12 vezes em que os filmes do "Harry Potter" foram melhores do que os livros... e 12 vezes que não

Vamos ser sinceros, esse post é só uma desculpa para ver tudo de novo.

Desde que "Harry Potter e a Pedra Filosofal" estreou nos cinemas, em novembro de 2001, as pessoas não param de comparar os filmes e os livros da franquia.

Bloomsbury, Warner Bros.

Tanto um quanto o outro têm um lugar muito especial no coração dos fãs, e algumas vezes os filmes de "Harry Potter" se saíram melhor que os livros... e outras vezes, não.

Fizemos uma lista dos dois casos:

Publicidade

"Harry Potter e a Pedra Filosofal"

Warner Bros.

1. Melhor no filme: O Espelho de Ojesed mostra somente os pais de Harry.

Warner Bros.

Quando Harry olha no Espelho de Ojesed nos livros, ele vê sua família inteira, incluindo seus tios. Já no filme, ele vê apenas seus pais. Ao simplificar e mostrar apenas a clássica foto de família, a cena foi direto ao ponto, que era mostrar que o maior desejo do Harry era a vida que ele nunca teve com seus pais.

Publicidade

2. Pior no filme: Cortar a Canção do Chapéu Seletor.

Warner Bros.

A Canção do Chapéu é importante não só porque ela dá um resumo sobre cada casa, mas, no decorrer da série, a canção muda para refletir o que está acontecendo em Hogwarts. Seria divertido ouvir uma canção diferente em cada filme.

3. Melhor no filme: Cortar o teste das poções para chegar na Pedra Filosofal.

Pottermore

Cortar a cena do último teste, o das poções, até que foi uma boa escolha. Tem quem diga que isso roubou um pouco do heroísmo da Hermione, o que é um argumento válido, mas, mesmo assim, a cena não era tão necessária para a trama e Hermione já havia tido seu momento de glória no teste do Visgo do Diabo.

Publicidade

"Harry Potter e a Câmara Secreta"

Warner Bros.

4. Melhor no filme: A Professora McGonagall fala sobre a Câmara Secreta para os alunos.

Warner Bros.

Nos livros, Binns, o professor-fantasma de história, fala da Câmara Secreta para os assustados secundaristas. Já no filme, quem faz isso é a professora McGonagall.

Ouvir McGonagall dizer como a Câmara Secreta nunca foi encontrada só tornou sua revelação ainda mais empolgante!

Publicidade

5. Pior no filme: Diminuir o papel de Gina.

Warner Bros.

A Gina do livro é bem foda: ela arrasa no quadribol e sabe lutar contra qualquer bicho-papão que cruza seu caminho. O papel que deram para ela nos filmes, no entanto, mostra uma Gina muito mais tímida, um tanto sem graça, que não faz jus ao espírito da personagem.

"Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban"

Warner Bros.

Publicidade

6. O coral de Hogwarts cantando com os sapos

Warner Bros.

Pegar trechos de uma cena das bruxas de "Macbeth", de Shakespeare, e colocar em uma música foi um toque de mestre. E incluir um coral de sapos explica o motivo de alguém trazer um sapo para a escola, em vez de um gato ou uma coruja.

7. Pior no filme: Não explicar quem eram Os Marotos.

Warner Bros.

Não ter uma fala sequer explicando que Tiago, Sirius, Remo e Pedro são os Marotos sem dúvida acaba com a grandeza da trama do terceiro livro. Lupin dizer "Malfeito Feito" não foi suficiente. Saber um pouquinho a mais dos Marotos não teria machucado ninguém.

Publicidade

8. Pior no filme: Cortar a cena da vitória da Grifinória na Copa Quadribol no terceiro ano do Harry.

Warner Bros.

Por que a gente não pôde ver a Grifinória vencer a Copa Quadribol??? OLIVER WOOD FEZ POR MERECER!!!

"Harry Potter e o Cálice de Fogo"

Warner Bros.

Publicidade

9. Melhor no filme: Entrada das escolas participantes do torneio Tribruxo.

Warner Bros.

O navio voador de Durmstrang e a carruagem gigante de Beauxbaton são perfeitos, assim como a entrada no Salão Principal é de tirar o fôlego!

10. Pior no filme: Dumbledore gritou com Harry quando o Cálice de Fogo cuspiu o nome dele.

Warner Bros.

No livro diz: "Você colocou seu nome no Cálice de Fogo, Harry?", perguntou Dumbledore calmamente. CALMAMENTE.

Essa cena vai totalmente contra o Dumbledore que amamos, que tem sempre tudo sob controle e que prefere ouvir a agir com violência. Por que ele atacou Harry daquele jeito?? Se você tem medo de que alguém venha atrás dele, porque jogá-lo contra o armário? Não tem lógica.

Publicidade

11. Melhor no filme: O teste do dragão em "O Cálice de Fogo".

Warner Bros.

Toda a releitura que fizeram do torneio Tribruxo no filme só o deixou ainda melhor, especialmente a primeira tarefa com os dragões. É claro que um dragão iria voar atrás de alguém voando em uma vassoura. Essa cena foi muito divertida!

"Harry Potter e a Ordem da Fênix"

Warner Bros.

Publicidade

12. Pior no filme: Cortaram os pais de Neville.

Warner Bros.

Quando nosso trio visita o Sr. Weasley no Hospital St. Mungus, eles acidentalmente esbarram não só com Gilderoy Lockhart, como também com os pais de Neville. Essa é uma parte muito importante da história de Neville para ser deixada de fora.

13. Melhor no filme: Sirius acidentalmente chamando Harry de Tiago.

Warner Bros.

Logo antes de Sirius morrer, ele diz para Harry: "Muito Bem!"

No entanto, no filme, eles acrescentaram mais uma palavrinha que fez TODA a diferença, "Muito bem, Tiago!" Ver Sirius confundir Harry com seu pai dá ainda mais profundidade ao relacionamento dos dois, bem como fez a gente chorar algumas lágrimas extras.

Publicidade

14. Melhor no filme: Harry ser possuído durante a batalha no Ministério da Magia.

Warner Bros.

Tem uma cena de luta entre Voldemort e Dumbledore no Ministério da Magia que segue com certa fidelidade ao que é descrito no livro, mas só até a parte em que Voldemort possui Harry.

Basicamente, no livro, quando Harry é possuído, ele pede para morrer ali mesmo, porque assim ele estaria com Sirius, e isso é o que faz Voldemort pular fora. No filme, vemos Harry lutar um pouco mais, usando o clássico poder do amor e da amizade para se salvar. A mudança pode ser sutil, mas ver Harry lutando para permanecer vivo, em vez de querer morrer, deixou a cena muito melhor.

"Harry Potter e o Enigma do Príncipe"

Warner Bros.

Publicidade

15. Melhor no filme: As luzes saindo das varinhas.

Warner Bros.

Ver todo mundo erguer suas varinhas frente a uma tragédia se tornou cânone por popularidade. E não tem isso nos livros! Foi uma adição incrível ver as trevas serem banidas pela luz!

16. Pior no filme: Queimando A Toca.

Warner Bros.

Queimar A Toca não faz sentido nenhum. Toda a cena parece mais um sonho do que realidade. Nós já sabemos que tudo e todos estão em perigo. Se a Toca ainda estivesse de pé, como nos livros, isso ajudaria a explicar porque Ron abandonou Hermione e Harry mais tarde.

Publicidade

"Harry Potter e as Relíquias da Morte - parte 1"

Warner Bros.

17. Melhor no filme: Hermione apagando a memória de seus pais.

Warner Bros.

Ver Hermione mexer nas memórias de seu pai e sua mãe para que eles não venham atrás dela, ou se preocupem com ela, é um daqueles momentos de cortar o coração. Isso mostra a situação única de Hermione que nunca foi abordada nos livros.

Publicidade

18. Pior no filme: Cortar a mudança de atitude de Dudley.

Warner Bros.

E por falar na família do Harry, é uma pena que não vimos a cena do Dudley arrependido. Nos livros, Dudley defende Harry, do seu jeito, dizendo: "Eu não acho que você seja um desperdício de espaço."

Essa parte tenta provar o ponto da autora do livro, aquela-que-não-deve-ser-nomeada, que na época acreditava que as pessoas têm a possibilidade de mudar e crescer. A mudança é tão grande que Harry e sua família passam a visitar Dudley todo ano quando seus filhos são pequenos.

19. Melhor no filme: A dança de Harry e Hermione.

Warner Bros.

Eles colocaram uma cena muito fofa no filme, quando Harry e Hermione estão se sentindo tão para baixo que Harry decide ligar uma música para eles dançarem. A cena toda, desde a música escolhida até a atuação dos dois, é perfeita. É muito bonito ver a amizade deles sem nenhuma romantização dramática.

Publicidade

20. Pior no filme: Cortaram a morte de Pettigrew.

Warner Bros.

Nos livros tem uma virada interessante. Devido ao fato de Harry ter salvo Pedro Pettigrew, ele agora está em dívida com Harry. Então, quando ele tenta matar Harry com sua nova mão de prata, um símbolo de sua dedicação a Voldemort, ela se volta contra ele e o estrangula. Então, Pedro P. morre por suas próprias mãos, o que torna sua morte um tanto poética. O filme só mostra ele sendo paralisado, o que acaba quebrando todo o clima.

"Harry Potter e as Relíquias da Morte - parte 2"

Warner Bros.

Publicidade

21. Melhor no filme: Harry confrontando Snape no Salão Principal.

Warner Bros.

Uma adição incrível ao enredo dos filmes foi a parte em que Harry se revela para o agora diretor Snape no Salão Principal. "Como você se atreve a ocupar o lugar dele?" é uma ótima fala! Esse momento faz com que as memórias de Snape como braço direito de Dumbledore e improvável aliado de Harry durante toda a saga fiquem ainda mais angustiantes.

22. Pior no filme: Tratarem a Sonserina como lixo antes da Batalha de Hogwarts.

Warner Bros.

Uma das principais mensagens de "Harry Potter" é que nem todo mundo é mau. Assim, foi chocante terem trocado a oferta de McGonagall para que todo aluno maior de idade lutasse por juntarem todos os alunos da Sonserina e trancá-los nas masmorras.

Publicidade

23. Pior no filme: A luta final entre Harry e Voldemort.

Warner Bros.

Primeiramente, não podemos deixar de citar aquele quase-beijo estranhíssimo antes de pularem da janela do castelo durante a luta (eca).

Nos livros, é muito mais emocionante a morte de Voldemort, especialmente por ser resultado do rebate de sua própria maldição. Uma das frases mais infames de Voldemort é: "Não há nada pior do que a morte." Fazer com que ele simplesmente evaporasse acaba com o senso de que ele era realmente humano, não uma criatura mítica. Isso sem mencionar que não pudemos ver Harry dizendo que Voldemort não sabia nada sobre o amor. Um final mais simples teria sido melhor.

24. Pior no filme: Quebrar a Varinha das Varinhas.

Warner Bros.

No livro, Harry usa a Varinha das Varinhas para consertar sua própria varinha e depois a devolve para o túmulo de Dumbledore. No filme HARRY QUEBRA A VARINHA MAIS PODEROSA DE TODAS NO MEIO, COMO SE FOSSE UM PALITO DE DENTE.

Publicidade

Nota do Editor: o BuzzFeed não apoia nenhum tipo de discurso discriminatório ou de ódio. Apoiamos a comunidade LGBTI+ e todos os fãs que encontraram um lar na franquia de Harry Potter, e trabalharemos para oferecer um espaço seguro para todo mundo.

Veja também:

Quantos % de cada Casa de Hogwarts você é?

Este teste vai te dizer em qual personagem de "Harry Potter" você se transforma quando bebe

Se você ama Disney E Harry Potter, este teste vai ser bem difícil

A tradução deste post (original em inglês) foi editada por Luísa Pessoa.

Veja também