Dicas de dermatologistas para se livrar de uma vez por todas da acne

Porque às vezes seu corpo ainda não percebeu que você JÁ saiu da puberdade.

Todo mundo que já teve que lidar com a acne sabe o quanto isso é chato.

"Não olhe para mim."

Afinal, a acne pode prejudicar não apenas sua pele, mas também sua autoestima.

A boa notícia é que ela não necessariamente arruinará sua vida. O BuzzFeed falou com Rachel Nazarian, membro da Academia Americana de Dermatologia e do Schweiger Dermatology Group, e com Michele Green, residente-chefe de Dermatologia na Icahn Escola de Medicina Monte Sinai, e reuniu neste post algumas dicas simples do que você pode fazer diariamente para evitar e reduzir o risco da acne – onde quer que ela apareça.

1. Antes de tudo, entenda o que é a acne e o que causa seu aparecimento.

Cartoon Network / Via wheelchair-warrior.tumblr.com

A acne pode ter várias causas diferentes – alterações hormonais, hereditariedade, sujeira e bactérias na pele etc.

Nazarian afirma que as dicas abaixo ajudarão a prevenir e amenizar tanto acnes não inflamatórias (caracterizada por cravos e acnes pustulosas que não costumam deixar cicatrizes) e acnes inflamatórias (caracterizadas por espinhas avermelhadas e dolorosas, que costumam deixar cicatrizes, como a acne hormonal ou cística).

O importante a ser observado aqui é que obviamente há uma diferença entre crises eventuais e a acne inflamatória crônica. Caso você sofra da última, estas dicas ainda podem ser úteis, mas não substituem uma consulta com um dermatologista.

Publicidade

2. Cuidado com curas e remédios caseiros para a acne.

Warner Bros. Pictures / Via youtube.com

Remédios caseiros comuns podem, na verdade, piorar a acne, segundo Nazarian. Por exemplo, esfoliação com limão e açúcar não funciona porque o ácido e o açúcar áspero lacerarão sua pele, e géis higienizantes caseiros são muito fortes e podem irritar sua pele.

3. Dê um tempinho na esfoliação.

"A esfoliação é excelente porque remove a pele morta e a oleosidade do seu corpo, permitindo que o sabonete em gel limpe melhor seus poros", diz Nazarian. "Mas esse é um procedimento que deve ser realizado no máximo uma vez por semana, porque pode acabar inflamando as espinhas, tornando-as mais vermelhas e visíveis."

Então, esfolie com parcimônia.

Publicidade

4. Não fique com o telefone grudado no rosto durante chamadas mais longas.

Universal Pictures / Via karamigo.tumblr.com

"O que tem de errado comigo?"

Sim, seu celular pode causar acne porque a oleosidade e as bactérias do seu rosto e mãos estão constantemente passando da sua cara para a tela e vice-versa. Nazarian sugere a limpeza da tela do seu celular pelo menos uma vez por dia e evitar encostar o telefone no seu rosto.

5. Caso você sofra de acne no corpo, é melhor tomar banho todas as noites.

Buena Vistas Pictures / Via reddit.com

Caso você sofra de acne no peito ou nas costas, se não tomar banho antes de dormir, o seu corpo passará horas deitado na sujeira, oleosidade e bactérias que ele mesmo acumulou ao longo do dia, o que cria um ambiente ideal para poros obstruídos e crises de acne, de acordo com Nazarian.

Isso também significa que todas essas coisas serão transferidas para a sua roupa de cama e ficarão lá para te assombrar, mesmo quando você tomar banho antes de dormir.

Publicidade

6. Utilize sabonete em gel contra acne em qualquer lugar do corpo onde "estourar" uma crise.

Nazarian afirma que o tratamento mais adequado é a utilização de um sabonete em gel medicamentoso, especialmente no tratamento da acne nas costas. Isso porque a maioria dos sabonetes em gel não irritam a pele e podem tratar uniformemente do seu corpo – ao contrário de pomadas tópicas contra a acne, que são difíceis de serem passadas uniformemente em lugares como as costas (deixando algumas áreas sem pomada e outras áreas com pomada demais, causando irritações).

Ela recomenda a utilização de um sabonete em gel com ácido salicílico. E se isso não ajudar, procure um(a) dermatologista. Ele(a) pode prescrever um sabonete em gel mais potente, cuja compra exige receita médica. Apenas certifique-se de utilizá-lo apenas nas áreas problemáticas, porque a utilização do sabonete em gel medicamentoso no resto do corpo pode ressecar a pele.

7. Caso você tenha pelos encravados na área da virilha, aplique uma pomada de hidrocortisona na área após a depilação.

A acne próxima da área genital geralmente é resultado dos irritantes pelos encravados. Green diz que isso pode acontecer quando o novo pelo está tentando crescer e atravessa a pele inflamada. Caso a pele não esteja inflamada, o pelo crescerá sem problemas (e sem dor).

Por isso, após o banho e a depilação, aplique um pouco de hidrocortisona na área em que os pelos encravados costumam aparecer. Caso isso não resolva, um dermatologista pode sugerir algo mais forte.

Publicidade

8. Amarre ou prenda o seu cabelo antes de se exercitar.

Isso reduzirá a quantidade de oleosidade e suor acumulados na sua testa ou na parte posterior do seu pescoço durante os exercícios, o que pode virar uma porta de entrada para as espinhas. Nazarian recomenda também usar uma faixa de cabelo para que não haja acúmulo de suor no seu rosto.

9. Use roupas de algodão leves e folgadas ou roupas com tecidos respiráveis que absorvam o suor.

Roupas coladas de academia podem acumular suor e friccionar sua pele causando crises de acne, segundo Nazarian. "Em vez disso, tente usar roupas com tecidos respiráveis que absorvem o suor e resfriam o seu corpo."

Publicidade

10. SEMPRE tome um banho ou pelo menos troque de roupa após fazer exercícios físicos.

"Ficar com as roupas suadas pode irritar a pele e causar espinhas", diz Nazarian. Caso você não possa tomar um banho imediatamente, pelo menos use um lenço umedecido para limpar o corpo e um lenço de limpeza no rosto (e em qualquer outro lugar com espinhas).

11. Não esqueça de limpar e trocar sua roupa de cama regularmente.

Caso tenha acne severa, Nazarian recomenda a troca dos lençóis uma vez por semana e das fronhas uma ou duas vezes por semana. "Os germes no seu corpo e mão passam para a fronha e daí passam para o seu rosto", afirma. "E caso você durma sem camisa, a sujeira dos seus lençóis – se não forem lavados rotineiramente – podem obstruir seus poros."

Publicidade

12. Lave seus moletons, echarpes e casacos com frequência.

Não esqueça de lavar com regularidade todas as suas roupas. É comum negligenciar casacos, echarpes e moletons, mas as bactérias e a sujeira também se acumulam nessas peças. E passam delas para o seu rosto.

13. Só use produtos mais fortes para limpeza da pele uma vez por dia.

Warner Bros. Television / Via future-helena.tumblr.com

A maioria das pessoas só deveria utilizar um produto contra acnes uma vez por dia, salvo em caso de recomendação do dermatologista, afirma Nazarian. Isso geralmente ocorrerá à noite, então você pode simplesmente lavar o rosto com um sabonete suave ou água pela manhã.

Caso lavar o rosto não esteja solucionando suas crises de acne, utilizar um produto contra acne múltiplas vezes ao dia não fará nenhuma diferença. Na verdade, pode até piorar a situação caso você esteja ressecando e irritando sua pele.

Publicidade

14. Observe se está fazendo sua rotina de beleza noturna na ordem correta.

Disney / Via reddit.com

Você sabe que deve lavar o rosto à noite, mas talvez não esteja fazendo isso da maneira correta. Segundo Nazarian, a ordem correta é: primeiro, remover a maquiagem, depois lavar o rosto, então aplicar o remédio contra acne e concluir com um hidratante. Essa ordem é importante porque é melhor aplicar o remédio diretamente na pele, sem nenhuma camada de sujeira, oleosidade ou hidratante. Além disso, a pele pode acabar ressecando, e passar o hidratante por último pode ajudar com isso.

15. Mesmo que você ache sexy, cuidado com homens de barba.

"O roçar da barba contra sua pele também tem culpa", disse Nazarian. "A barba roçando no rosto irrita a pele, fragilizando-a e causando fissuras que podem infeccionar – gerando a acne."

Caso você seja fã de barbudos, mantenha sua pele sempre limpa e hidratada. Isso formará uma barreira de defesa contra o roçar da barba, reduzindo a probabilidade de inflamação. Ou peça para seu amado se barbear. Tanto faz.

Publicidade

16. Depile-se depois do banho. E use creme depilatório não perfumado.

A depilação – no rosto, pernas, em qualquer lugar – pode causar irritação e fissuras na pele, razão pela qual você deve fazer isso após o banho, quando ela está livre de bactérias e sujeiras que podem infectar a área depilada.

Cremes depilatórios perfumados também podem causar irritação. Em vez disso, Nazarian sugere a utilização de sabonetes em gel não perfumados ou específicos para peles sensíveis.

17. Use um depilador com duas lâminas e depile-se com o mínimo de "passadas" possível.

Menos lâminas causam menos irritação. E quanto mais eficientemente você se depilar, melhor, de acordo com Nazarian. Isso reduzirá a inflamação da pele, que por sua vez reduzirá a probabilidade do surgimento de espinhas nessas áreas do seu corpo.

Publicidade

18. Não fique tentando espremer todos os seus cravos.

Paramount Pictures / Via thecollegeprimp.wordpress.com

"Não é boa ideia remover seus próprios cravos e espinhas. Se você não fizer isso da maneira certa, pode acabar gerando cicatrizes ou agravando a situação", afirma Nazarian. Então, se o cravo não estiver saindo com um pouco de pressão, NÃO force a sua saída. Deixe esse cravo aí ou procure um dermatologista para retirá-lo.

19. E não mexa em suas espinhas.

Universal Pictures / Via seahorse-captain.tumblr.com

Sim, sim, nós sabemos que você vai espremê-las mesmo assim. Mas, caso consiga resistir à tentação, Nazarian diz que o melhor é lavar seu rosto e aplicar uma máscara de carvão ou uma máscara com peróxido de benzoíla de baixa intensidade para secar a área sem prejudicar sua pele.

Publicidade

20. Utilize apenas produtos de maquiagem sem óleo ou não comedogênicos.

"A maquiagem também pode causar crises de acne porque muitos dos produtos possuem óleos", afirma Nazarian. Muitas das marcas oferecem opções não comedogênicas, então não esqueça de conferir os rótulos.

21. Ah, e tire um tempinho para espairecer, relaxar e minimizar o estresse.

"As pessoas acham que surtos de acne têm a ver com as porcarias que comem por causa do estresse", disse Green. "Mas o surgimento da acne se deve ao aumento dos níveis de cortisol, ocasionado pelo estresse. Na verdade, não tem nada a ver com junk food."

Então tente reservar um tempinho para você durante a semana, esvazie a mente e faça algo divertido.

Publicidade

22. Saiba quando jogar a toalha e procurar um profissional para tratar de sua acne.

Caso esteja tendo dificuldades para controlar suas crises de acne, provavelmente está na hora de consultar um dermatologista. Ele pode prescrever pomadas que só podem ser compradas com receita ou remédios orais que são mais fortes do que qualquer coisa dita acima.

"Não é para consultar um dermatologista só quando o caso é grave", afirma Nazarian. "Uma consulta anual, no mínimo, é o indicado para exames de rotina. Você pode proteger sua pele muito melhor caso visite o seu dermatologista mais vezes."

Então agende uma consulta caso ache que sua rotina diária de limpeza não está funcionando, caso sua pele tenha piorado recentemente ou caso queira apenas saber quais são as melhores práticas de cuidado com a pele. O dermatologista é o profissional indicado para isso, e sua pele agradecerá.

Pode vir, acne! Nós estamos prontos para você!

Warner Bros. / Via mrwgifs.com

Publicidade

Veja também:

Você provavelmente está lavando MENOS sua roupa de cama do que deveria

14 coisas que você está fazendo errado com a sua pele

Testamos a rotina coreana de beleza com produtos de farmácia

Você já tem o app do BuzzFeed Brasil no seu celular? Baixe gratuitamente no Android e no iOS para ver todos os nossos testes, vídeos, notícias e muito buzz.

Este post foi traduzido do inglês.

Veja também