10 apelidos revelados pela Lava Jato que parecem saídos da 5ª série

Toda turma tem um Bebê Johnson, um Véio e eventualmente um Batman.

Atualização 27/10 12:09

O post foi atualizado para substituir o item nº 5, anteriormente o ex-gerente-geral da área Internacional da Petrobras Eduardo Musa, o Muzamba. No item antigo, a foto de Eduardo Musa estava incorreta: era na verdade do homônimo Eduardo Musa, executivo da Caloi.

1. Conforme a lei geral da quinta série, que faz com que um baixinho seja apelidado de Gigante, Nestor Cerveró ganhou o apelido de Lindinho.

Agência Câmara

Em agosto, um juiz impôs a Cerveró 12 anos, três meses e dez dias de reclusão pelos crimes de corrupção passiva e lavagem de dinheiro. Ficamos sabendo que Cerveró era chamado de Lindinho pelo delator Eduardo Musa, o Muzamba, que afirmou que o apelido em uma planilha de propinas era uma referência ao ex-diretor da área internacional da Petrobras.

Publicidade

2. Parece mentira que o apelido de Eduardo Hermelino LEITE tenha sido Leitoso, já que a intenção era despistar as autoridades.

Marcelo Camargo/Agência Brasil

Vice-presidente da construtora Camargo Corrêa, o Leitoso foi preso em novembro do ano passado. Segundo fontes da PF, Alberto Youssef foi o responsável por cunhar o apelido.

3. E claro que o deputado federal Luiz Argôlo (SD-BA), 35, um dos mais novos do esquema, teria o apelido de Bebê Johnson.

Gustavo Lima / Câmara dos Deputados

Argôlo está preso no Complexo Médico-Penal, na região de Curitiba. Ele adimitiu recentemente ter recebido R$ 600 mil do doleiro Alberto Youssef. O codinome “bebê Johnson” foi revelado pela ex-contadora de Youssef, Meire Poza.

Publicidade

4. Na outra ponta do esquema, está Rafael Angulo Lopes, 61, o Véio.

Véio é réu da Lava Jato e acusado de ser um dos principais colaboradores de Youssef.

5. Chefão de uma empresa importante e parceira da Petrobras, a Sete Brasil, João Carlos Ferraz era o Mars, abreviação de Marshall (ou Marechal).

Agência Câmara

Mars era chamado por um título de um alto oficial militar porque comandava a Sete Brasil, empresa proprietária de sondas de exploração para águas ultra-profundas --equipamentos alugados pela Petrobras.

Publicidade

6. Lembra daquele cara que curtia roupas ou bonés de uma mesma marca, e parecia um garoto propaganda de grife? No campo dos esquemas de corrupção temos o João Claudio Genu, conhecido como Mercedão, um cara que adora andar de Mercedes-Benz.

Genu foi investigado e condenado pelo Supremo Tribunal Federal no processo do mensalão do PT. Na Operação Lava Jato, ele é suspeito de distribuir dinheiro do esquema de corrupção da Petrobras a políticos do PP.

7. Com essa pose de ricaço misterioso, o empresário Júlio Faerman só poderia ser o Batman.

Zeca Ribeiro/Câmara dos Deputados

Batman foi revelado também pelo delator Pedro Barusco. Ele andava sempre com o sócio Luiz Eduardo, que ficou conhecido como Robin, claro.

Publicidade

8. Como sempre tem quem queira escolher o próprio apelido, a doleira Nelma Kodama decidiu que seria a Angelina Jolie.

Kodama usava o codinome Angelina Jolie nas próprias mensagens que enviava. Às vezes trocava por Greta Garbo ou Cameron Diaz.

9. O ex-tesoureiro do PT, João Vaccari Neto, era conhecido por sempre carregar uma mochilinha. Era, então, chamado de Moch em mensagens trocadas entre os investigados.

Marcelo Camargo/Agência Brasil

No dia 5, quando foi alvo da nona fase da Lava Jato, a operação My Way, ele estava com a famosa mochila. Moch está preso no Complexo Médico-Penal em Curitiba.

Curiosidade: Moch foi o responsável por cunhar o termo Pixuleco, referência à dinheiro de propina.

Publicidade

10. Renato Duque ganhou um apelido mais elaborado: My Way, nome de uma música de Frank Sinatra.

Marcelo Camargo / Agência Brasil

A origem do apelido é um mistério, embora a letra seja quase uma explicação da operação como um todo.

E agora o fim está próximo
E portanto encaro o desafio final
(...)
Eu o fiz do meu jeito
Arrependimetos, eu tive alguns
Mas aí, novamente, pouquíssimos para mencionar
(...)
Sim, em certos momentos, tenho certeza que tu sabias
Que eu mordia mais do que eu podia mastigar
Todavia fora tudo apenas quando restavam dúvidas
Eu engolia e cuspia fora
Eu enfrentei a tudo e de pé firme continuei
E fiz tudo do meu jeito
(...)

Veja também