10 curiosidades e controvérsias de Tintim

Racismo e misoginia cercam o jovem repórter, que completa 93 anos.

Hoje, 10 de janeiro, Tintim faz aniversário! A data marca a primeira aparição do aventureiro no Le Petit Vingtième, um suplemento infantil do jornal Le Vingtième Siècle. Suas histórias são famosas ao redor do mundo e venderam milhões de livros, além de render desenhos, filme e muitos brinquedos. A história criada por Hervé é cercada de muita polêmica e curiosidades. A gente te conta algumas!

1. O rosto de Tintim é sempre representado como neutro. Sua inexpressividade é explicada pelo autor pois é a ideal para captar todas as emoções sentidas pelos leitores.

Publicidade

2. A aventura “Tintim no Congo” é até hoje apontada como um das mais polêmicas. Nele, o povo congolense é retratado como infantil e primitivo. Anos depois, Hergé afirmou foi influenciado pelos preconceitos paternalistas do meio burguês em que vivia, mas nunca teve a intenção de ser racista.

3. Milu, o fiel escudeiro do desbravador, é da raça Fox Terrier.

Publicidade

4. Aliás, o nome Milu é uma homenagem à primeira namorada de Hergé, Marie-Louise Van Cutsem, a quem ele carinhosamente chamava de Milu, apesar do cachorro ser macho.

5. A ONG Peta já organizou boicote à obra. O repórter em várias passagens se mostrou adepto de caçadas, já matou veados, jacarés e elefantes, chegando a matar e esfolar um macaco para vestir sua pele.

Publicidade

6. A misoginia é uma acusação recorrente em relação aos livros. Bianca Castafiore é a única personagem feminina de destaque nas histórias.

7. A dupla Dupond e Dupont foi inspirada no pai e tio do autor, que eram gêmeos idênticos. Esta foto, capa do Le Miroir de 2 de março de 1919 também serviu de base para montar o visual dos detetives.

Publicidade

8. Bonzinho, mas nem tanto! No quadrinho "The Black Island" de 1937, o lado mais violento do personagem surgiu quando apontou uma arma e disse: "Mais um passo e você está morto!". Esta fala foi alterada posteriormente pois não condizia com a índole do jovem.

9. Era questão de tempo para que Tin Tin soasse datado. Um exemplo foi em "The Black Gold", que precisou ser recriado. Fuzileiros britânicos foram substituídos pela polícia militar árabe, a motivação foi a relação de judeus e árabes em sua luta contra os britânicos e uns contra os outros.

Publicidade

10. O Tintim que conhecemos não foi o primeiro. No final do século 19, o cartunista Benjamin Rabier já havia criado um personagem infantil chamado Tintin-Lutin que inspiraria Hergé décadas depois.

Veja também