10 coisas bem nojentas que vivem na nossa casa

Germes, germes em todo lugar.

Antes de entrar em pânico e ficar 100% com fobia de germes, saiba que nem todos eles são tão ruins assim.

Okkult Motion Pictures / Via giphy.com

A exposição aos germes pode ajudar a fortalecer o seu sistema imunológico e a manter uma boa flora intestinal. Os bichinhos que você deveria evitar são os patógenos, ou seja bactérias, vírus e fungos (como salmonela, estreptococos e estafilococos). Eles podem se esconder nas superfícies do seu lar e causar doenças, além de intoxicação alimentar, infecção de pele, garganta inflamada e pneumonia. É disso que vamos falar abaixo. Tente não surtar.

1. Sua geladeira.

Greg801 / Getty Images

Você provavelmente mantém sua geladeira limpa, mas realmente botar a mão na massa e limpar as gavetas onde você guarda as frutas e legumes é importantíssimo. Por quê? Bem, esses alimentos podem carregar patógenos como salmonela, E.coli e listeria. Você deve limpar sua geladeira, e principalmente as gavetas, com água quente, sabão e bicarbonato de sódio (use cerca de quatro colheres de sopa por litro, o que garante um poder desodorizador à mistura) semanalmente e depois secar tudo. Você também deve lavar esses produtos assim que chegar em casa, antes de colocá-los na geladeira.

Publicidade

2. Sua esponja.

Freer Law / Getty Images

Não querendo criar pânico, mas esponjas são UM CONGLOMERADO DE SUJEIRA. Um microbiologista da Universidade de Furtwangen, na Alemanha, e sua equipe identificaram 362 ESPÉCIES DIFERENTES de bactérias vivendo nas 14 esponjas usadas que foram testadas, incluindo bactérias que podem causar pneumonia. Faça um favor a si mesmo e troque sua esponja de cozinha todas as semanas.

3. Seu liquidificador.

Iltonrogerio / Getty Images

O liquidificador pode passar uma imagem de saúde, já que geralmente é utilizado para fazer suco verde e vitamina, mas se você não limpá-lo direito depois de cada uso, é muito provável que o número de bactérias esteja se multiplicando lá dentro. Todas aquelas fendas na parte de baixo do seu liquidificador acumulam líquidos que formam poças de micro-organismos como salmonela e E.coli. Acabe com a sujeira desmontando o seu liquidificador e limpando todas as peças todas as vezes.

Publicidade

4. Seus lençóis.

Sutteerug / Getty Images

Isso provavelmente não é nenhuma surpresa, mas seus lençóis são praticamente um parque de diversões para ácaros, que são bichos microscópicos que se alimentam das células epiteliais mortas que seu corpo deixa para trás. Legal, né? Caso você tenha acne, alergia ou asma, muito provavelmente esses bichos estão piorando os seus sintomas. Certifique-se de lavar seus lençóis semanalmente com água quente e seque-os completamente para evitar germes que adoram umidade. Quer mais algumas dicas de eficácia comprovada? Areje o seu quarto diariamente para se livrar das bactérias. E talvez seja melhor não dormir nu o tempo todo, já que esta é uma maneira infalível de espalhar as bactérias que estão escondidas no seu corpo.

5. Seu colchão.

Bbostjan / Getty Images

Seu colchão é muito nojento, o que não surpreende, já que você passa um terço da sua vida transferindo todos os seus fluídos corporais, pele morta e oleosidade para ele. Ah, e não esqueça dos ácaros e alergênicos que se multiplicam naturalmente! Uma boa maneira de cuidar do colchão é passando o aspirador de pó nele, na colcha e no protetor de colchão. Também seria uma boa deixar o colchão no sol para dar uma arejada nele pelo menos duas vezes por ano. Deixe-o ao ar livre por pelo menos três a quatro horas.

Publicidade

6. Sua escova de dentes.

By Sonmez / Getty Images

JÁ👏 PARA O 👏 LIXO 👏. Sua escova de dentes carrega centenas de micro-organismos que podem causar cáries, gripes e até faringite estreptocócica. Você está praticamente espalhando bactérias pela boca. Então, sim, de acordo com a Associação Dentária Americana, você deveria trocar a sua escova de dentes a cada três meses, não deve compartilhá-la com ninguém e deveria deixá-la secar ao ar livre em vez de mantê-la em um recipiente fechado (que apenas armazena o mofo). Além disso, dê a descarga com a tampa do vaso fechada – a água pode espirrar de 1 metro até 1,8 metro em todas as direções. Você NÃO vai querer que a merda acabe na sua escova de dentes.

7. O tapete do banheiro.

Filinphoto / Getty Images

Você pode até estar limpo quando sai do chuveiro, mas quando pisa no tapete, ainda pingando, está transformando-o em um criadouro de patógenos. A umidade que o tapete do banheiro acumula, juntamente com todas as bactérias espalhadas pelo seu pé (trazidas de todas as partes da casa), permite que infecções como a SARM – uma variedade de estreptococos de difícil tratamento – se desenvolvam ali. Procure lavar o tapete do banheiro semanalmente com água quente e o deixe secar completamente. Caso o tapete não seja lavável, arranje um desinfetante em aerosol. Além disso, tente se secar antes de sair do box do chuveiro, para que o tapete não fique encharcado sempre que você tome banho. Se ele não tiver a oportunidade de secar, os patógenos continuarão se multiplicando ali.

Publicidade

8. A cabeça do seu chuveiro.

Andhal / Getty Images

Lembra quando eu falei que você estava limpo quando saía do chuveiro? HAHAHA! BRINCADEIRA! TUDO É NOJENTO. Até mesmo a cabeça do seu chuveiro, a coisa que o ajuda a limpar este seu corpo imundo, armazena uma monte de bactérias prejudiciais à saúde, especialmente a Mycobacterium avium. Esse é o nome complicado de um tipo de bactéria que, se inalada ou engolida, pode causar infecções pulmonares ou doenças pulmonares, principalmente em pessoas com sistemas imunológicos frágeis. Vamos limpar a cabeça do chuveiro, povo!!!

9. Seus produtos de limpeza.

Gilaxia / Getty Images

Isso pode parecer paradoxal, mas os seus produtos de limpeza podem ser a razão das suas doenças. Muitos deles estão repletos de produtos químicos que podem causar irritação na pele, danos nos rins e no fígado e afetar o seu cérebro e o seu sistema nervoso. Cuide do seu corpo durante a limpeza utilizando luvas, abrindo as janelas ou, sabe, não utilizando esses produtos. Você pode trocá-los por produtos de limpeza ecologicamente corretos ou usar coisas que provavelmente já possui, como bicarbonato de sódio para esfregar superfícies e uma mistura de água e vinagre para limpar vidros. Acima de tudo, você deve sempre ler os rótulos e, de acordo com a Environmental Working Group (ONG norte-americana de proteção da saúde pública e do meio ambiente), evitar produtos que contenham estes ingredientes potencialmente nocivos:

• 2-Butoxietanol

• Compostos de alilfenol

• Corante

• Etanolamina

• Compostos de quaternário de amônio

• Óleo de pinho e cítrico, que reage com o ar para formar o formaldeído e aumenta o risco de asma

Publicidade

10. Seu aspirador de pó.

Byoungjoo / Getty Images

Se você não estiver limpando regularmente o filtro do aspirador de pó, provavelmente há bactérias e micróbios voando pela sua casa ameaçadoramente, provocando alergias e prejudicando sua respiração após serem liberados no ar. Porém você pode resolver esse problema facilmente limpando o filtro com frequência, abrindo as janelas quando for aspirar (e talvez usando uma máscara também) ou comprando um filtro HEPA (de alta eficiência na separação de partículas) para o seu aspirador, o que reduz enormemente a quantidade de micróbios irritantes no ar e no seu nariz.

Boa sorte aí! Nossa casa é menos limpinha do que a gente pensa, né?

Columbia Pictures

Publicidade

Veja também:

7 dicas de limpeza de banheiro que você vai querer experimentar de verdade

16 truques simples de limpeza para o preguiçoso que existe dentro de todos nós

Você já tem o app do BuzzFeed Brasil no seu celular? Baixe gratuitamente no Android e no iOS para ver todos os nossos testes, vídeos, notícias e muito buzz.

Este post foi traduzido do inglês.

Veja também