10 coisas que você pode fazer hoje graças ao feminismo

Por trás de cada conquista, sempre houve um grupo de mulheres lutando por nossos direitos.

BuzzShe

1. Votar.

Steffan Hill

Não importa em quem você for votar, se hoje temos esse direito è graças à luta das sufragistas, lá no início do século 20. Até então, existia a noção de que mulheres não tinham a mesma capacidade de decisão dos homens e que o voto feminino iria "acabar com a família". No Brasil, o voto feminino foi conquistado em 1932.

2. Usar minissaia.

Se hoje a gente usa a saia que bem entender também é graças ao feminismo. Nos anos 60, a minissaia virou um símbolo da liberação feminina e do direito das mulheres serem donas de seus próprios corpos. Vestir uma simples sainha era praticamente uma declaração política e, na época, houve manifestações feministas a favor da minissaia.

Publicidade

3. Ter o direito de receber o mesmo salário que um homem, pelo mesmo trabalho.

Nito100 / Getty Images

No Brasil, desde a Consolidação das Leis Trabalhistas, em 1943, é proibido "considerar o sexo, a idade, a cor ou situação familiar como variável determinante para fins de remuneração". Na prática, as mulheres ainda ganham menos que os homens por cargos iguais.

Em 2017, a Islândia, que tem uma primeira-ministra declaradamente feminista, foi o primeiro país a criar uma lei que multa empresas que desrespeitam a igualdade salarial entre homens e mulheres.

4. Ter uma carreira.

Globo / Reprodução

Até 1962, que nem faz tanto tempo assim, as mulheres no Brasil não podiam POR LEI exercer uma profissão sem antes pedir permissão pro marido. E, até os anos 80, a lei ainda definia o marido como "chefe da sociedade conjugal".

Publicidade

5. Jogar futebol.

Dan Istitene / Getty Images

O futebol feminino, junto com outros esportes "incompatíveis com a condição feminina", chegou a ser proibido no Brasil até 1983. Marta mandou um beijo.

6. Fazer exame gratuito de câncer do colo do útero.

Volhah / Getty Images

No Brasil, temos que agradecer por essa e muitas outras conquistas ao chamada "lobby do batom", um grupo de parlamentares de diversas visões políticas que se juntaram para exigir direitos em 1988.

Publicidade

7. Usar biquíni.

Durante o governo de Jânio Quadros, usar biquíni foi proibido no Brasil. Adivinha quem resistiu contra isso a acabou levando a melhor? Isso mesmo, feministas.

8. Ter cartão de crédito.

Peopleimages / Getty Images

É graças ao feminismo que podemos pedir Uber e delivery no cartão. Em 1974 foi aprovada no Brasil uma lei de "igualdade de oportunidades de crédito". Até lá uma mulher solteira não podia ter cartão de crédito, e as casadas precisavam da assinatura do marido.

Publicidade

9. Ser amparada em caso de violência doméstica.

Reprodução

A Lei Maria da Penha e as definições de violência de gênero são mais uma conquista feminista, e muitos a contestam até hoje, provando que é mais necessária do que nunca.

10. Poder casar sem ser virgem.

Jornal Tribuna da Imprensa / Reprodução / Via migalhas.com.br

Até 1980 o homem tinha direito a pedir anulação do casamento se descobrisse que a esposa não era virgem.

Publicidade

Veja também:

Estas são as propostas de governo de cada um dos presidenciáveis para as mulheres

23 formas de uma mulher empoderar a outra indicadas por ONGs e coletivos feministas

Você já tem o app do BuzzFeed Brasil no seu celular? Baixe gratuitamente no Android e no iOS para ver todos os nossos testes, vídeos, notícias e muito buzz.

Veja também