Olha como os personagens "The Good Place" evoluíram do primeiro para o último episódio

Isso SIM é o que podemos chamar de desenvolvimento do personagem.

O último episódio de "The Good Place", em fevereiro passado, emocionou demais o público. Aviso: vários spoilers a partir daqui.

NBC

"The Good Place" foi, de várias maneiras, uma séria notável – ela foi constantemente surpreendente, incrivelmente inteligente e, ao mesmo tempo, muito engraçada e muito tocante.

Porém, uma das melhores coisas de "The Good Place" foi poder acompanhar as jornadas destes personagens muito humanos (além dos não humanos). O desenvolvimento de cada um dos personagens foi incrível e muito natural. Agora vamos analisar como isso ocorreu com os nossos personagens preferidos...

Eleanor Shellstrop (Kristen Bell)

NBC, NBC

Quando conhecemos Eleanor, ela era uma babaca de verdade. Ela era uma pessoa egoísta, perdida e solitária, que afastava as pessoas e abusava de seus piores instintos. Ela sabia que era uma pessoa ruim, mas não se importava com isso e nem queria melhorar.

A Eleanor do final da série não poderia ser uma pessoa mais diferente. Apesar de ainda adorar margaritas, camarão e uma objetificação sexual de leve, ela aprendeu a importância de conectar-se com os outros – e não apenas ter amigos, mas ser uma boa amiga. Com muito empenho, ela tornou-se uma pessoa boa de verdade, repetidamente colocando as necessidades alheias acima das suas próprias e literalmente salvando o universo em várias ocasiões.

O modo como Eleanor finalmente deixa Chidi partir no último episódio, mesmo não estando preparada para dizer adeus, encapsula perfeitamente o altruísmo e o carinho por outras pessoas que passaram a definir a personagem. Até mesmo seus últimos atos antes de deixar o Lugar Bom são para certificar-se de que as pessoas de quem gosta ficarão bem.

Publicidade

Chidi Anagonye (William Jackson Harper)

NBC, NBC

Na 1ª temporada, Chidi era tão indeciso e ansioso que muitas vezes não conseguia fazer nada. Ele era tão bitolado em fazer o que era certo que acabava deixando de lado seus próprios desejos, tornando-se completamente ineficaz e sendo incapaz de agir.

Mas Chidi viveu muita coisa até o último episódio da série. Ele tornou-se confiante e calmo. Ele passou a ser capaz de tomar decisões e foi tomado por uma sensação de paz que o convenceu de que estava pronto para deixar o Lugar Bom. O fato de ele sentir-se tão seguro é significativo – ele nem sentou no banco para contemplar ou hesitar quando Janet sugeriu que fizesse isso. Ele sabia que estava pronto e atravessou a porta com confiança, sem pensar duas vezes. Chidi evoluiu muito.

Michael (Ted Danson)

NBC, NBC

É muito louco pensar que Michael começou como o vilão de "The Good Place" – apesar de ter fingido ser amigo de todos e um cara gente boa. Ele era um demônio cuja função era torturar nossos humanos favoritos. Contudo, no fundo ele desejava algo diferente. Ele sempre teve curiosidade sobre o que significava ser humano e como seria ter uma vida humana.

Michael passou a importar-se com os outros – e com a humanidade em geral – de um modo como nenhum outro demônio fizera antes. Ele tornou-se mais e mais humano com o decorrer da série – com todas as alegrias e tristezas inerentes a essa condição. Terminar a série vivendo como um humano comum na Terra é seu grande final feliz.

Publicidade

Janet (D'Arcy Carden)

NBC, NBC

Janet começou a série como uma espécie de Siri mais avançada – ela era basicamente um computador que detinha todo o conhecimento do universo e podia conjurar quase qualquer coisa do nada.

Através das diversas reinicializações que a tornaram cada vez mais humana, sem mencionar as suas experiências singulares ao longo da série – incluindo um tempinho na Terra sem poder nenhum –, a personagem cresceu muito. Assim como Michael, Janet tornou-se mais humana – ela aprendeu a ter empatia, a importar-se e, o mais importante, a amar. Ela foi de uma existência puramente para servir os outros a uma na qual aprendeu a viver para si, sem ser egoísta.

Jason Mendoza (Manny Jacinto)

NBC, NBC

No início de "The Good Place", Jason era a epítome da impulsividade. Ele agia primeiro e pensava depois (quando pensava). A princípio, ele ocultava isso com seu disfarce de monge – que só não foi revelado antes porque Jason não pensava muito profundamente sobre nada. Ele também era um pouco egoísta, mas não por malícia e sim por imprudência.

A conexão que Jason tem com o grupo representa a primeira vez em que ele realmente importa-se com outras pessoas. Sua relação com Janet, em particular, forçou-o a crescer, e no último episódio vemos Jason tentando cuidar dela e demonstrando o seu amor através de gestos significativos. O modo como ele decidiu anunciar ao grupo sua decisão de deixar o Lugar Bom, no lugar em que eles se conheceram, também demonstrou sua recém-adquirida consideração. E o fato de ele basicamente transformar-se em um monge de verdade sem perceber – ele consegue ficar imóvel, contemplar coisas profundas e ser introspectivo por longos períodos de tempo – mostra o quanto ele mudou.

Publicidade

Tahani Al-Jamil (Jameela Jamil)

NBC, NBC

Quando conhecemos Tahani, ela era uma pessoa egocêntrica, muito insegura e que fazia de tudo para esconder uma profunda sensação de inutilidade. Ela era obcecada por coisas externas e superficiais, que mascaravam o vazio e a falta de sentido em sua vida.

No final da série, Tahani conseguiu curar essas feridas. Ela passou a importar-se com os outros e a focar-se em aprender, criar e ser útil. Optar por não atravessar a porta para tornar-se uma arquiteta é o fim perfeito para ela. Ela encontrou a razão de ser que sempre procurou na vida. Ela também está muito bem só – não é uma pessoa solitária ou perdida, mas confortável e segura consigo mesma.

Este post foi traduzido do inglês.

Publicidade

Veja mais

Quem disse isso: Dani Calabresa ou Bad Janet?

Escrito por Luiz Guilherme Moura • há 4 anos

Você iria para o lugar bom em "The Good Place"?

Escrito por Jenna Guillaume • há 4 anos

Que mistura de dois personagens de "The Good Place" é você?

Escrito por Tanner Greenring • há 4 anos

Qual personagem de "The Good Place" você é quando está bêbado?

Escrito por Nora Dominick • há 5 anos

Veja também