15 imagens do Instagram para lembrar quem foi Marielle Franco

Em sua rede social, Marielle compartilhava feitos importantes como vereadora no Rio de Janeiro.

1. Marielle foi a quinta vereadora mais votada do Rio nas eleições de 2016. Nesta foto com aliados, ela escreveu: "Precisamos de mais mulheres na política, né, galera?"

2. Marielle fazia parte da comissão criada para monitorar os trabalhos da intervenção federal na segurança pública do Rio. "Precisamos mostrar que existe outro projeto de segurança e paz para o Rio de Janeiro que não será construído com mais mortes e mais sangue", afirmou.

Publicidade

3. Marielle se definia como "mulher, negra, mãe e cria da favela da Maré". Nesta foto ela escreveu: "Viva as iniciativas de mulheres pretas!"

4. Uma das suas principais agendas era a defesa dos direitos das mulheres, presidindo a Comissão de Defesa da Mulher na Câmara.

Publicidade

5. Socióloga formada pela PUC-Rio, Marielle escreveu num momento de lazer: "Aprendi um pouco mais sobre contemplar!!!"

6. No carnaval deste ano, ela endossou a campanha contra o assédio usando adereços e as hashtags #naoénao e #Carnavalsemassedio.

Publicidade

7. Bissexual, Marielle também era defensora da população LGBTQ. "Amor não é doença, é a cura! Trate o seu preconceito!", afirmou.

8. Ela cumpria apenas seu primeiro mandato como vereadora e escreveu: "Sobre endurecer, mas sem perder a ternura. E o bom o humor!"

Publicidade

9. Mãe de uma jovem de 18 anos, Marielle escreveu numa foto antiga das duas: "Essa é do fundo do baú com a minha filhota".

10. Na sua primeira vez presidindo uma Audiência Pública, ela postou: "Debater mortalidade materna no município do Rio de Janeiro é debater a vida das mulheres jovens, negras e de origem favelada."

Publicidade

11. A luta de Marielle contra a violência foi inspirada pela morte de uma amiga, vítima de bala perdida, durante um tiroteio na favela da Maré, onde nasceu e viveu.

12. Marielle foi assessora parlamentar do deputado estadual Marcelo Freixo. No aniversário de 50 anos do amigo, ela declarou: "Feliz por poder seguir celebrando ao lado dele e batalhando por um mundo mais justo!"

Publicidade

13. Marielle foi uma das poucas figuras públicas a denunciar a violência na favela do Acari. Na ocasião ela postou: "Essa é a mãe da Maria Eduarda, a menina de 13 anos assassinada em Acari na semana passada dentro do pátio da escola."

14. Marielle registrou o dia da sua diplomação na Câmara dos Vereadores e escreveu: "Tá tendo mulher negra na câmara das VereadorAs."

Publicidade

15. Aos 38 anos, Marielle Franco foi brutalmente assassinada a tiros, no Centro do Rio, na noite de quarta-feira (14).

Marielle nos bastidores de uma gravação.

Veja também:

Alguns dos tuítes sobre a vereadora Marielle Franco, assassinada no Rio

"Marielle Franco, sua voz ecoará em nós": as homenagens à vereadora assassinada no Rio

Você já tem o app do BuzzFeed Brasil no seu celular? Baixe gratuitamente no Android e no iOS para ver todos os nossos testes, vídeos, notícias e muito buzz.

Veja também