "difícil". Em vez disso, use "simples" e "desafiador".

Às vezes, causar uma boa impressão no trabalho se resume a apenas um pouco de cuidado ao escolher as palavras certas quando se está conversando com um colega, tanto pessoalmente quanto via e-mail.

NBC / Via giphy.com

"E eu vou ser tipo: 'Blá blá blá blá'"

A seguir estão alguns truques simples que meus colegas de trabalho e usuários do Reddit usam para parecer mais profissionais no trabalho (e evitar situações constrangedoras):

Publicidade

1. Em vez de dizer "Desculpe pelo atraso", diga: "Obrigado pela paciência."

"Usar uma linguagem positiva em uma situação negativa pode ter grande impacto em como você será lembrado." —yourmate155

2. Em vez de dizer "não sei" quando sua chefe fizer uma pergunta, responda "vou descobrir".

"Isso fará com que ela te respeite mais." —Inebriatedclusterfuk

Publicidade

Netflix / Via giphy.com

"Eu presumi."

3. Substitua "mas" por "e" quando estiver dando um feedback.

"A palavra 'mas' é vista como negativa, as pessoas a consideram como uma crítica ou uma correção de suas ações. Se você usar a palavra "e" parecerá mais um feedback construtivo.

Veja a diferença: 'Ótima apresentação hoje, mas, da próxima vez, não deixe de abordar o tópico X' versus 'Ótima apresentação hoje e, da próxima vez, não deixe de abordar o tópico X." —0ops-Sorry

Publicidade

4. Deixe anotado o que você dirá ao telefone. Sim, até mesmo as frases corriqueiras, como "Tudo bem com você?" e "Obrigado por falar comigo".

Esse é um dos meus truques. Não importa quantas vezes eu entreviste alguém por telefone para um artigo, sempre fico nervoso antes. É claro que anoto todas as perguntas que irei fazer, mas o que eu acho bem útil também é escrever a conversa inicial. É sempre um pouco estranho quando você começa a falar com alguém pelo telefone e logo de cara começa a tropeçar no que deveria ser a parte mais fácil da conversa. Então, para ter certeza de que não esquecerei coisas bem óbvias e me passarei por um novato, escrevo coisas como "obrigado por conversar comigo" e "este é um bom momento para fazermos a entrevista?"

Motown / Via giphy.com

Publicidade

5. Se você está se perguntando se deveria ir a uma reunião porque está com medo de gastar o seu tempo sem necessidade, pergunte: "Já temos uma pauta?"

"Se eu ganhasse um dólar por cada reunião que participei que poderia ter sido resolvida por um e-mail, provavelmente moraria em uma mansão. Perguntar se já há uma pauta é uma maneira educada de perguntar se há ou não uma razão legítima para a reunião. Se você perguntar com antecedência, isso também pode funcionar como um aviso para o organizador da reunião preparar um plano antes de fazer todos perderem tempo. E há um bônus nisso tudo: isso pode ajudá-lo a se preparar para a reunião com antecedência". —Gyan Yankovich

6. Se você for um gerente, ao apresentar membros de sua equipe, diga: "Trabalhamos juntos", em vez de "Eles trabalham para mim."

"Você terá muito mais respeito da sua equipe e isso mostrará que você faz parte da equipe e que não está acima dela." —S2kDriver

Publicidade

NBC / Via giphy.com

"Arrasei."

7. Evite usar as palavras "fácil" e "difícil" no trabalho e, em vez disso, use "simples" e "desafiador".

"Um amigo meu recentemente me ligou pedindo que fizesse algo que era bem fácil de ser feito. Eu fiquei tipo: 'Sério?' É fácil. Deixa comigo. Ele, então, disse que esperava que eu terminasse o trabalho no dia seguinte. Em vez disso, use "simples" e, se algo for difícil, use "desafiador". Porque se você usar a palavra difícil, parecerá que você não é muito bom nisso. Se você usar a palavra "desafiador" e conseguir resolver a tarefa, então parecerá um herói!" —Nickdyville

Publicidade

8. Saiba como redirecionar uma conversa que está saindo dos trilhos.

"Em um dos meus trabalhos anteriores, em uma pequena start-up, eu estava em uma reunião com alguns colegas de trabalho, meu gerente direto e meu gerente superior (o CEO). O CEO estava sendo totalmente agressivo e meio que repreendendo nosso trabalho sem nenhuma razão aparente. Era possível sentir que a pressão sanguínea de todos da sala aumentava à medida que o CEO ficava cada vez mais bravo. Finalmente, meu gerente disse algo no sentido de: "Eu gostaria de fazer uma pausa e ver se poderíamos reformular essa conversa de uma forma mais positiva, porque... honestamente, estou me sentindo um pouco na defensiva agora." Foi uma maneira realmente elegante de dizer: "Ei, a situação está complicada para todos os presentes agora nesta sala" e usar a palavra 'positiva' fez com que a situação parecesse positiva também." —Rachel Wilkerson Miller

HBO / Via giphy.com

"Este foi um teste, pessoal, e todos vocês fracassaram."

Publicidade

9. Evite tornar suas afirmações em perguntas.

Às vezes percebo minha voz entoando uma pergunta quando estou fazendo uma declaração durante uma reunião, amenizando qualquer ideia que eu esteja tentando expressar. Isso não é exatamente desastroso, mas percebi que vem principalmente da falta de confiança. Então, agora me esforço para manter minhas afirmações soando como afirmações, como deve ser. Quando você coloca uma frase ou um comentário como uma pergunta, ela pode parecer instável, como se você não tivesse informações suficientes. Tudo o que é preciso é um lembrete rápido para si mesmo: "Não termine com um ponto de interrogação."

10. E se você está sempre esquecendo os nomes das pessoas que conhece no trabalho, cumprimente a todos com: "Bom te ver".

"Essa saudação funciona tanto para alguém que você já conhece quanto para alguém que você está conhecendo agora. Isso me salvou do constrangimento muitas vezes." —WayTooManyOpinions

Publicidade

New Line Cinema / Via giphy.com

Veja também:

19 mulheres fodas dão dicas de carreira que podem mudar sua vida

Descreva sua vida e diremos onde você estará em 5 anos

Seu gosto em papelaria revelará qual deveria ser sua profissão

Você já tem o app do BuzzFeed Brasil no seu celular? Baixe gratuitamente no Android e no iOS para ver todos os nossos testes, vídeos, notícias e muito buzz.

Este post foi traduzido do inglês.

Veja também