10 curiosidades que vão te fazer dizer "eita porra, dessa aí eu não sabia"

A torta holandesa foi inventada em Campinas.

Nós pedimos que os membros do grupo do BuzzFeed Brasil no Facebook contassem curiosidades que pouca gente conhecesse. Selecionamos as melhores que conseguimos confirmar em fontes confiáveis.

1. "A berinjela contém nicotina, mas pra sentir o efeito que produz um cigarro é necessário consumir nove quilos." — Joyce Gontijo

Nina Olishevko / Getty Images

A berinjela é da mesma família do tabaco (Solanaceae). A informação sobre a quantidade de nicotina vem de um estudo de 1993 da Universidade de Michigan sobre o conteúdo da substância em legumes.

Publicidade

2. "Mamutes existiam até o fim da construção das pirâmides do Egito." — Carol Barbosa

Aunt_spray / Getty Images

Os últimos mamutes viveram na ilha de Wrangel, na Rússia, 4 mil anos atrás, mesma época da construção da famosa Pirâmide de Quéops, em Gizé (Egito), a mais antiga das Sete Maravilhas do Mundo Antigo.

3. "Bebês choram com o sotaque que eles ouvem da mãe desde que estão no útero." — Nathalia Wasserman Gomes

Cosmin4000 / Getty Images

A conclusão é de um estudo de cientistas da Universidade de Würzburg, na Alemanha. Leia mais na "Superinteressante".

Publicidade

4. "A torta holandesa foi inventada em Campinas." — Heloisa Meleras

A inventora é Silvia Leite, que desenvolveu a receita para sua confeitaria em homenagem ao tempo em que viveu na Europa. Saiba mais no site da CBN Campinas.

5. "Ronaldinho Gaúcho recebeu a medalha Machado de Assis, a maior honraria da Academia Brasileira de Letras." — Larissa Leiria

Foi em 2011, na homenagem aos 110 anos de nascimento do escritor José Lins do Rego, que torcia para o Flamengo. Vanderlei Luxemburgo, então técnico do time rubro-negro, também ganhou a medalha na mesma ocasião. Leia mais no "Globo Esporte".

Publicidade

6. "Existe uma substância no nosso corpo chamada ADH que regula a nossa vontade de fazer xixi. O álcool desregula a produção disso e é por isso que sentimos mais vontade de ir ao banheiro quando bêbados." — Laysla Sanchez

Andriano_cz / Getty Images

Agora você pode fazer como a Laysla e usar essa informação pra puxar assunto nas filas de banheiros!

7. "O corpo humano pode parecer frágil, mas é possível sobreviver mesmo com a remoção do estômago, do baço, 75% do fígado, 80% dos intestinos, um rim, um pulmão, e praticamente todos os órgãos da área pélvica e virilha." — Kaio César Mergulhão

Makstorm / Getty Images

Não quer dizer que é fácil, mas é possível. Saiba mais na "BBC".

Publicidade

8. "Coreano não tem cecê. Tá na genética deles. Tanto que é suuuper difícil achar desodorante na Coreia e é muito caro. Quem vai pra lá tem que levar estoque." — Letícia Koyabata

Leonardo Patrizi / Getty Images

Segundo cientistas de universidades japonesas que publicaram um estudo na revista "Nature Genetics", 100% dos coreanos não exalam odor quando transpiram. Isso também acontece, em escala um pouco menor, no Japão e na China. Saiba mais na "BBC".

9. "Abril é o único mês que não termina com a letra O." — Rebecca Rola

Mrgao / Getty Images

Não tem estudo científico nenhum, mas eu chequei mês por mês e é isso mesmo.

Publicidade

10. "Natal, no Rio Grande do Norte, está mais próxima da África do que de São Paulo." — Carla Juliane

Marchello74 / Getty Images

"Quem fita o mar de Natal está mais perto da África que de São Paulo e mais próximo da Europa que da Argentina. Ali é a 'esquina do continente'", escreveu a Carol Frederico na "Folha de S.Paulo" em 2003.

Veja também:

20 curiosidades que era melhor ter passado sem saber

22 curiosidades sobre profissões que você provavelmente nunca imaginou

19 fatos bem simples, mas que vão desgraçar sua cabeça

Você já tem o app do BuzzFeed Brasil no seu celular? Baixe gratuitamente no Android e no iOS para ver todos os nossos testes, vídeos, notícias e muito buzz.

Veja também