10 assuntos sobre os quais você pode opinar livremente

Afirmar que é biscoito ou bolacha é opinião, agora dizer que gay é anormal é só homofobia mesmo.

1. Você pode falar à vontade sobre o preço do tomate.

Agora dizer que racismo é "mimimi" não pode. Isso é apenas mais uma forma de também ser racista e desvalorizar a luta de um grupo historicamente oprimido. Nessa matéria especial do UOL você pode entender um pouco melhor o racismo no Brasil.

2. Afirmar se é biscoito ou bolacha? Pode sim.

Agora afirmar que existe racismo reverso não pode. Leia mais sobre isso no artigo da Djamila Ribeiro, secretária-adjunta de Direitos Humanos de São Paulo.

Publicidade

3. Discutir depois de quanto tempo de exibição comentar o episódio é dar spoiler também tá liberadíssimo.

Divulgação / HBO

Agora duvidar de uma denúncia de estupro não é uma dúvida, é um erro. Aqui a jornalista militante feminista Carol Patrocinio explica a cultura de estupro.

4. Você pode opinar tranquilamente se é melhor ponto corrido ou mata-mata.

Agora se a roupa da mulher está curta demais ou se o "lugar dela" é em casa é apenas machismo e não opinião. Com esse texto da Andreia Nobre você pode entender melhor.

Publicidade

5. Opinar se pode ou não colocar purê no cachorro-quente? PODE!

Tadeu Brunelli / Via polocriativo.com.br

Agora dizer que que ser gay é anormal é simplesmente ser homofóbico. Neste texto do James Cimino do blog Lado Bi você encontra mais detalhes.

6. Vale também debater se pode ou não colocar ketchup na pizza.

Só não pode debater se pode ou não bater em criança, afinal, agressão a menor é crime segundo a Lei Menino Bernardo, também chamada de Lei da Palmada.

Publicidade

7. Discutir se iOS é melhor que Android ou não também pode.

Agora falar que você não gosta de gay afeminado é simplesmente reproduzir preconceitos. Neste post você encontra várias explicações do porque sua opinião não é só uma opinião.

8. Falar se "Vai que Cola" é engraçado ou não tá liberado.

Divulgação / Multishow

Agora falar que cabelo é ruim não é uma opinião, é racismo. Nesse texto da internacionalista Lara Vascouto no "Lugar de Mulher" você entende bem a questão.

Publicidade

9. Você sempre pode opinar qual é o lado certo de colocar o papel higiênico no suporte.

Agora, dizer que não é bonito gente gorda é preconceito mesmo. Nessa matéria do Alexandre Rodrigues na Superinteressante você encontra diversos exemplos de como a nossa cultura é extremamente gordofóbica.

10. Você também pode opinar se é melhor comer a coxinha por baixo ou por cima.

Agora contratar o trabalho de empregadas domésticas sem assinar a carteira é ilegal. Nesse texto da Renata Corrêa e da Srta. Bia você entende porque a desvalorização das babás e empregadas domésticas é a perpetuação do machismo e do racismo.

Publicidade

Veja também:

10 imagens chocantes que mostram homens vítimas de ‘heterofobia’

20 coisas que os homens podem fazer para não serem machistas

Veja também